Os comandados de Nuno Santos já começaram a trabalhar com vista à participação no Scandibérico 2023, que vai juntar Portugal, Espanha, Noruega e Suécia em quatro municípios do distrito da Guarda, entre os dias 2 e 4 de novembro. A comitiva lusa juntou-se esta segunda-feira em Figueira de Castelo Rodrigo, local que vai ser o quartel-general da Seleção Nacional até ao final do torneio, e no mesmo dia realizou o primeiro treino no Pavilhão dos Desportos local. O Presidente da Autarquia, Carlos Condesso, fez questão de receber os internacionais sub-18 e equipa técnica nos Paços do Concelho, numa nota simbólica de boas-vindas com votos de sucesso para os próximos dias e para o futuro.
No total, a Seleção Nacional sub-18 irá realizar cinco sessões de treino de duas horas cada antes do arranque da competição (três delas já cumpridas) e ainda mais uma antes de cada jogo. Esta quarta-feira (1 de novembro), a comitiva liderada por Nuno Santos irá realizar um pequeno passeio de barco pela Rio Douro, uma iniciativa da Câmara Municipal promover aquilo que a região, e o município em particular, têm de melhor. O primeiro adversário de Portugal será a Suécia, às 21h00 desta quinta-feira, após o duelo inaugural entre Espanha e Noruega; no dia seguinte, a outra formação nórdica medirá forças com os portugueses, também às 21h00; e o último dia de competição tem reservado um sempre escaldante duelo ibérico, às 17h00.
Os seis jogos do Scandibérico 2023 vão decorrer em quatro pavilhões e contarão com transmissão em direto na andeboltv.
Em discurso direto, o Selecionador Nacional sub-18, Nuno Santos falou sobre os primeiros dias de trabalho da equipa lusa em Figueira de Castelo Rodrigo e perspetivou ainda os três duelos no Scandibérico 2023, em que Portugal vai encontrar três seleções com qualidade e com argumentos próprios e diferentes entre si.
“Realizámos, até ao momento, três unidades de treino. Duas de defesa e uma de ataque. Os treinos correram bem, o maior contratempo foi mesmo uma pequena lesão no joelho do nosso atleta Miguel Oliveira, que se encontra agora em avaliação. O Artur [Usatiuc] chegou hoje mas ainda não vai treinar porque se encontra meio doente e vamos procurar integrá-lo da melhor forma possível.”
Suécia: “Temos connosco alguns jogos da Suécia, que já estivemos a analisar, para além algumas ideias daquilo que tínhamos observado e é um andebol claramente nórdico, uma defesa 6:0 com uma procura constante do contra-ataque. O resto é um andebol simples e prático. Eles fazem muito bem as coisas básicas e praticamente não cometem erros naquilo que é o mais básico do jogo. Portanto, vamos apanhar uma equipa boa, forte, pelo que perspetivo um bom jogo para nós, onde muita gente poderá vivenciar uma experiência nova. Estou convencido que podemos fazer um bom jogo.”
Noruega: “Normalmente os noruegueses não tem um andebol tão rápido, embora também façam muitos contra-ataques. Mas os processos de jogo também são normalmente simples. Por norma a Noruega tem equipas mais fortes fisicamente, com atletas mais altos, menos habilidosos e mais atiradores. É isto que diferencia um pouco a Suécia da Noruega. Sobre esta seleção não temos muita informação, vamos recolhê-la amanhã, dentro do possível, mas seguramente que será mais ou menos este contexto, porque já andamos nisto há muitos anos e não difere muito.”
Espanha: “Acredito que, contra a Espanha, vamos apanhar uma defesa com certeza mais profunda, onde eles individualizam mais essa fase do jogo. Para nós vai ser ótimo e muito importante para o nosso crescimento, num jogo completamente distinto dos anteriores. Estou com muitas expetativas relativamente ao jogo com os espanhóis porque nós também não estamos habituados a atacar contra equipas que apresentem essa profundidade defensiva tão característica de Espanha neste escalão. Estou seguro de que vai ser uma experiência muito enriquecedora para todos.”
Scandibérico 2023
Calendário:
02.11.2023 – 15h00 – Espanha x Noruega, andeboltv (Pavilhão Municipal de Almeida)
02.11.2023 – 21h00 – Portugal x Suécia, andeboltv (Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo)
03.11.2023 – 15h00 – Espanha x Suécia, andeboltv (Pavilhão Municipal de Mêda)
03.11.2023 – 21h00 – Noruega x Portugal, andeboltv (Pavilhão Municipal de Mêda)
04.11.2023 – 15h00 – Suécia x Noruega, andeboltv (Pavilhão Multiusos de Pinhel)
04.11.2023 – 17h00 – Portugal x Espanha, andeboltv (Pavilhão Multiusos de Pinhel)