Este domingo o SL Benfica sorriu na deslocação a Vila Nova de Gaia, frente ao Colégio de Gaia Toyota – em jogo referente à Ronda 4 – e tem agora as sete jornadas do Campeonato 1ª Divisão Feminina regularizadas, em semana que antecede nova dupla jornada europeia. A contar para a EHF Cup, as comandadas de João Florêncio jogam as duas mãos da Ronda 3 da terceira maior competição europeia de clubes no próximo fim-de-semana, 11 e 12 de novembro, em Lisboa, frente ao Neistin das Ilhas Faroé, que tem treinador português: Ricardo Oliveira.
Alexandra Shunu e Ana Bolzan foram as primeiras a marcar em Vila Nova de Gaia, no entanto o Colégio de Gaia Toyota mostrou desde cedo porque ocupa atualmente a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato, ao impor um parcial de 0-3 e a assumir a primeira vantagem (2-3) à passagem do minuto 6′. Isabela Ferrarin, guardiã das encarnadas, foi dando nas vistas entre os postes e ajudou o SL Benfica a dobrar a vantagem (8-4), o que levou Paula Marisa Castro a pedir o primeiro time-out do encontro.
A paragem surtiu efeito a nível defensivo, pois seguiram-se cerca de três minutos em que as Águias não conseguiram finalizar – quer em transição, quer em ataque organizado – mas, em sentido inverso, as gaienses não tiveram sucesso ofensivo. João Florêncio levou o cartão verde à mesa, sensivelmente a meio do primeiro tempo e com quatro golos de vantagem.
Após a paragem técnica, Constança Sequeira estabeleceu nova maior vantagem (9-4), mas Diana Oliveira e Carolina Justino responderam em dobro, reaproximando o marcador a três golos de diferença. Novo parcial positivo por parte do SL Benfica, de quatro golos contra um, fez com que a vantagem das encarnadas aumentasse para seis (13-7). Isabela Ferrarin continuou a parar várias investidas do Colégio de Gaia Toyota e ajudou o SL Benfica a alcançar os nove golos de diferença (18-9), com três golos consecutivos, de contra-ataque, assinados por Ana Bolzan. Antes da saída para o descanso, Mariana Neves colocou o seu nome na lista de marcadoras.
Intervalo: 18-10
As gaienses entraram a marcar no segundo tempo através de Bebiana Sabino, mas a exibição de Isabela Ferrarin continuava a dificultar as aspirações da formação de Paula Marisa Castro e bastaram seis minutos para Ana Bolzan colocar a diferença em nove (21-12). O Colégio de Gaia Toyota voltou a concretizar dois golos consecutivos mas a resposta do SL Benfica foram quatro contra um, o que colocou a diferença na dezena de golos (25-15) e levou Paula Marisa Castro a parar o encontro.
Apesar da paragem técnica, as dificuldades das gaienses em parar as rápidas transições das encarnadas permaneciam e a distância entre as equipas passou a ser de 12, à passagem do minuto 46′.
A toada seguiu favorável ao SL Benfica mas assistia-se a um maior equilíbrio em Vila Nova de Gaia, sem que as gaienses permitissem que a turma de João Florêncio escalasse no resultado, levando o técnico a solicitar um time-out à entrada dos dez minutos finais e com a diferença em 12 (31-19). Apesar da paragem técnica, o Colégio de Gaia Toyota não se rendeu e conseguiu encurtar ligeiramente a diferença (35-25), fazendo com que João Florêncio parasse novamente o encontro, cinco minutos depois.
Assistiu-se a um jogo mais desorganizado até ao apito final, com ambas as formações a procurarem finalizar de forma rápida e a diferença acabou por se estabelecer nos nove golos.
Resultado Final: 37-28
Com este triunfo, o SL Benfica regularizou as sete jornadas já disputadas do Campeonato 1ª Divisão Feminina e segue líder isolado, com mais três pontos que Colégio de Gaia Toyota, que é segundo.
Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 4ª Jornada
05.11.2023 – 18h00 – SL Benfica x Colégio de Gaia Toyota, 37-28 (18-10)