Campeonato Placard Andebol 1: Leões vencem conjunto minhoto em Lisboa

PUB

Sporting CP voltou a ser feliz na 13ª jornada ao vencer o ABC UMinho; Vitória SC rouba pontos ao quinto classificado.

A 13ª jornada arrancou em simultânio no Restelo e em Guimarães, com a receção do CF Os Belenenses ao SL Benfica e a deslocação do Águas Santas Milaneza ao terreno do Vitória SC. Em Lisboa, a formação de Luís Cruz até saiu na frente do encontro mas os encarnados acabaram por recuperar e somar uma vitória por 25-31, com Tiago Pereira (CFB) e Ole Rahmel (SLB), a encabeçarem a lista de melhores marcador com 9 e 8 golos, respetivamente.

Na cidade berço – aconteceu uma das maiores surpresas da jornada – com o Vitória SC a levar de vencido o oponente do Águas Santas Milaneza, numa partida controlada pelos vimaranenses praticamente durante todo o tempo regulamentar, à exceção dos momentos iniciais de igualdades sucessivas. Na segunda metade, os maiatos ainda apresentaram sinais de retoma mas não conseguiram a reviravolta no marcador com Vincent Maguy a ser a estrela do encontro, com 11 golos marcador.

Já no Funchal, o Marítimo Madeira Andebol SAD venceu o Vitória FC (que continua a passar uma fase complicada), por uns esclarecedores 37-27, apesar do contributo de Duarte Pereira (VFC), melhor marcador do encontro, com 9 golos.

Mais tarde, a norte do país, foi a vez o FC Gaia Empril receber a Artística de Avanca Bioria, num encontro de extrema importância para as duas formações, já que se encontravam praticamente coladas na tabela classificativa. Foi a formação oriunda de Avanca a sagrar-se vencedora deste embate, somando a segunda vitória no Campeonato Placard Andebol 1, por 21-31, com Xavier Barbosa em destaque.

Sporting CP – ABC UMinho

O Pavilhão João Rocha recebeu o embate de destaque da jornada – entre duas formações “europeias” – e foi o capitão dos Leões, Salvador Salvador, a inaugurar o marcador naquele que foi o primeiro de um parcial de cinco golos sem resposta, o que levou o técnico Filipe Magalhães a pedir a sua primeira paragem no jogo, à passagem dos três minutos. Quem saiu melhor do time-out foi, novamente, a turma de Ricardo Costa que chegou ao 6-0, com Vinícios Carvalho a conseguir desbloquear o ataque bracarense apenas aos cinco minutos.

À passagem dos 10 minutos, os minhotos continuavam a perder por seis (10-4) e, sensivelmente a meio da primeira metade, os Leões continuavam a ampliar e foram mantendo a toada com grandes dificuldades para os minhotos. Na reta final, os 10 golos à maior acabaram por surgir e o ABC não teve argumentos para contrariar de imediato o estilo de jogo sportinguista, recolhendo aos balneários com uma desvantagem dilatada.

No descanso, foi tempo de uma homenagem a 264 antigos atletas do emblema leonino, com alguns deles a estarem presentes no Pavilhão João Rocha, enaltecendo assim a história do Sporting CP, tanto nas competições nacionais como internacionais, estando entre eles Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal, num momento ímpar de reconhecimento com a presença de Frederico Varandas, Presidente do Sporting Clube de Portugal.

© Sporting CP

Intervalo: 22-11

Na segunda metade, o Sporting CP entrou determinado em ampliar a diferença e, aos 40 minutos, vencia por 31-16. Os verde e brancos mantiveram a toada e os minhotos continuaram com grandes dificuldades, tanto no setor ofensivo como defensivo, sem grandes sinais de retoma. Os leões fizeram um jogo praticamente perfeito até ao final, com Francisco Costa a ser o artilheiro do jogo, com 15 golos marcados.

Resultado Final: 46-23

O fecho da 13ª jornada fica ao cargo de Póvoa AC Bodegão CCR e FC Porto, na Póvoa de Varzim, terreno tradicionalmente difícil e que já roubou pontos nesta época a SL Benfica, será por isso um embate onde os azuis e brancos não podem baixar a guarda para manterem a perseguição ao líder.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 13ª Jornada
25.11.2023 – 15h00 – CF Os Belenenses x SL Benfica, 25-31 (11-16)
25.11.2023 – 15h00 – Vitória SC x Águas Santas Milaneza, 31-28 (16-12)
25.11.2023 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Vitória FC, 37-27 (21-14)
25.11.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x Artística de Avanca Bioria, 21-31 (9-15)
25.11.2023 – 19h00 – Sporting CP x ABC UMinho, 46-23 (22-11)
26.11.2023 – 20h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido às 21h30)

Patrocinadores Institucionais