EHF European League: Leões saem derrotados da Hungria

Sporting CP não foi feliz na deslocação ao terreno do MOL Tatabanya KC, com quem tem novo encontro marcado, já na próxima Ronda da segunda maior competição europeia de clubes.

O Sporting CP viajou, até à Hungria, para cumprir o jogo relativo à Ronda 3, do Grupo H, da EHF European League, contra o MOL Tatabanya KC. Depois de uma vitória moralizadora frente ao FC Porto no Dragão Arena, em jogo a contar para a Jornada 11 do Campeonato Placard Andebol 1 e em semana que antecipa novo clássico – onde a formação orientada por Ricardo Costa viaja até ao outro lado da 2.ª circular para disputar a 12.ª jornada – diante do SL Benfica.

7 inicial: Leonel Maciel, Étienne Mocquais, Salvador Salvador, Jan Gurri, João Gomes, Mamadou Gassama e Christian Moga

O primeiro golo do encontro surgiu depois de um frente-a-frente entre dois antigos colegas de equipa no FC Porto – Francisco Costa e Márton Székely – com o português a levar a melhor na conversão de um livre de sete metros. O Sporting CP fez o 0-2, com a assinatura de Jan Gurri, mas os minutos iniciais reservavam equilíbrio e remates 100% eficazes de ambos os lados até ao 5-5.

Francisco Costa viajou do banco para a marca de 7 metros e sorriu por duas ocasiões consecutivas, dando aos verde e brancos dois golos à maior (5-7). Os leões atravessaram um período de inferioridade numérica da melhor forma, a conseguir ampliar a diferença para três (6-9) sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Mateo Maraš encurtou a distância (8-9) e os ataques de ambas as formações passaram a ser mais pautados e os guardiões mais eficazes. Márton Székely negou o golo de contra-ataque a Francisco Costa, mas do outro lado Ádám Juhász – antigo central do SL Benfica – também viu o seu golo ser negado por Leonel Maciel.

Após praticamente cinco minutos sem qualquer golo foi o camisola 17, Andrej Pergel a devolver a igualdade ao marcador e, de seguida, o recém entrado central japonês, Yuga Enomoto, a dar a primeira liderança ao MOL Tatabanya KC (11-10). À passagem do minuto 27, e com o resultado em 12-10, Ricardo Costa pediu o seu primeiro time-out mas a paragem não interrompeu o parcial húngaro de 4-0. Martim Costa saiu do banco para bisar e colocar a diferença na margem mínima antes da saída para os balneários.

Intervalo: 13-12

A entrada na segunda parte reservou o melhor do MOL Tatabanya KC que precisou apenas de cinco minutos para dilatar a diferença para quatro (18-14). Foi com a ajuda do guardiã húngaro, Márton Székely, que a formação da casa seguiu em crescendo. Após uma defesa no duelo com Francisco Costa da marca de castigo máximo, Petar Topic fez o 17-14 e Pedro Rodríguez ampliou para os quatro golos à maior, diante da baliza vazia.

Andrè Kristensen fez uma dupla defesa na sequência de um livre de 7 metros, concretizado por Mateo Maraš mas no desenrolar da ação o Sporting CP não foi feliz e Ricardo Costa pediu novo time-out à passagem do minuto 38′ com quatro golos a separarem as formações (19-15).

Apesar de um período de inferioridade numérica subsequente da paragem técnica, Jan Gurri concluiu um parcial de 0-2 dando nota de melhoria dos Leões, no entanto, os húngaros voltaram a crescer e o experiente Gábor Ancsin estabeleceu nova maior vantagem (24-19), a meio do segundo tempo.

Apesar os índices motivacionais serem bastante díspares entre as formações, o Sporting CP não virou a cara à luta e Ricardo Costa apostou no 7×6 para dar à sua equipa novas soluções ofensivas. A diferença chegou aos seis golos (27-21) até que nova paragem técnica, à entrada dos últimos dez minutos, reservou uma reação leonina. João Gomes concluiu um parcial de 0-3 e o técnico húngaro viu-se obrigado a parar o encontro à passagem do minuto 24′, com o marcador a assinalar 27-24.

A formação do MOL Tatabanya KC reconquistou a vantagem de cinco (29-24) e apesar dos Leões continuarem a ter sucesso com o 7×6, a experiência de jogadores como Gábor Ancsin dificultavam o papel defensivo do Sporting CP. A diferença ficou estabelecida em apenas dois golos, com os verde e brancos a reduzirem após time-out húngaro já dentro do último minuto.

Resultado Final: 31-29
Top Player: Gábor Ancsin – 6 golos (86% eficácia) e 2 assistências

O próximo desafio dos Leões é no Pavilhão João Rocha e o adversário é novamente a formação húngara do MOL Tatabanya KC, com o apito inicial agendado para as 19h45 da próxima terça-feira, dia 21 de novembro.

EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, 37-20 (19-7)
2ª Jornada
24.10.2023 – 17h45 – CSM Constanta x Sporting CP, 29-28 (15-16)
3ª Jornada
14.11.2023 – 17h45 – MOL Tatabanya KC x Sporting CP, 31-29 (13-12)
4ª Jornada
21.11.2023 – 19h45 – Sporting CP x MOL Tatabanya KC, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais