O Sporting CP viajou, até à Hungria, para cumprir o jogo relativo à Ronda 3, do Grupo H, da EHF European League, contra o MOL Tatabanya KC. Depois de uma vitória moralizadora frente ao FC Porto no Dragão Arena, em jogo a contar para a Jornada 11 do Campeonato Placard Andebol 1 e em semana que antecipa novo clássico – onde a formação orientada por Ricardo Costa viaja até ao outro lado da 2.ª circular para disputar a 12.ª jornada – diante do SL Benfica.
7 inicial: Leonel Maciel, Étienne Mocquais, Salvador Salvador, Jan Gurri, João Gomes, Mamadou Gassama e Christian Moga
O primeiro golo do encontro surgiu depois de um frente-a-frente entre dois antigos colegas de equipa no FC Porto – Francisco Costa e Márton Székely – com o português a levar a melhor na conversão de um livre de sete metros. O Sporting CP fez o 0-2, com a assinatura de Jan Gurri, mas os minutos iniciais reservavam equilíbrio e remates 100% eficazes de ambos os lados até ao 5-5.
Francisco Costa viajou do banco para a marca de 7 metros e sorriu por duas ocasiões consecutivas, dando aos verde e brancos dois golos à maior (5-7). Os leões atravessaram um período de inferioridade numérica da melhor forma, a conseguir ampliar a diferença para três (6-9) sensivelmente a meio do primeiro tempo.
Mateo Maraš encurtou a distância (8-9) e os ataques de ambas as formações passaram a ser mais pautados e os guardiões mais eficazes. Márton Székely negou o golo de contra-ataque a Francisco Costa, mas do outro lado Ádám Juhász – antigo central do SL Benfica – também viu o seu golo ser negado por Leonel Maciel.
Após praticamente cinco minutos sem qualquer golo foi o camisola 17, Andrej Pergel a devolver a igualdade ao marcador e, de seguida, o recém entrado central japonês, Yuga Enomoto, a dar a primeira liderança ao MOL Tatabanya KC (11-10). À passagem do minuto 27, e com o resultado em 12-10, Ricardo Costa pediu o seu primeiro time-out mas a paragem não interrompeu o parcial húngaro de 4-0. Martim Costa saiu do banco para bisar e colocar a diferença na margem mínima antes da saída para os balneários.
Intervalo: 13-12
A entrada na segunda parte reservou o melhor do MOL Tatabanya KC que precisou apenas de cinco minutos para dilatar a diferença para quatro (18-14). Foi com a ajuda do guardiã húngaro, Márton Székely, que a formação da casa seguiu em crescendo. Após uma defesa no duelo com Francisco Costa da marca de castigo máximo, Petar Topic fez o 17-14 e Pedro Rodríguez ampliou para os quatro golos à maior, diante da baliza vazia.
Andrè Kristensen fez uma dupla defesa na sequência de um livre de 7 metros, concretizado por Mateo Maraš mas no desenrolar da ação o Sporting CP não foi feliz e Ricardo Costa pediu novo time-out à passagem do minuto 38′ com quatro golos a separarem as formações (19-15).
Apesar de um período de inferioridade numérica subsequente da paragem técnica, Jan Gurri concluiu um parcial de 0-2 dando nota de melhoria dos Leões, no entanto, os húngaros voltaram a crescer e o experiente Gábor Ancsin estabeleceu nova maior vantagem (24-19), a meio do segundo tempo.
Apesar os índices motivacionais serem bastante díspares entre as formações, o Sporting CP não virou a cara à luta e Ricardo Costa apostou no 7×6 para dar à sua equipa novas soluções ofensivas. A diferença chegou aos seis golos (27-21) até que nova paragem técnica, à entrada dos últimos dez minutos, reservou uma reação leonina. João Gomes concluiu um parcial de 0-3 e o técnico húngaro viu-se obrigado a parar o encontro à passagem do minuto 24′, com o marcador a assinalar 27-24.
A formação do MOL Tatabanya KC reconquistou a vantagem de cinco (29-24) e apesar dos Leões continuarem a ter sucesso com o 7×6, a experiência de jogadores como Gábor Ancsin dificultavam o papel defensivo do Sporting CP. A diferença ficou estabelecida em apenas dois golos, com os verde e brancos a reduzirem após time-out húngaro já dentro do último minuto.
Resultado Final: 31-29
Top Player: Gábor Ancsin – 6 golos (86% eficácia) e 2 assistências
O próximo desafio dos Leões é no Pavilhão João Rocha e o adversário é novamente a formação húngara do MOL Tatabanya KC, com o apito inicial agendado para as 19h45 da próxima terça-feira, dia 21 de novembro.
EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, 37-20 (19-7)
2ª Jornada
24.10.2023 – 17h45 – CSM Constanta x Sporting CP, 29-28 (15-16)
3ª Jornada
14.11.2023 – 17h45 – MOL Tatabanya KC x Sporting CP, 31-29 (13-12)
4ª Jornada
21.11.2023 – 19h45 – Sporting CP x MOL Tatabanya KC, Sporting TV