EHF European League: SL Benfica perde na Alemanha e complica contas do apuramento

Segunda derrota seguida dos Encarnados frente ao Rhein-Neckar Löwen, desta vez por 39-30; Turma de Jota González tem o Main Round agora mais longe a duas jornadas do fim do Grupo A.

O segundo embate entre SL Benfica e Rhein-Neckar Löwen voltou a terminar em derrota para a equipa portuguesa, desta vez por números mais expressivos e o objetivo de atingir o Main Round está agora mais difícil de ser concretizado, quando ficam a faltar duas jornadas para o fim da Fase de Grupos. O SL Benfica mantém os mesmos dois pontos que trazia da ronda passada, enquanto que o Rhein-Neckar Löwen, com este triunfo, assegurou a passagem à próxima fase.

7 inicial: Mike Jensen, Miguel Sánchez-Migallón, Ander Izquierdo, Yoav Lumbroso, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges.

Quatro golos no primeiro minuto de jogo (2-2) deixava no ar a expetativa de um jogo intenso e bem disputado no SNP Dome Heidelberg. Demis Grigoras colocou o SL Benfica a vencer pela primeira vez (2-3) e aos quatro minutos, quando Mike Jensen já contabilizava duas defesas, apareceu a inédita margem de dois golos (3-5), com destaque para a boa dinâmica ofensiva dos Encarnados. Com oito minutos decorridos apareceu a primeira exclusão do encontro, para Demis Grigoras numa altura de menos eficácia desde o início do jogo para o SL Benfica e o Rhein-Neckar Löwen aproveitou, não só para consumar a reviravolta, como para atingir patamares inéditos – recuperação desde o 5-7 até ao 11-7.

Aos 15 minutos, foi a vez do Rhein-Neckar Löwen ter a primeira exclusão, com o SL Benfica a reagir e a aproximar-se até à diferença mínima (13-12). Sebastian Hinze pediu time-out pouco depois, quando o relógio assinalava 18 minutos decorridos. Com a ajuda do guardião Joel Birlehm – que aos 23’ já levava 33% de eficácia entre os postes-, o Rhein-Neckar Löwen voltou a distanciar-se e a garantir quatro golos à maior (16-12). Face ao rumo dos acontecimentos, Joga González pediu time-out.

Da paragem saíram trocas na equipa do SL Benfica e a primeira utilização do sistema 7×6, mas até ao intervalo o emblema germânico segurou a vantagem e recolheu aos balneários com três golos à maior. Demis Grigoras levava seis golos ao intervalo e era o melhor marcador da partida.

Intervalo: 20-17

O 7×6 permaneceu ativo no início da segunda parte mas bastaram seis minutos para o Rhein desbloquear a maior vantagem até então, de seis golos (26-20), o que levou jota Gonzalez a pedir o primeiro time-outra da segunda parte numa fase madrugadora. Após a paragem, o Benfica voltou ao 6:0 e os alemães subiram mais um patamar até aos sete golos de vantagem (27-20).

O Rhein-Neckar Löwen tinha no lateral Juri Knorr e no guarda-redes Joel Birlehm os principais responsáveis para que a diferença não tivesse quebras de maior e a juntar às falhas técnicas que os Encarnados iam somando, os alemães não tiveram dificuldades de maior em gerir o rumo do jogo e a vantagem que esteve perto dos 10 golos. Com este triunfo, as contas do apuramento para o Main Round estão agora mais difíceis para o SL Benfica, ao passo que o emblema germânico confirmou essa passagem este tarde.

Resultado Final: 39-30
Top Player: Joel Birlehm – 18 defesas (38% de eficácia)

Na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, há novo desafio europeu para o SL Benfica, desta vez em casa a contar para a 5.ª jornada do Grupo A, frente aos franceses do HBC Nantes, às 19h45.

EHF European League – Grupo A
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – HBC Nantes x SL Benfica, 37-28 (19-15)
2ª Jornada
24.10.2023 – 18h45 – SL Benfica x IFK Kristianstad, 36-33 (20-17)
3ª Jornada
14.11.2023 – 19h45 – SL Benfica x Rhein-Neckar Löwen35-36 (15-19) BTV
4ª Jornada
21.11.2023 – 17h45 – Rhein-Neckar Löwen x SL Benfica, 39-30 (20-17)

Patrocinadores Institucionais