EHF European League: Sporting CP garante presença no Main Round

PUB

Vitória expressiva na Polónia garante passagem dos Leões à próxima fase da EHF European League, a uma jornada do término da Fase de Grupos.

O Sporting CP garantiu a presença no Main Round ao vencer o KGHM Chrobry Głogów em jogo relativo à 5.ª jornada do Grupo H, confirmando a expressiva vitória registada no Pavilhão João Rocha na ronda inaugural (37-20). A turma verde e branca, que chegou a esta partida europeia depois de uma vitória ‘gorda’ no Campeonato Placard Andebol 1 diante do – também europeu – ABC UMinho, confirmou o favoritismo na deslocação até à cidade de Głogów, cumprindo a missão de assegurar o segundo lugar do grupo.

7 inicial: Leonel Maciel, Étienne Mocquais, Martim Costa, Natan Suarez, Francisco Costa, Pedro Portela e Edy Silva

Foi o central espanhol, Natan Suarez, a abrir o ativo no Sportowi Hala Ryszarda Matuszaka e o equilíbrio entre o quarto e segundo classificados do Grupo H manteve-se até ao 3-3, momento que antecedeu o primeiro parcial positivo do Sporting CP, com Martim Costa a garantir três golos de vantagem (3-6) à passagem do nono minuto de jogo. Os Leões iam tendo sucesso na primeira fase do processo ofensivo e reclamaram para si uma vantagem de quatro golos (4-8) e o técnico do KGHM Chrobry Głogów solicitou o seu primeiro time-out.

Apesar da paragem técnica local, foram os Leões a seguir superiores continuando com sucesso nas rápidas transições e na ligação com o seu pivô, Edy Silva, que bisou para garantir a primeira diferença de cinco (5-10). Martim Costa voltou a finalizar com sucesso (6-13) mas seguiram-se praticamente cinco minutos sem qualquer golo leonino e o KGHM Chrobry Głogów aproveitou para reduzir pela mão de Pawel Paterek (8-13). Ricardo Costa pediu o seu primeiro time-out para dar novas soluções ofensivas aos seus comandados, que cumpriram e regressaram à maior vantagem (8-15). Apesar de na segunda metade da primeira parte a turma de Alvalade ter tido mais dificuldade em encontrar os caminhos para a baliza defendida por Rafal Stachera, a formação portuguesa garantiu a maior diferença até ao momento antes da buzina para o intervalo, através de Edmilson Araújo.

Intervalo: 9-17

Bastaram cinco minutos após o regresso dos balneários para o Sporting CP ultrapassar a marca da dezena de golos de vantagem com a ajuda de André Kristensen entre os postes – negando dois golos polacos da marca de castigo máximo – e da eficácia de Salvador Salvador, João Gomes e Jan Gurri. Após o 11-22, selado pelo central espanhol, o técnico do KGHM Chrobry Głogów parou o encontro. Apesar da paragem, os Leões seguiram mais fortes e viram Orri Þorkelsson garantir uma dúzia de golos à maior (13-25) e colocar um ponto final nas aspirações polacas. No entanto a formação da casa foi tentando contrariar o poderio leonino e voltou a reduzir para a dezena (15-25) mas João Gomes devolveu a maior vantagem ao marcador (16-28), sensivelmente a meio do segundo tempo.

Já dentro dos dez minutos finais – e após um time-out pedido por Ricardo Costa – Francisco Costa colocou o marcador com 15 golos de diferença e deu ao Sporting CP a ambição de garantir a mesma vantagem do que no Pavilhão João Rocha – onde os verde e brancos haviam sorrido por 37-20. No entanto, os polacos conseguiram reduzir e impediram que os Leões atingissem os mesmos números que em Portugal, com as equipas a terminarem separadas por 13 golos.

Resultado Final: 22-35

Já com a presença no Main Round garantida, os Leões despedem-se da Fase de Grupos com a receção ao CSM Constanta, líder do Grupo H, na próxima terça-feira pelas 19h45, jogo que pode acompanhar em direto na Sporting TV.

Em sentido inverso, esta noite o SL Benfica acabou por sair derrotado e viu a sua campanha europeia terminar depois da derrota frente ao HBC Nantes. Os bracarenses do ABC UMinho, apesar de já não conseguirem alcançar a próxima fase da EHF European League, alcançaram uma vitória moralizadora na receção ao MŠK Považská Bystrica.

EHF European League – Grupo H
1ª Jornada
17.10.2023 – 19h45 – Sporting CP x KGHM Chrobry Głogów, 37-20 (19-7)
2ª Jornada
24.10.2023 – 17h45 – CSM Constanta x Sporting CP, 29-28 (15-16)
3ª Jornada
14.11.2023 – 17h45 – MOL Tatabanya KC x Sporting CP, 31-29 (13-12)
4ª Jornada
21.11.2023 – 19h45 – Sporting CP x MOL Tatabanya KC, 36-28 (17-14)
5ª Jornada
28.11.2023 – 19h45 – KGHM Chrobry Głogów x Sporting CP22-35 (9-17)
6ª Jornada
5.12.2023 – 19h45 – Sporting CP x CSM Constanta, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais