Kempa Trophy 2023: Portugal estreia-se com derrota frente à Áustria

PUB

Após uma viagem atribulada até à Tunísia, os comandados de Paulo Pereira acabaram por perder o primeiro encontro do Torneio, por 27-34.

7 Inicial: Manuel Gaspar, Pedro Portela, Francisco Costa, Daymaro Salina, Miguel Martins, Salvador Salvador e Leonel Fernandes

Na Faouzi Sahli Hall, em Hammamet, Daymaro Salina inaugurou o marcador mas a formação austríaca saiu na resposta e empatou a partida, no entanto, Pedro Portela, da marca de castigo máximo, voltou a colocar Portugal no comando. Seguiram-se igualdades sucessivas até que a Áustria falhou em face de Manuel Gaspar e o pivô Daymaro Salina levou o jogo para dois, pela primeira vez, colocando o placar a 5-3. Os comandados de Paulo Pereira foram aproveitando as falhas no ataque e levaram o encontro a quatro golos de diferença, pouco depois dos 10 minutos. A congénere da Europa central ainda tentou encurtar distâncias mas viu Pedro Oliveira a sair em contra-ataque isolado para o 13-8 e, de seguida, na estreia, Gonçalo Vieira a marcar o seu primeiro golo pelos Heróis do Mar. À passagem dos 20 minutos, a Áustria conseguiu reduzir para três (15-12), o que já não acontecia desde bem cedo e, posteriormente, para dois, levando ao pedido de time-out por Paulo Pereira. A saída da paragem de jogo não correu de feição para os lusos, que viram o empate a chegar ao marcador (16-16) com assinatura de Sebastian Frimmel – companheiro de Miguel Martins no MOL Pick Szeged – e, de seguida, a reviravolta no marcador. A menos de um minuto para o final, o técnico Aleš Pajovič colocou o seu primeiro time-out na mesa, mas acabou por não concretizar.

Intervalo: 17-18

Na entrada para a segunda metade, a Áustria começou por marcar e, apesar de Jenilson Monteiro ter reduzido para Portugal, a formação da Europa Central chegou aos quatro golos à maior (18-22), pela primeira vez no encontro, com nova assinatura de Sebastian Frimmel. Diogo Rêma Marques entrou para fazer a diferença, travando a conversão de um livre de 7 metros favorável ao adversário e, dando assim, a oportunidade a Portugal para reduzir, já no lado oposto Francisco Costa mostrou-se letal e o jogo seguiu a 21-23, até que Gonçalo Vieira levou tudo à margem mínima (22-23) e, após um golo parte a parte, a paragem no tempo de jogo voltou a ser austríaca. O ritmo voltou a ser em parada e resposta até que o adversário beneficiou de várias falhas no ataque luso e voltou a ampliar para quatro golos (24-28), levando a uma paragem no tempo de jogo por Paulo Pereira. Portugal não conseguiu recuperar e acabou por deixar a Áustria fugir, que acabou por vencer por sete golos.

Resultado Final: 27-34

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, analisou o primeiro encontro deste Torneio: “Podemos fazer melhor mesmo com essas condicionantes, de qualquer maneira, fomos capazes de jogar 20 minutos a um bom nível, em dois formatos, mas depois sofremos um parcial de 7-1, nos últimos 10 minutos da primeira parte, o que fez com que ficássemos da possibilidade de equilibrar o jogo. De qualquer maneira, agora é pensar no jogo da Suíça – que também teve muitas dificuldades hoje – que também perdeu por cerca de 10 golos e vamos tentar fazer melhor, mesmo com mais condicionantes, porque perdemos alguns jogadores hoje para pequenas lesões. Vamos encontrar as melhores soluções para abordar o jogo com a Suíça, de forma a que tenha valido a pena vir aqui a este Torneio.”

Na próxima sexta-feira, é a vez de Portugal enfrentar a Suíça, na segunda jornada deste Kempa Trophy, que acontece em Hammamet, na Tunísia, pelas 14h30 e com transmissão no Youtube, que poderá consultar abaixo.

Recorde-se que Portugal vai disputar o Grupo F do EHF Euro 2024, juntamente com Dinamarca, Chéquia e Grécia, num evento que vai decorrer na Alemanha, de 10 a 28 de janeiro do próximo ano. Pode consultar e descarregar o calendário completo dos jogos AQUI.

Arbitragem

Também em Hammamet se encontram os árbitros portugueses André Nunes e Rúben Maia, que vão dirigir os encontros entre Tunísia e Suíça, e, ainda, o embate entre Áustria e Tunísia, esta sexta-feira, igualmente pelas 17h00 (horas portuguesas).

Poderá consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Kempa Trophy 2023
Calendário:
02.11.2024 – 14h30 – Portugal x Áustria, 27-34 (17-18)
02.11.2024 – 17h00 – Tunísia x Suíça
03.11.2024 – 14h30 – Suíça x Portugal
03.11.2024 – 17h00 – Áustria x Tunísia
04.11.2024 – 13h30 – Áustria x Suíça
04.11.2024 – 16h00 – Tunísia x Portugal

Patrocinadores Institucionais