Seleção Nacional sub-18: Portugal perde na estreia do Scandibérico em Ceuta

PUB

Jogo de abertura do torneio em solo espanhol frente à Noruega terminou em derrota por 31-24; Esta sexta-feira as comandadas de Sandra Fernandes defrontam a organizadora Espanha às 19h00 – hora portuguesa.

Na estreia do Scandibérico 2023, em Ceuta, a Seleção Nacional sub-18 perdeu frente a congénere da Noruega, esta quinta-feira. Pouco mais de 24h depois, as comandadas de Sandra Fernandes voltam a entrar em campo para defrontar a seleção organizadora, Espanha, pelas 19h00 (hora portuguesa) e o último jogo será diante da Suécia, no sábado.

7 inicial: Joana Candeias, Miriam Martins, Maria Pinheiro, Giovana Moniz, Matilde Figueiredo, Mariana Rodrigues, Maria Pinto.

Com Portugal a apresentar um 5:1 defensivo, Giovana Moniz inaugurou o marcador e a equipa lusa cedo mostrou confiança e competência no processo de defender a sua baliza, melhor do que no capítulo da finalização – um pouco à semelhança da Noruega – o que fez com que após seis minutos o placar mostrasse apenas com um golo pra cada lado (1-1). Aos sete minutos, a seleção nórdica colocou-se pela primeira vez na frente (2-1) e por lá ficou durante quatro minutos, quando apareceu nova reviravolta (2-3) numa altura em que o jogo ganhou intensidade e as duas equipas contabilizavam menos falhas técnicas.

Aos 17 minutos, a Seleção Nacional sub-18 mostrava-se confiante e mesmo com as várias alterações que Sandra Fernandes foi implementando, a qualidade manteve-se e a vantagem lusa dobrou (5-7). Portugal segurou a liderança do marcador até aos 26 minutos, numa altura em que o cenário mudou e as lusas atravessavam a pior fase desde o apito inicial, o que permitiu à Noruega concretizar um parcial de 3-0, para voltar ao comando (11-10). Sandra Fernandes solicitou o primeiro time-out.

Após paragem, a seleção nórdica assinou dois golos sem resposta e colocou-se na melhor posição desde o começo, com três golos à maior, à entrada para os últimos dois minutos da primeira parte, margem essa que prevaleceu após o soar da buzina.

Intervalo: 14-11 

Nos primeiros cinco minutos da segunda parte, Portugal fez-se valer de dois golos de Giovana Moniz e duas defesas da guardiã Joana Candeias, mas a diferença manteve-se nos três golos (16-13). Depois de um período de parada e reposta e de muita insistência lusa, Portugal esteve perto de voltar a reduzir para o mínimo mas tal não aconteceu e a Noruega, que contava com inspiração vinda da sua guarda-redes, aumentou a vantagem para cinco golos (22-17), a meio da etapa complementar. Sandra Fernandes pediu o primeiro time-out desde o recomeço.

Na sequência da paragem, Portugal apostou na profundidade defensiva e explorou o sistema 3:3, mas a vantagem nórdica foi crescendo, fixando-se em sete golos a dez minutos do fim da partida (26-19). Sete foi mesmo o número da diferença de golos que separou Portugal e Noruega no final e também o de golos marcados por Giovana Moniz, a melhor marcadora lusa no primeiro jogo do Scandibérico, em Ceuta.

Resultado Final: 31-24

No final da partida, Sandra Fernandes revela que a baixa percentagem na finalização contribuiu para que o resultado não fosse favorável mas aponta já ao próximo desafio, com vontade de ‘trabalhar para evoluir’: “Conseguimos fazer 40 minutos com alguma qualidade, mas acusámos alguma inexperiência em momentos fundamentais do jogo. A Noruega foi eficaz, enquanto que a nossa equipa, criando situações claras de golo, acabou por não marcar, falhando muito no capítulo da finalização. Parabéns à Noruega que foi um justo vencedor. O nosso lema é continuar a trabalhar para evoluir. Voltamos a competir amanhã, desta feita frente à Espanha que vai jogar ‘em casa’ e será mais um teste muito difícil, mas só competindo a este nível é que poderemos evoluir.”

Apenas três jogos do Scandibérico sub-18 Feminino poderão ser acompanhados em direto no canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano, entre os quais o duelo ibérico entre Portugal e Espanha. Os direitos de streaming dos restantes encontros foram vendidos pela RFEBM, pelo que apenas poderão ser acompanhados AQUI, de forma paga. Consulte o calendário de jogos abaixo.

Scandibérico 2023
Calendário:
23.11.2023 – 16h30 – Noruega x Portugal, 31-24 (14-11)
23.11.2023 – 19h00 – Espanha x Suécia, YouTube RFEBM
24.11.2023 – 16h30 – Suécia x Noruega, Solidsport (pago)
24.11.2023 – 19h00 – Espanha x Portugal, YouTube RFEBM
25.11.2023 – 16h30 – Portugal x Suécia, Solidsport (pago)
25.11.2023 – 19h00 – Espanha x Noruega, YouTube RFEBM

Patrocinadores Institucionais