Andebol em Cadeira de Rodas: Portugal e Espanha voltam a medir forças em dose dupla

PUB

Campeões do Mundo e da Europa vão deslocar-se a Alcalá de Henares (Madrid) para um duplo confronto de cariz particular com a seleção espanhola, de preparação para as grandes competições que se avizinham.

2024 é ano de Mundial e 2025 de Campeonato da Europa. A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas quer estar presente nas duas competições para defender o estatuto de Campeã absoluta e o trabalho vai continuar, desta vez fora do país, para um reencontro com ‘Nuestros Hermanos’. Depois da equipa lusa ter participado e vencido o Torneio Internacional de Portimão 2023, é hora de fazer as malas ir até ao coração do país vizinho, mais concretamente a Alcalá de Henares, em Madrid, para dois jogos particulares com Espanha, agendados para os dias 16 e 17 de dezembro. Os duelos ibéricos vão decorrer no Pavilhão da Universidade de Alcalá.

Danilo Ferreira divulgou, esta quarta-feira, a convocatória composta por apenas 12 atletas, face aos moldes da competição. Ora, uma vez que a vertente utilizada nas provas da Federação Internacional de Andebol (IHF) é o ACR4 (4×4) e nas competições da Federação Europeia de Andebol (EHF) é o ACR6 (6×6), o objetivo das duas seleções passa por incidir o foco de trabalho em ambas. A turma orientada por Danilo Ferreira irá juntar-se no dia 12 de dezembro no Rio Maior Sports Centre, onde vai trabalhar até à viagem para Alcalá de Henares, que acontece três dias depois.

Convocatória da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas para o Estágio em Rio Maior e Jogos Particulares com Espanha em Alcalá de Henares (12 a 17/12/2023)

O líder da Seleção Nacional explica a importância de Portugal e Espanha explorarem a vertente de ACR4 em contexto competitivo, pela vontade comum em estarem presentes nas provas específicas, a começar pelo Mundial do próximo ano: “Queremos estar preparados para participar tanto em competições da EHF, como da IHF, portanto, existe esta necessidade de treinar ambas as vertentes da modalidade [ACR4 e ACR6]. Estes dois jogos particulares para os quais a federação espanhola nos convidou, estão integrados num curso de especialidade de Andebol em Cadeira de Rodas que eles vão fazer, para além de que Espanha quer estar também presente nas duas competições.”

Posteriormente haverá a fase de qualificação para o Mundial de 2024, em que quatro seleções europeias vão lutar por duas vagas, com data e local ainda a definir. Danilo Ferreira explica ainda o propósito dos próximos dias de trabalho: “Continuar a cimentar o trabalho que temos vindo a fazer no passado recente, nomeadamente conceitos, modelo de jogo, ataque e defesa. O número de atletas convocados é menor do que o habitual e igual ao da seleção espanhola, portanto, há atletas que normalmente estão presentes e agora ficaram de fora mas a ambição é a mesma, jogar o melhor possível e vencer. Ainda que, nesta fase e concretamente em relação a estes dois próximos jogos, a importância de ganhar é menor. Vamos sim focar-nos mais em relembrar e aperfeiçoar conceitos aos atletas mais assíduos e passar o máximo de informação aos que estão na Seleção Nacional menos vezes, para que a sua presença aconteça com mais frequência.”

Jogos Particulares em Alcalá de Henares
Calendário (hora portuguesa):
16.12.2023 – 18h15 – Espanha x Portugal
17.12.2023 – 10h30 – Espanha x Portugal

As informações sobre a transmissão online por parte da Real Federación Española de Balonmano ainda não foram divulgadas.

Patrocinadores Institucionais