Campeonato 1ª Divisão Feminina: Confronto entre candidatos ao título a fechar o ano

PUB

A 10.ª jornada é a última de 2023 e coloca frente a frente SL Benfica e Madeira SAD, este sábado, às 15h00 – transmissão em direto na BTV; ABC UMinho recebe Colégio de Gaia Toyota; CDE Gil Eanes vai ao terreno do CJ Almeida Garrett.

No próximo sábado, dia 9 de dezembro, irá jogar-se a 10.ª e última jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, no que ao ano civil de 2023 diz respeito, que marca também o arranque da segunda volta da Fase Regular. Com exceção do embate entre ABC UMinho e Colégio de Gaia Toyota, que foi adiado para o dia 17 de dezembro, os restantes quatro vão realizar-se a partir das 15h00 e o grande destaque vai para o ‘frente a frente’ entre Campeão e vice-Campeão Nacional, SL Benfica e Madeira SAD, no Pavilhão n.º2 da Luz.

Em Leiria, Juve Lis e ADA São Pedro do Sul tem encontro marcado e procuram ambas voltar aos triunfos, tal como CJ Almeida Garrett e CDE Gil Eanes, que vão defrontar-se em Vila Nova de Gaia e que chegam a esta jornada após uma derrota. Por fim, a fechar a Ronda 10, o SIR 1º de Maio ADA CJB – que perdeu os últimos cinco jogos para o Campeonato 1ª Divisão Feminina – recebe o ARC Alpendorada Heavy OJP, única equipa que ainda não venceu qualquer encontro desde o início da competição, contabilizando mesmo nove derrotas no mesmo número de jogos realizados.

SL Benfica – Madeira SAD

Na ronda inaugural do Campeonato 1ª Divisão Feminina, Águias e Insulares empataram a 25 golos, num jogo em que não faltou emoção e equilíbrio e que deu uma primeira impressão daquilo que seria a mais recente rivalidade no andebol feminino em Portugal, em mais uma temporada, com objetivos comuns. Seguiu-se um jogo a contar para o 3º/4º lugar da I Supertaça Ibérica, no qual o SL Benfica foi mais feliz e venceu por 38-40, no prolongamento, e as duas equipas chegam agora ao final de 2023 como sendo as únicas que ainda não perderam a nível interno. As Campeãs Nacionais lideram a tabela, com 26 pontos conquistados em nove jogos, já o emblema madeirense é atual 3.º classificado, com 20 pontos e menos dois jogos realizados.

O treinador encarnado, João Alexandre Florêncio, garante que a equipa tem condições para fazer melhor do que na primeira volta contra o principal rival: “As expectativas são altas e boas. É o grande jogo do Campeonato. Já empatámos na Madeira, agora queremos ganhar e retificar esse resultado, que foi bom, mas temos outras condições para fazer um resultado melhor. Sabemos que vai ser um jogo difícil, é o nosso principal rival. Neste momento é 50/50. Temos tido a sorte, o talento e a competência para ganhar e queremos continuar a fazê-lo, sabendo que vai ser um jogo de topo. (…) Temos tido nos últimos jogos um maior equilíbrio, mas há um fator interessante: elas tiveram bola para ganhar ou empatar e nunca conseguiram. Mostra que a sorte tem estado do nosso lado, mas também que a nossa estrutura e consistência têm feito a diferença. Temos a confiança de que, mesmo sendo um jogo equilibrado, podemos ganhar.”

António Florido, treinador do Madeira SAD, quer voltar a vencer na Luz, algo já não acontece desde 21 de maio de 2021: “Este sábado iniciamos a segunda volta e a nossa prioridade é a vitória para chegarmos ao topo da tabela. Estamos cientes da qualidade do SL Benfica, bem como das dificuldades que nos irá apresentar mas a equipa está confiante, motivada e comprometida. Será certamente um grande jogo de andebol entre as duas equipas que ainda não conheceram o sabor da derrota. Será a quarta vez esta época que nos defrontamos e certamente será um jogo decidido por pormenores. Temos conseguido recuperar algumas atletas com problemas físicos e, certamente, que todas serão uma mais valia. Temos o grupo coeso e focado em fazer um grande jogo.”

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 10ª Jornada
09.12.2023 – 15h00 – CJ Almeida Garrett x CDE Gil Eanes, andeboltv
09.12.2023 – 15h00 – SL Benfica x Madeira SAD, BTV / andeboltv (diferido às 17h00)
09.12.2023 – 15h30 – Juve Lis x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
09.12.2023 – 18h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
17.12.2023 – 17h00 – ABC UMinho x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv

Patrocinadores Institucionais