EHF Euro 2024: Heróis do Mar começam a preparação em Rio Maior

PUB

Paulo Pereira anunciou os convocados para o primeiro estágio de preparação tendo em vista o Campeonato da Europa de 2024, entre 26 e 30 de dezembro, em Rio Maior.

Os Heróis do Mar regressam ao trabalho mais de um mês após terem estado juntos no Kempa Trophy, no início de novembro, tendo em vista aquela que será a terceira participação consecutiva de Portugal no Campeonato da Europa, que terá lugar em janeiro, na Alemanha. No período antecedente a esta participação, os comandados de Paulo Pereira participarão em dois amigáveis com a anfitriã desta edição do EHF Euro, em Flensburg, no dia 4 de janeiro e, dois dias mais tarde, em Kiel. No dia 7 de janeiro, os Lusos partirão para a sua cidade sede neste Campeonato da Europa – Munique – onde ficarão durante toda a fase de grupos, de 11 a 15 de janeiro.

O início da fase de preparação para o EHF Euro 2024 está marcado para 26 de dezembro, em Rio Maior, onde a comitiva ficará durante cinco dias até recolher a casa para a Passagem do Ano e estão previstas diversas sessões de treino para relembrar processos de jogo da Seleção Nacional. Há três baixas de peso por lesão a lamentar: Victor Iturriza, Fábio Magalhães e André Gomes – embora por problemas distintos; deste modo, Paulo Pereira chamou para estreia na Seleção Nacional A Masculina, Fábio Silva, pivô da Artística de Avanca Bioria.

Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o Estágio de Preparação para o EHF Euro 2024 em Rio Maior (26/12 a 30/12/2023)

O Selecionador Nacional, Paulo Pereira, revelou que dois dos atletas agora convocados não seguirão viagem com a comitiva: “Fizemos uma convocatória de 20 atletas e depois viajarão 18. Algumas alternativas estão abertas, vamos decidir como proceder durante o estágio, já com o chip no Campeonato da Europa, embora haja já um plano, no entanto, esse pode ser alterado por várias razões. Neste estágio, ao recebermos os atletas, vamos ver como é que eles estão, embora saibamos mais ou menos como é que eles se encontram em termos físicos e, a partir daí, vamos de certa forma individualizar alguns casos conforme as necessidades, para depois tratarmos de estar todos uniformemente preparados para enfrentar os dois jogos que temos com a Alemanha antes de iniciar o Europeu.”

O líder dos Heróis do Mar garante que os próximos compromissos com a seleção que vai organizar a competição, a Alemanha, servirão para que Portugal possa encontrar a melhor forma para encarar o Europeu, a começar pelos três adversários da Fase de Grupos: “O nosso foco é a Grécia, a Chéquia e depois a Dinamarca. Os jogos com a Alemanha não serão um teste e o que é importante realçar é o seguinte: eu não sei quando é que a Alemanha algum dia convidaria Portugal para realizar dois jogos de preparação, antes de iniciar um Europeu que eles próprios organizam. Portanto, isto, de certa forma, espelha um pouco o respeito que os outros vão tendo por nós. Nós vamos ter que fazer algumas adaptações, não só em termos defensivos, mas também em termos ofensivos, pela ausência de alguns atletas que têm estado nas últimas convocatórias e agora não vão estar. Estes jogos vão, sobretudo, servir para nós podermos perceber como é que vamos abordar os jogos seguintes, aqueles que serão mesmo a valer. Não é um teste, é apenas um meio que nós vamos ter para encontrarmos depois os nossos melhores formatos para abordar a competição que terá início no dia 11 de janeiro.”

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo F, juntamente com a crónica candidata ao título, Dinamarca, e ainda Chéquia e Grécia.

Men’s EHF Euro 2024

De 10 a 28 de janeiro de 2024, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição coloridos e dinâmicos, preenchidos com 65 jogos. A Alemanha acolhe orgulhosamente a primeira edição de um EHF Euro com 24 equipas a decorrer num único país.

A Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50 000 espectadores num jogo de andebol, no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, a anfitriã Alemanha com a Suíça.

O EHF Euro 2024 visitará seis cidades alemãs – Düsseldorf, Berlim, Munique e Mannheim na fase preliminar e Hamburgo e Colónia na fase principal e culminará com um confronto épico durante o último fim de semana na lendária Lanxess Arena, em Colónia.

Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da primeira Convenção sobre o andebol de base, em Munique, no dia 14 de janeiro e pode encontrar todas as informações aqui.

Particulares com Alemanha
Calendário
04.01.2024 – 15h00 – Alemanha x Portugal
06.01.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal

Men’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo F
11.01.2024 – 17h00 – Portugal x Grécia, RTP2
13.01.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP2
15.01.2024 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

O Men’s EHF Euro 2024 tem lugar entre 10 e 28 de janeiro na Alemanha e é o primeiro Campeonato da Europa com 24 equipas a ter lugar no mesmo país. Para consultar o horário completo do EHF Euro 2024 basta clicar aqui.

Patrocinadores Institucionais