Respect Your Talent Camp 2023: Giovana Moniz e Maria Pinto entre as melhores em Viena

PUB

Atletas internacionais sub-18 passaram quatro dias intensos na capital austríaca, num projeto que visa promover experiências e potenciar o talento das estrelas do futuro; Andrea Lekić, Carmen Martin, Anja Althaus e Jelena Grubišić foram embaixadoras.

A edição de 2023 do programa Respect Your Talent Camp, iniciado há quatro anos ele a Federação Europeia de Andebol, voltou a contar com atletas portuguesas: Giovana Moniz (Madeira SAD) e Maria Pinto (ABC UMinho). Durante quatro dias, de 7 a 10 de dezembro, 30 jovens promessas do andebol internacional oriundas de 21 países, estiveram presentes em Viena, Áustria, e foram escolhidas depois de terem demonstrado as suas qualidades no último verão, quer no W17 EHF EURO – em que Portugal terminou na 14.ª posição -, quer no EHF Championship, ou por terem integrado a All Star Team, ou pelos prémios de MVP que receberam ao longo de ambas provas, como foi o caso das duas atletas lusas escolhidas.

O Respect Your Talent Camp (RYT Camp), no entanto, tem como principal objetivo desenvolver as suas capacidades fora do campo, ajudar os jovens atletas a lidar com os desafios que surgem quando se é um atleta ‘promissor’ e com uma carreira potencialmente gloriosa pela frente. Os contributos vêm de uma série de especialistas, bem como de antigos(as) e consagrados(as) atletas. As embaixadoras que partilharam as suas próprias e valiosas experiências e revelaram algumas dicas e truques no campo, foram Andrea Lekić, Anja Althaus, Jelena Grubišić e – pela primeira vez – Carmen Martin.

Este ano, o RYT Camp 2023 centrou-se no percurso da jogadora e nos desafios mais relevantes que acompanham a transição do escalão de júnior para sénior. Dotou também as jovens atletas de ferramentas que lhes permitem ter uma carreira sustentável no andebol, bem como lidar com os desafios atuais e futuros e preparar os seus corpos e mentes para uma viagem a longo prazo. A novidade no programa Respect Your Talent em 2023 foi a adição de tópicos como nutrição, regeneração e fitness, cada um deles – novos e já existentes – foi orientado por especialistas.

Foi também apresentada a nova app RYT, que acrescenta outra componente digital ao programa e que está disponível para download nas lojas de apps da Apple e da Google, contendo sessões de formação sobre os seguintes tópicos fora do campo: Carreira dupla, Media, Direito desportivo, Anti-doping e Aptidão mental. A aplicação disponibiliza kits de treino, dicas e truques dos embaixadores e questionários para que os(as) jovens atletas possam aperfeiçoar os seus conhecimentos. 

No entanto, os quatro dias intensos do Respect Your Talent, em Viena, não se resumiram apenas a workshops, palestras e ‘andebol’, uma vez que as participantes também desfrutaram de atividades de lazer em conjunto, como a confeção de pizzas, jogos de perguntas sobre a modalidade e um passeio pela capital austríaca. 

Patrocinadores Institucionais