Seleção Nacional sub-16: Chegou o momento da competição em solo espanhol

PUB

Comandados de João Varejão viajaram esta quarta-feira para Madrid, para participar no Torneio Internacional de Tarazona, juntamente com as seleções de Espanha, França e Roménia; Primeiro duelo de Portugal será frente aos gauleses.

Depois de uma curta mas intensiva passagem pela cidade da Maia, a Seleção Nacional sub-16 Masculina embarcou, na manhã desta quarta-feira, rumo a Espanha, para participar Torneio Internacional de Tarazona, que vai decorrer de 14 a 16 de dezembro, naquele que será o primeiro momento competitivo para a maioria dos jovens atletas às ordens de João Varejão. Durante três dias consecutivos, a equipa portuguesa irá defrontar as congéneres da Espanha, França e Roménia, no Polideportivo Municipal de Tarazona, em Zaragoza.

“Será, certamente, uma excelente competição entre as quatro equipa com jovens atletas de muito valor, desde logo pela nossa Seleção Nacional, em que praticamente todos os atletas terão a sua primeira internacionalização.” – João Varejão. É desta forma que o Selecionador Nacional perspetiva os próximos dias de trabalho para a jovem comitiva lusa, na qual apenas Gonçalo Oliveira conta com internacionalizações no currículo (participou no Torneio 4 Nações do escalão sub-18, em Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Mêda, no passado mês de novembro).

França, Espanha e, por fim, Roménia. É esta a ordem de jogos de Portugal no país vizinho, a começar já na próxima quinta-feira, às 19h15 (horas portuguesas). No dia seguinte, o ‘sempre escaldante’ duelo ibérico arranca à mesma hora e a despedida será este sábado, às 16h30. João Varejão dá nota positiva ao trabalho realizado até ao momento e espera ver a mesma entrega e compromisso quando chegar a competição: “Realizámos três treinos na Maia onde trabalhámos conteúdos relacionados com os sistemas defensivos 5:1 e 6:0, bem como alguns pressupostos para a construção do ataque perante estes dois sistemas. Os atletas envolveram-se com intensidade nas sessões de treino e esperamos agora que possam ser competitivos nos jogos que vamos disputar.”

Quanto àquilo que se sabe em relação aos adversários, pelo facto de ser a primeira experiência competitiva da geração, é escassa, assume o líder da Seleção Nacional. Ainda assim, as metodologias de trabalho apresentadas por cada uma das três consagradas escolas da modalidade, permitem ter noção daquilo que Portugal terá pela frente: “Sabemos que a seleção espanhola se apresenta, tradicionalmente, com excelente jovens atletas na formação de base, a par da França. E também que Roménia nos coloca sempre muitos problemas, desde logo pela envergadura dos seus ativos, mas também pelo facto de apresentarem na convocatória oito atletas do mesmo clube (HC TEC), o que pode favorecer uma maior rotina e consolidação de conteúdos. No caso da Espanha, o clube que fornece mais jogadores é o FC Barcelona, com quatro atletas e, no caso da França, é o Union Sportive d’Ivry, com três e o Sélestat Alsace HB, com dois.”

Todos os jogos do torneio contarão com transmissão online em direto e poderá aceder ao jogo pretendido clicando na respetiva hiperligação apresentada em baixo.

Torneio Internacional de Tarazona
Calendário (hora portuguesa):
14.12.2023 – 17h00 – Espanha x Roménia, YouTube Balonmano Tarazona
14.12.2023 – 19h15 – França x Portugal, YouTube Balonmano Tarazona
15.12.2023 – 17h00 – Roménia x França, YouTube Balonmano Tarazona
15.12.2023 – 19h15 – Espanha x Portugal, YouTube Balonmano Tarazona
16.12.2023 – 16h30 – Portugal x Roménia, YouTube Balonmano Tarazona
16.12.2023 – 19h00 – Espanha x França, YouTube Balonmano Tarazona

No seguimento da participação neste Torneio Internacional de Tarazona, a Seleção Nacional sub-16 Masculina irá ainda estar reunida durante cinco dias após o Natal.

Patrocinadores Institucionais