Seleção Nacional sub-16: Portugal perde na estreia em Tarazona

PUB

Comandados de João Varejão sofreram uma derrota frente aos gauleses na primeira jornada do Torneio Internacional.

7 Inicial: Santiago Póvoas, Martim Fernandes, Miguel Mendes, Francisco Cardoso, Martim Bastos, Gonçalo Oliveira e Francisco Leite.

Em Tarazona, Portugal começou por marcar – na sua estreia frente a França – e foram precisos quatros minutos para que as balizas voltassem a ver golos, com os gauleses a empatarem. O marcador voltou a ver igualdade mas, os comandados de João Varejão conseguiram chegar aos dois golos à maior (3-5).

No entanto, França acabou por voltar a conquistar a igualdade (5-5), perto dos 15 minutos mas, os lusos mostraram-se inconformados e voltaram a criar uma vantagem, desta vez a quatro golos (6-10), com os gauleses a não terem argumentos para contrariar a ofensiva portuguesa.

Na reta final do primeiro tempo, França voltou a aproximar o resultado (pela margem mínima) e forçou os lusos a solicitarem uma paragem no encontro mas quem saiu melhor foi o adversário, que não só empatou o encontro mas passou para o comando, chegando aos dois golos à maior.

Intervalo: 13-11

Na entrada para a segunda metade, a formação de João Varejão conquistou um parcial de três golos sem resposta e viu-se em vantagem (13-14) mas por pouco tempo, já que os franceses chegaram em força aos cinco golos à maior (20-15).

Portugal tentou recuperar e chegou mesmo a reduzir mas, novamente, os gauleses dispararam, para seis golos (26-19) quando faltavam menos de 10 minutos para o final do encontro e levando a nova paragem.

Resultado Final: 29-22

João Varejão, timoneiro desta geração, analisou este encontro:

“Entrámos muito bem no jogo, com uma boa defesa 5:1 que colocou dificuldades na formação francesa, conseguimos, dando oportunidade a quase todos os jogadores na primeira parte, manter o jogo com um bom nível. No arranque da segunda parte, não estivemos tão bem a defender e a França acabou por ganhar uma diferença de 5 golos. A partir daí foi mais difícil conseguir ganhar vantagens no ataque perante uma defesa 6:0 gaulesa muito alta, fomos competitivos e os nossos atletas entregaram-se ao jogo. Foi a primeira internacionalização para 15 atletas deste grupo que, certamente, vai ficar na memória de todos desde logo pelo adversário e também pela resposta que deram durante partida.”

Os lusos voltam a entrar em campo esta sexta-feira, pelas 19h15, para enfrentar a anfitriã do Torneio – Espanha – e, no dia seguinte, fecham a participação contra a Roménia. Todos os jogos do torneio contarão com transmissão online em direto e poderá aceder ao jogo pretendido clicando na respetiva hiperligação apresentada em baixo e o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Torneio Internacional de Tarazona
Calendário (hora portuguesa):
14.12.2023 – 17h00 – Espanha x Roménia, 22-22 (10-9)
14.12.2023 – 19h15 – França x Portugal, 29-22 (13-11)
15.12.2023 – 17h00 – Roménia x França, YouTube Balonmano Tarazona
15.12.2023 – 19h15 – Espanha x PortugalYouTube Balonmano Tarazona
16.12.2023 – 16h30 – Portugal x Roménia, YouTube Balonmano Tarazona
16.12.2023 – 19h00 – Espanha x França, YouTube Balonmano Tarazona

No seguimento da participação neste Torneio Internacional de Tarazona, a Seleção Nacional sub-16 Masculina irá ainda estar reunida durante cinco dias após o Natal.

Patrocinadores Institucionais