Seleção Nacional sub-18: Ano de Europeu abre com duplo duelo com a Dinamarca

PUB

Nuno Santos divulgou a convocatória para o Torneio Internacional Terras do Demo, que vai acontecer em Moimenta da Beira, na primeira semana de 2024; Transmissão do evento em direto na andeboltv.

O primeiro momento competitivo de 2024 para a Seleção Nacional sub-18 Masculina vai decorrer em Moimenta da Beira, de 2 a 6 de janeiro. No passado mês de novembro, os comandados de Nuno Santos foram ‘medalha de prata’ no Scandibérico, que decorreu no distrito da Guarda e no qual mediram forças com as congéneres da Espanha, Noruega e Suécia, três seleções que vão marcar presença no próximo Campeonato da Europa da geração, tal como Portugal. Agora, para começar o novo ano da melhor maneira, estão agendados dois duelos com a Dinamarca – que tem igualmente lugar reservado no Europeu do próximo verão – inseridos no Torneio Internacional Terras do Demo, que está de volta seis anos depois.

A convocatória é composta por 16 atletas e foi divulgada esta sexta-feira, com cinco alterações face à comitiva que disputou o Scandibérico, há cerca de dois meses. A concentração irá acontecer no dia 2 de janeiro para o início do estágio e os dois jogos com a Dinamarca decorrerão no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira – transmissão em direto na andeboltv.

Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Masculina para o Estágio em Moimenta da Beira e Torneio Internacional Terras do Demo (02/01 a 06/01/2024)

Nuno Santos, Selecionador Nacional, descreve o propósito do primeiro estágio de 2024, que terá alterações na vertente defensiva: “Em termos de preparação, vamos alterar um pouco o foco, porque andámos praticamente um ano a aperfeiçoar o sistema defensivo 5:1 e vamos agora abordar o 6:0, sem esquecer o trabalho realizado até aqui, porque não podemos abdicar do 5:1. Queremos sim explorar e introduzir o nosso sistema 6:0, que é diferente e profundo. Para este estágio esse será a premissa, também com algumas nuances no ataque, porque vamos contar com alguns atletas novos e temos que abordar um pouco de tudo.”

Voltar ao Torneio Internacional Terras do Demo, defrontar uma seleção da Dinamarca repleta de qualidade, numa região que aposta no andebol: uma junção de fatores que deixa os responsáveis pela Seleção Nacional sub-18 com muita vontade de começar a trabalhar: “Nós procuramos ter sempre alguma atenção com os locais onde estagiamos e, para além disso, temos também integrados nos nossos trabalhos dois atletas de Moimenta da Beira, que não vão jogar mas vão ser parte ativa nos treinos. Penso que vão ser mais duas experiências fantásticas. Ainda por cima temos dois momentos competitivos contra a mesma equipa desta qualidade, num curto espaço de tempo, o que é ótimo para nós podermos mudar, retifica e experimentar determinados aspetos do jogo.”

Torneio Internacional Terras do Demo
Calendário:
05.01.2024 – 15h00 – Portugal x Dinamarca, andeboltv
06.01.2024 – 16h30 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Patrocinadores Institucionais