Seleção Nacional sub-20: Primeira semana do novo ano traz competição em Ciudad Real

PUB

Comandados de Carlos Martingo vão participar no Torneio 4 Nações, naquele município do país vizinho, de 4 a 6 de janeiro de 2024, juntamente com Espanha, França e Alemanha; Estágio arranca em Portalegre no primeiro dia do ano.

Já é conhecida a convocatória para o primeiro estágio da Seleção Nacional sub-20 Masculina de 2024, que começará logo no primeiro dia do ano, em Portalegre. Durante três dias, os 16 atletas convocados por Carlos Martingo vão trabalhar em solo português antes de rumarem a Espanha e se instalarem em Ciudad Real, local onde vai decorrer o Torneio 4 Nações, de 4 a 6 de janeiro. Portugal tem agendados duelos com Alemanha, Espanha e França, por esta ordem, na Quijote Arena.

A geração lusa, que em agosto passado garantiu o 6.º lugar no IHF Men’s Youth (U19) World Championship, na Croácia, recorde-se, defrontou por duas vezes a congénere da Alemanha, em Serpa, no início do mês de novembro, contabilizando uma vitória e uma derrota. O grande objetivo da presente temporada, já assumido pelo líder da Seleção Nacional sub-20, é o Campeonato da Europa da geração, que vai acontecer no próximo verão e do qual ainda não existem informações concretas.

Convocatória da Seleção Nacional sub-20 Masculina para o Estágio em Portalegre e Torneio 4 Nações em Espanha (01 a 07/01/2024)

Carlos Martingo não tem dúvidas de que este será mais um torneio exigente e de altíssimo nível e garante que o objetivo é ter o maior número de jogadores com a “chama acesa” e com perspetivas de poderem ser chamados à Seleção Nacional:

“Vai ser um torneio de alto nível e vamos continuar no trabalho para o grande momento da época, que é o Campeonato da Europa. Fizemos algumas alterações, porque queremos ter e manter um leque alargado dos atletas selecionáveis e vamos dar oportunidade de competir a alguns deles pela primeira vez, para além de perceber o ponto em que estamos. Os objetivos são sempre os mesmos: sermos competitivos perante três das melhores seleções da Europa. A Espanha é Campeã do Mundo e Campeã da Europa, Alemanha e França são crónicas candidatas a medalhas, embora os franceses tenham andado um pouco mais afastados dos lugares cimeiros nos últimos anos, mas é sempre uma seleção de respeito. Nós também queremos continuar a pertencer a um lote restrito das melhores seleções da Europa.”

Torneio 4 Nações
Calendário (hora portuguesa):
04.01.2024 – 16h30 – Portugal x Alemanha, YouTube RFEBM
04.01.2024 – 19h00 – Espanha x França, YouTube RFEBM
05.01.2024 – 12h00 – Alemanha x França, YouTube RFEBM
05.01.2024 – 15h00 – Espanha x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 17h00 – França x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 19h30 – Espanha x Alemanha, YouTube RFEBM

Todos os jogos do Torneio 4 Nações contarão com transmissão em direto no Canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano.

Patrocinadores Institucionais