Supertaça Kempa 2023: Detentores do troféu e estreantes frente a frente na primeira Meia Final

PUB

SL Benfica quer atingir a segunda final consecutiva e defronta o Marítimo Madeira Andebol SAD, que dá os primeiros passos nesta fase da prova; Bilhetes disponíveis em BOL.pt e no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, nos dias de competição, presencialmente.

A partir das 15h00 deste sábado, SL Benfica e Marítimo Madeira Andebol SAD protagonizam o primeiro duelo da Supertaça Kempa 2023, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, antes do tão aguardado Clássico entre Sporting CP e FC Porto (17h30), que vai definir o segundo finalista. A grande final está agendada para este domingo, dia 17 de dezembro, às 18h00. Todos os jogos da Supertaça Kempa 2023 contarão com transmissão em direto na RTP 2.

Na época transata, o SL Benfica derrotou os principais rivais (Dragões e Leões) para festejar a sétima Supertaça da história do clube, em Serpa, igualando o ABC UMinho em número de troféus conquistados nesta competição. Agora, o objetivo é claro: voltar a fazer a festa, desta vez em Santo Tirso e o contexto é ligeiramente mais favorável ao atual 3.º classificado do Campeonato Placard Andebol 1, uma vez que vai defrontar o estreante Marítimo Madeira Andebol SAD na primeira Meia Final. Na mira da estrutura encarnada está a conquista da oitava Supertaça, algo que só o FC Porto conseguiu até ao momento. Curiosamente, o SL Benfica foi a primeira equipa a vencer a competição, na época 1989/1990.

Bélone Moreira, lateral do SL Benfica, em Conferência de Imprensa de antevisão realizada esta sexta-feira, no palco do encontro, garante que há poucas surpresas em relação ao adversário e que o foco está em voltar a erguer o troféu, tal como na época passada: “As ambições são bastante claras para as quatro equipas: todos queremos levantar o trofeu. É um fim de semana com dois jogos, que é tudo ou nada e queremos todos vencer. Em relação ao jogo de amanhã, esperamos um jogo muito difícil contra uma equipa que tem muita qualidade e que tem jogadores de alto nível. Sabemos isso, já os defrontámos no Campeonato, há poucas surpresas. Foi uma semana de preparação, uma semana dura e amanhã vamos fazer tudo como o Marítimo também. Esperamos que o pavilhão esteja repleto de gente e esperamos que seja um bom jogo e queremos vencer.”

Do outro lado, estará o ‘Underdog’ e atual 5.º colocado no Campeonato Placard Andebol 1 que, sem qualquer pressão associada à presença inédita nesta fase da Supertaça, promete dificultar ao máxima a tarefa do atual detentor do troféu na primeira Meia Final, com irreverência e determinação para, quem sabe, chegar ao jogo decisivo. O Marítimo Madeira Andebol SAD alcançou o ponto alto na modalidade na época passada, ao alcançar a Final da Taça de Portugal (que acabaria por perder frente ao Sporting CP por 29-30) e chega a Santo Tirso com a mesma ambição de voltar a fazer história.

Do lado insular, Diogo Valério garante que não há pressão para a equipa insular frente ao “favorito”, SL Benfica: “É a primeira vez que o Marítimo participa na Supertaça, sabemos que FC Porto, SL Benfica e Sporting CP têm mais pressão no sentido de levantar o troféu, obviamente que para nós seria um orgulho, mas primeiro estamos a pensar na Meia Final com os pés bem assentes na terra. Sabemos que o SL Benfica é favorito, queremos jogar sem pressão, fazer o nosso jogo, cumprir o plano que temos definido e discutir o jogo até ao final.”

O guardião internacional português de 24 anos assume que o objetivo do Marítimo Madeira Andebol SAD é assumir a pasta de 4.ª melhor equipa portuguesa e que há muito valor no coletivo insular: “Vão ser dois grandes jogos de andebol e nós sabemos que o Marítimo parte um pouco atrás dos três grandes, obviamente, mas nós temos ambição de estar perto de ser a quarta melhor equipa do país e, para isso, estamos aqui, com mérito pela final que fizemos na época passada com o Sporting CP. Pelos jogos que já disputámos com os ‘grandes’ já mostrámos que temos qualidade e, sabemos que não somos uma potência, mas o Marítimo quer estar aqui e mostrar que tem valor.”

Recorde-se que, no passado dia 9 de novembro, SL Benfica e Marítimo Madeira Andebol SAD encontraram-se para a Ronda 11 do Campeonato Placard Andebol 1, em jogo que terminou com vitória clara das Águias por 44-28. O confronto direto é profundamente superior ao SL Benfica e a última vez que o emblema insular derrotou o rival da Luz foi a 15 de maio de 2019.

As acreditações ainda podem ser pedidas através deste link até esta sexta-feira, 15 de dezembro. Os bilhetes têm o custo de 7,5€ para cada Meia Final e de 10€ para a Final e podem ser adquiridos através da BOL – ao clicar aqui  – ou presencialmente, durante a manhã de sábado (até às 13h00) e até às 16h00 de domingo.

Supertaça Kempa 2023 
16.12.2023 – 15h00 – SL Benfica x Marítimo Madeira Andebol SAD, RTP 2
16.12.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, RTP 2
17.12.2023 – 18h00 – Final, RTP 2

Patrocinadores Institucionais