Supertaça Kempa 2023: Sporting CP confirma reedição da Final do ano passado

PUB

Leões derrotaram o FC Porto na segunda Meia Final, este sábado, em Santo Tirso; Grande Final volta a ter os rivais da Capital como protagonistas, tal como em 2022, este domingo, às 18h00 – transmissão em direto na RTP 2.

No Clássico deste sábado, o FC Porto entrou mais assertivo e confiante e foi pela mão de Pedro Valdés, em dose dupla, que apareceram os primeiros golos da segunda Meia Final em Santo Tirso (0-2). Aos três minutos, o Sporting CP assinou o primeiro golo, cresceu a todos os níveis e colocou-se lado a lado com os Dragões na busca pela vitória.

Os guarda-redes Diogo Rêma Marques e Leonel Maciel cedo mostraram qualidades e o FC Porto seguiu na liderança do marcador, defendendo uma vantagem máxima de dois golos durante largos minutos, que foram marcados pela intensidade e solidez defensiva de parte a parte. A meio da primeira parte, os Campeões Nacionais venciam por 8-10. O jogo tornou-se mais agressivo e foi em cima dos 20 minutos que o Sporting CP conseguiu anular a vantagem contrária e colocar tudo como no início (12-12). A equipa de Ricardo Costa aproveitou da melhor maneira uma situação de superioridade numérica para, no minuto seguinte, assinar o 13-12 e festejar pela primeira vez a chegada ao comando da partida (13-12).

Depois de um período emocionante de parada e resposta, aos 27 minutos foi a vez do Sporting CP subir mais um degrau inédito, até aos dois golos de vantagem, desta vez com a ajuda do guardião André Kristensen (17-15). Até ao intervalo, os Leões mantiveram-se numa trajetória ascendente e foi já no último minuto que apareceram quatro golos a separar as duas equipas (19-15), a premiar a confiança e determinação dos homens de Alvalade.

O FC Porto ainda reduziu antes do soar da buzina e a primeira parte chegou ao fim com um dado estatística demonstrativo da influência que Francisco Costa no panorama leonino: 10 golos para o jovem internacional português em 30 minutos, a maior parte através da transformação de livres de 7 metros.

Intervalo: 19-16

O Sporting CP marcou o primeiro golo na segunda parte (20-16) e com quase dois minutos decorridos, viu-se em situação de inferioridade numérica, mas não foi isso que impediu a turma verde e branca de aumentar o parcial para 3-0 e chegar onde nunca tinha chegado: ao patamar dos seis golos de vantagem (22-16). O primeiro golo do FC Porto na segunda parte apareceu aos 34 minutos.

Embalado pelo forte apoio dos adeptos que se deslocaram a Santo Tirso, o FC Porto reagiu ao momento mais delicado desde o início da partida, melhorou na defesa e reduziu distâncias para dois golos (26-24) quando o cronómetro atravessava o minutos 42’ e Ricardo Costa pediu o primeiro time-out da etapa complementar nesta altura.

A paragem fez bem ao Sporting CP que voltou a distanciar-se do rival da Cidade Invicta, tirando o melhor partido de uma situação de superioridade numérica que surgiu pouco depois. O resultado a 15 muitos do final era de 29-24. Mas o FC Porto ainda tinha uma palavra a dizer no último Clássico de 2022 e depois de regressar aos dois golos (31-29), deixava tudo em aberto e um grande final de jogo em perspetiva. O 33-32, marcado por Jakob Mikkelsen, aos 55 minutos, dava ainda mais força a esse cenário.

À entrada para os últimos dois minutos de jogo, Rui Silva levou os portistas à loucura quando assinou o golo do empate (33-33), numa altura em que o FC Porto respirava confiança e o Sporting CP sentia dificuldades no ataque. A 15 segundos do fim, Daymaro Salina assinou novo empate (34-34) e o Sporting CP preparou a última investida em time-out: Doze segundos para se jogar, golo de Martim Costa e festa verde e branca na confirmação do acesso à Final deste domingo.

Resultado Final: 35-34
Top Scorer:
 Francisco Costa – 12 golos

Poderá consultar o Relatório Estatístico ao clicar no encontro pretendido.

SL Benfica e Sporting CP defrontam-se este domingo a partir das 18h00 no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, jogo que pode acompanhar no local, ou em direto na RTP 2. Os bilhetes têm o custo de 7,5€ para cada Meia Final e de 10€ para a Final e podem ser adquiridos através da BOL – ao clicar aqui  – ou presencialmente, no domingo, até às 16h00.

Supertaça Kempa 2023
16.12.2023 – 15h00 – SL Benfica x Marítimo Madeira Andebol SAD, 37-31 (17-16)
16.12.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, 35-34 (19-16)
17.12.2023 – 18h00 – SL Benfica x Sporting CP, RTP 2

Patrocinadores Institucionais