Supertaça Kempa 2023: Sporting CP ergue o troféu dez anos depois

PUB

Leões, que não erguiam a Supertaça desde 2013, venceram o rival encarnado e juntam o quarto troféu ao seu palmarés.

Depois das vitórias de SL Benfica e Sporting CP frente a Marítimo da Madeira Andebol SAD e FC Porto, respetivamente, nas Meias Finais, foi altura dos emblemas da capital se encontrarem para a derradeira final da Supertaça Kempa 2023. O atual detentor do troféu – SL Benfica – procurava erguer a taça pela oitava vez na história do clube e igualar o registo dos Dragões, clube com maior conquistas na prova; enquanto que a missão do Sporting CP passava por colocar um ponto final nos 10 anos sem a festa da Supertaça.

Martim Costa não perdeu a primeira oportunidade do encontro para finalizar e dar a primeira vantagem aos Leões, frente um sistema defensivo 5:1 por parte dos encarnados, com Ander Izquierdo a assumir o papel de defesa avançado tentando manter a forte primeira linha do Sporting CP longe da zona de ação. Ole Rahmel devolveu a igualdade ao marcador mas, novamente, o lateral esquerdo internacional português finalizou e colocou pela primeira vez a turma verde e branca com dois golos de vantagem (2-4), à passagem do minuto 6. A reação encarnada não tardou, com o SL Benfica a aproveitar um período de superioridade numérica ao impor um parcial de 3-0 com a assinatura de Ole Rahmel, dando a primeira vantagem para a formação de Jota González (5-4).

Sensivelmente a meio do primeiro tempo Salvador Salvador consumou nova reviravolta no marcador (9-10) e foi o capitão do Sporting CP que, pouco mais tarde, devolveu a maior diferença registada até então ao placard (11-13) levando ao primeiro time-out do encontro, pedido por Jota González, à passagem do minuto 20′. Bastaram três minutos após a paragem técnica para a igualdade regressar a Santo Tirso, desta feita a 14, com Filip Taleski a finalizar um parcial de 2-0.

A aposta de Jota González no 7×6 acabou por resultar em nova liderança encarnada com o 17-16 de Stiven Valencia, que acabou por ser anulada antes da recolha aos balneários, com Jan Gurri a devolver a vantagem à turma orientada por Ricardo Costa.

Intervalo: 17-18

Na entrada para a segunda metade, foram os encarnados a começar por marcar, dando a toada para empates sucessivos a serem registados no placar. Com o ambiente ao rubro – digno de dérbi – levou a uma exclusão, bem cedo na partida, de Natán Suárez e Alexis Borges, o que acabou por dar ímpeto aos Leões de passarem para a liderança a dois golos (20-22).

Com os dois guardiões a assumirem o protagonismo – Leonel Maciel e Gustavo Capdeville – foi o SL Benfica a conseguir estar melhor e Paulo Moreno assinou o empate a 22 golos mas Francisco Costa respondeu na mesma moeda. Sensivelmente a meio da segunda parte, Natán Suarez deu, pela primeira vez, três golos de vantagem aos Leões (24-27).

Os comandados de Ricardo Costa mantiveram a liderança na entrada para os últimos 10 minutos mas, em pouco menos de cinco minutos, conseguiu reduzir para dois golos (32-34) mas Martim Costa mostrou-se novamente disponível para executar e manter a liderança.

Apesar da paragem na reta final, o SL Benfica acabou por não ter argumentos e o Sporting CP ergueu a sua quarta Supertaça, dez anos depois.

Resultado Final: 34-38
Top Scorer: Martim Costa – 9 golos

Para a entrega estiveram presentes o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, Presidente da Assembleia Municipal de Santo Tirso, Fernando Benjamim, Sara Moreira, Vereadora do Desporto do Município de Santo Tirso, Vitor Dias, Diretor Regional do IPDJ do Norte, Manuel da Conceição, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Fernandes, Diretor Executivo da Federação de Andebol de Portugal e Paulo Martins, Presidente da Associação de Andebol do Porto.

Supertaça Kempa 2023
16.12.2023 – 15h00 – SL Benfica x Marítimo Madeira Andebol SAD, 37-31 (17-16)
16.12.2023 – 17h30 – Sporting CP x FC Porto, 35-34 (19-16)
17.12.2023 – 18h00 – SL Benfica x Sporting CP, 34-38 (17-18)

Patrocinadores Institucionais