Curso de Treinadores de Grau 3 – 2024: Inscreva-se já!

PUB

Curso irá decorrer entre 2 de março de 2024 e 12 outubro de 2024; Candidaturas disponíveis até ao dia 12 de fevereiro!

O Curso de Treinadores de Grau 3 é organizado pela Federação de Andebol de Portugal e em 2024 será a 10.ª edição enquadrada na legislação de treinadores, inicialmente com a Lei 40/2012 e, posteriormente, com a Lei n.º 106/2019 de 6 de setembro. O curso irá decorrer entre 2 de março de 2024 e 12 outubro de 2024.

O referido curso tem solidificado a reputação enquanto referência destacada na formação de treinadores. Pautado pela exigência e rigor, este Curso de Treinadores de Grau 3 tem vindo a estabelecer-se como um padrão de excelência, proporcionando aos formandos uma experiência enriquecedora. Ano após ano, tem-se demonstrado um compromisso contínuo com a qualidade, elevando constantemente os padrões de ensino e proporcionando aos participantes uma formação cada vez mais sólida e abrangente. A exigência imposta aos formandos tem sido crucial para a formação de profissionais altamente qualificados e capacitados.

A evolução do curso não se limita apenas à exigência académica, mas também se reflete nas condições proporcionadas aos formandos. Ao longo das edições, tem-se verificado melhorias significativas no que toca ainstalações, recursos e metodologias utilizadas no processo de ensino. A constante busca pela otimização das condições de aprendizagem tem sido uma prioridade, garantindo um ambiente propício ao desenvolvimento de competências técnicas e práticas, só possível graças aos parceiros institucionais.

O curso destina-se a treinadores que atuam nas etapas avançadas de desenvolvimento do praticante, excluindo as de nível de alto rendimento. Este nível abrange práticas exigentes, como Seleções Nacionais e competições internacionais. Além disso, o treinador coordena, supervisiona e integra profissionais com qualificação igual ou inferior, tanto no treino, como na participação competitiva.

Calendarização

O Curso terá um total de 196 horas. Será constituído por uma componente geral com um total de 50 horas (que será realizada através de uma plataforma online) e uma componente específica, com um total de 146 horas (através de um sistema misto).

Calendarização: AQUI

Candidaturas

A candidatura deverá ser formalizada unicamente via online: AQUI

Podem candidatar-se a frequentar o Curso de Treinador de Grau 3 -2024 todas as pessoas que, cumulativamente, preencham as seguintes condições:

  1. Idade mínima – 21 anos.
  2. Título Profissional de Treinador/a de Desporto da Modalidade de Grau II com desempenho efetivo de 1 ano ou uma época desportiva com a duração mínima de 6 meses.
  3. Escolaridade mínima obrigatória, em função da data de nascimento.

Escolaridade mínima obrigatória (de acordo com a lei) em função dos candidatos:

Critérios de Seleção

Nas situações em que o número de inscrições exceda o máximo regularmente previsto (24):

Nota: Os candidatos deverão anexar ao formulário de inscrição o Currículo Desportivo de treinador e o Curriculum académico ou outros na área do desporto.

Regulamento do Curso: AQUI

Comunicado Oficial 38; AQUI

Patrocinadores Institucionais