EHF Euro 2024: Paulo Pereira anuncia lista final dos Heróis do Mar

PUB

Comandante da equipa portuguesa anunciou, este domingo, a convocatória para o Campeonato da Europa de 2024, que se realiza de 10 a 28 de janeiro, na Alemanha.

Portugal iniciará a sua participação no EHF Euro 2024, no dia 11 de janeiro, pelas 17h00, ao enfrentar a Grécia, em Munique e já se sabe quais os 18 atletas que podem alinhar neste encontro, sendo que apenas 16 podem figurar em cada ficha de jogo e o anúncio foi feito este domingo.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, abordou a dificuldades em deixar alguém de fora nesta convocatória de 18 atletas:

“O primeiro jogo é sempre aquele em que é difícil deixar gente de fora porque todos eles foram demonstrando que devem estar no grupo. O Brandão não jogou muito portanto poderá, teoricamente, ficar de fora para já e depois o outro é que é muito difícil. Esse acaba por ser um bom problema para mim, para eles nem tanto, mas para mim é um bom problema porque todos merecem estar. Acho que temos que pensar que a competição vai ser longa e por isso vai haver tempo para todos.”

À comitiva que já se encontrava ao serviço das Quinas junta-se apenas o Capitão Rui Silva. O atleta que figura no segundo lugar da lista de jogadores com o maior número de assistências na EHF Champions League (55), apenas atrás de Sander Sagosen da Noruega (65), esteve ausente numa curta licença de paternidade. No entanto, há ainda a notar três baixas de peso por lesão: Victor Iturriza, Fábio Magalhães e André Gomes.

Este domingo, os Lusos partiram para a sua cidade sede neste Campeonato da Europa – Munique – onde ficarão não só na fase de grupos mas também durante o período que antecede a prova, na qual os comandados de Paulo Pereira participam pela terceira vez consecutiva – após o sexto lugar de 2020 e o 19º de 2022 – pretendendo retificar a exibição do último EHF Euro.

Recordamos que Portugal disputou dois jogos de preparação com a anfitriã desta edição do Campeonato da Europa – a primeira que acolhe 24 equipas no mesmo país – que foram importantes momentos de criação e fomento de rotinas dos Heróis do Mar, tendo em vista a fase de grupos da competição, onde os Lusos irão enfrentar, por ordem temporal, Grécia, Chéquia e Dinamarca.

O técnico de 58 anos abordou estes dois encontros particulares com a congénere germânica:

“Eu acho que tivemos ali um ou outro momento em que, no jogo de ontem [sábado], perdemos algum controlo por causa das exclusões sucessivas que tivemos [cerca de quatro exclusões em dez minutos]. Algumas delas normais, outras que podíamos ter evitado. De qualquer maneira, estes dois jogos serviram para nós, sobretudo, percebermos melhor quais são algumas debilidades que ainda vamos a tempo de corrigir. Portanto, temos estes dias agora para acertar e para corrigir esses pequenos detalhes. No geral, acho que foi impecável para nós, ou seja, mesmo com alguns condicionalismos conseguimos ser competitivos contra a Alemanha em casa, nos dois jogos e isso para mim é um sinal positivo e eu fiquei muito satisfeito com a participação da nossa seleção nestes dois jogos.”

Sobre estas formações, as mesmas também tiveram momentos de preparação que antecederam a sua participação no Grupo F. O conjunto nórdico disputou a Golden League, na Noruega, onde enfrentou não só a formação da casa, como o Egito e os Países Baixos. Já a Chéquia venceu pela margem mínima o conjunto húngaro fora de portas (25-26) e os gregos saíram derrotados na deslocação à Macedónia do Norte, por 33-30.

Sobre a ordem de jogos apresentada no Grupo F, onde Portugal enfrenta Grécia, Chéquia e Dinamarca, com uma ordem teoricamente crescente de dificuldade:

“[Do fraco para o forte?] Teoricamente é assim mas, neste momento, nós não pensamos nos três jogos, só pensamos no primeiro. Temos vindo a preparar os três jogos, mas os dois primeiros com mais atenção, no entanto, neste momento, nós não vamos falar de mais nenhuma seleção que não seja a Grécia, porque eles também vêm com muita vontade de surpreender, de fazer coisas e é para eles também uma emoção muito forte estar aqui e às vezes nós podemos pensar que é que é fácil mas podemos ser surpreendidos e temos aprendido com isso.”

Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o Men’s EHF Euro 2024 na Alemanha (07/01 a 29/01/2024)

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo F, juntamente com a crónica candidata ao título, Dinamarca, e ainda Chéquia e Grécia, entre 11 e 15 de janeiro, no Olympiahalle de Munique, começando a sua caminhada com o objetivo traçado para o Main Round frente à formação helénica, com transmissão na RTP2.

Men’s EHF Euro 2024

De 10 a 28 de janeiro de 2024, todos os caminhos vão dar à Alemanha para os fãs de andebol de todo o mundo, com 17 dias de competição coloridos e dinâmicos, preenchidos com 65 jogos. A Alemanha acolhe orgulhosamente a primeira edição de um EHF Euro com 24 equipas a decorrer num único país.

A Merkur Spiel-Arena em Düsseldorf, está a preparar-se para bater um recorde de mais de 50.000 espectadores num jogo de andebol no dia 10 de janeiro, no encontro inaugural do EHF Euro 2024 entre França e Macedónia do Norte e, ainda, no frente a frente entre a anfitriã Alemanha e Suíça. Além da Merkur Spiel-Arena, os adeptos do andebol poderão assistir aos jogos do EHF Euro 2024 na Mercedes-Benz Arena de Berlim (14.800 espectadores), na Barclaycard Arena de Hamburgo (13.300), na SAP Arena de Mannheim (13.200), no Olympiahalle de Munique (12.150) e na “Catedral do Andebol” – Lanxess Arena – em Colónia, tradicional palco da Final Four da EHF Men’s Champions League, com capacidade para 18.500 espectadores.

Em paralelo com o Campeonato da Europa, a Federação Europeia de Andebol anunciou o lançamento da primeira Convenção sobre o andebol de base, em Munique, no dia 14 de janeiro e pode encontrar todas as informações aqui.

Particulares com Alemanha
Calendário
04.01.2024 – 15h00 – Alemanha x Portugal, 34-33 (18-14)
06.01.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal, 35-31 (20-15)

Men’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo F
11.01.2024 – 17h00 – Portugal x Grécia, RTP2
13.01.2024 – 17h00 – Chéquia x Portugal, RTP2
15.01.2024 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

O Men’s EHF Euro 2024 tem lugar entre 10 e 28 de janeiro na Alemanha e é o primeiro Campeonato da Europa com 24 equipas a ter lugar no mesmo país. Para consultar o horário completo do EHF Euro 2024 basta clicar aqui.

Patrocinadores Institucionais