EHF European Cup: Madeira SAD com saldo positivo para a segunda mão

PUB

Insulares foram mais fortes e garantiram vantagem mínima no primeiro jogo diante do ATTICGO BM Elche; Jogo da segunda mão terá lugar em Espanha, no próximo dia 20 de janeiro, pelas 18h00 (hora portuguesa).

Com o objetivo de igualar o feito da época passada – alcançar os Quartos de Final da EHF European Cup – o Madeira SAD enfrentou esta tarde de sábado o ATTICGO BM Elche, no jogo relativo à primeira mão dos Last 16, de onde saiu vitorioso por 27-26. O jogo da segunda mão está agendado para o próximo sábado, dia 20 de janeiro, pelas 18h00 (hora portuguesa), em Elche, Espanha.

7 inicial: Isabel Góis, Helen Nascimento, Ivana Mitrovic, Giovana Moniz, Patrícia Rodrigues, Neide Duarte e Rissia Oliveira

Foi a pivô das insulares – Rissia Oliveira – quem inaugurou o marcador no Pavilhão do Funchal, mas a resposta do ATTICGO BM Elche resultou na primeira liderança espanhola (1-2) e Lisa Oppedal assinou a primeira diferença de dois, à passagem do minuto 3′. A formação orientada por António Florido foi tentando responder mas as espanholas foram mais fortes no arranque do encontro e conquistaram cinco golos de vantagem (4-9) ainda dentro dos primeiros 15 minutos, levando o técnico madeirense a parar o encontro.

O Madeira SAD apresentou um sistema defensivo com maior profundidade, que praticamente se transformou numa marcação individual num período de superioridade numérica e que acabou por se refletir no melhor momento das madeirenses, que concretizaram seis golos contra apenas um e devolveram a igualdade ao marcador (10-10).

Dada nova igualdade, foi a vez do técnico espanhol – após perder uma vantagem de cinco golos – parar o encontro, à passagem do minuto 18′. O ATTICGO BM Elche respondeu bem à paragem, com a lateral esquerda Danila Pinto a bisar (10-12). As madeirenses voltaram a igualar (13-13) através de Emiliana Potre, mas foram as espanholas a sair com dois golos de vantagem para o descanso.

Intervalo: 14-16

Neide Duarte reduziu no recomeço do encontro, mas a formação do país vizinho manteve os dois golos de vantagem durante os primeiros cinco minutos (16-18), até que Ivana Mitrovic e Sheila Langa protagonizaram novo parcial positivo por parte das da casa e devolveram a igualdade ao marcador.

Seguiram-se momentos em que as defesas foram sendo superiores aos ataques e o resultado permanecia entre o empate e uma bola favorável à formação do ATTICGO BM Elche. A meio do primeiro tempo, o marcador registava uma igualdade a 20.

Após o 20-21 de Pipy Wolfs, Neide Duarte não foi feliz da marca de 7 metros e, na sequência, Nuria Sempere devolveu os dois golos de vantagem às espanholas, que não acontecia desde o 16-18. Nova investida insular, concluída por Patrícia Rodrigues, refletiu-se em nova igualdade que ‘obrigou’ o técnico da equipa adversária a parar o encontro.

Apesar da paragem, o bom momento das da casa seguiu e Neide Duarte ‘vingou’ o remate falhado com um golo (23-22) que valeu o regresso do Madeira SAD ao comando do marcador – que não acontecia desde o 1-0 – à passagem do minuto 53′.

As madeirenses chegaram aos dois golos de vantagem através de Rissia Oliveira (25-23) e mantiveram a diferença até que Patricia Mendez, da marca de castigo máximo, reduziu para a margem mínima em cima do apito final.

Resultado Final: 27-26
Top Scorer: Danila Pinto – 7 golos

O jogo da segunda mão está agendado para o próximo sábado, dia 20 de janeiro, pelas 18h00 (hora portuguesa), em Elche, Espanha. Além de Madeira SAD, também o SL Benfica disputa os Oitavos de Final em representação da bandeira portuguesa mas, ao contrário das insulares, com a vantagem de jogar os dois encontros em casa, agendados para os próximos dias 19 e 20 de janeiro.

EHF European Cup
Last 16 – 1ª Mão:
13.01.2024 – 17h00 – Madeira SAD x ATTICGO BM Elche, 27-26 (14-16)
19.01.2024 – 18h30 – SL Benfica x AESH Pylea Thessaloniki, BTV
Last 16 – 2ª Mão:
20.01.2024 – 18h00 – ATTICGO BM Elche x Madeira SAD
20.01.2024 – 19h00 – AESH Pylea Thessaloniki x SL Benfica

Patrocinadores Institucionais