Seleção Nacional sub-20: Portugal estreia-se com vitória no Torneio 4 Nações

PUB

Comandados de Carlos Martingo sorriram no duelo de abertura do Torneio que decorre em Ciudad Real, Espanha; Próximo desafio é já esta sexta-feira, frente a Espanha.

7 inicial: Bernardo Almeida, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Gabriel Conceição, Francisco Coelho, José Ferreira e António Machado

Foi um dos mais experientes da geração portuguesa a inaugurar o marcador – Miguel Oliveira – mas os germânicos mostraram desde cedo que o equilíbrio iria ser palavra de ordem e a cambalhota no marcador surgiu ainda dentro dos primeiros dois minutos (1-2). A par de Miguel Oliveira também – e apenas – António Machado participou no Campeonato da Europa sub-20 que decorreu em Portugal, mas ao contrário do lateral esquerdo, o pivô não foi feliz na finalização e Portugal viu a Alemanha alcançar dois golos de vantagem (1-3).

Bernardo Almeida foi dando boa conta de si entre os postes e ajudou os lusos a recuperar a igualdade (3-3), com a assinatura de Gabriel Conceição. José Ferreira teve oportunidade para devolver a liderança aos portugueses mas Julien Buchele levou a melhor e, na resposta, foram os germânicos a sorrir e a regressar ao comando.

Seguiram-se minutos de equilíbrio, com os guardiões de ambas as formações a assumirem destaque, mas à passagem do minuto 20′ foi a vez de Portugal recuperar a vantagem – que não acontecia desde o 1-0 – com o 8-7 de Filipe Monteiro. A Alemanha voltou a aproveitar um erro ofensivo luso para impor um parcial de 0-2 e concretizar nova reviravolta no marcador (11-12). O jogo seguiu com algumas trocas na liderança mas, aquando do descanso, o empate fez jus ao desempenho das formações.

Intervalo: 15-15

No regresso dos balneários, a formação de Carlos Martingo não entrou feliz e viu a turma germânica chegar aos cinco golos de vantagem (16-21) em apenas seis minutos. A reação lusa acabou por surgir, com Nuno Oliveira a concluir um parcial de 5-1, que obrigou o técnico alemão a parar o encontro à passagem do minuto 41′.

O equilíbrio voltou a dominar em Ciudad Real, e foram precisos oito minutos para haver novo golo germânico (22-23), que surgiu pela mão de Connar Battermann. Paulo Guise devolveu a liderança a Portugal (26-25) e Martim Gonçalves colocou os lusos, pela primeira vez, com dois golos de vantagem, o que levou a novo time-out por parte dos germânicos, já dentro dos cinco minutos finais. Deniz Gunes negou o golo aos alemães e ajudou Portugal a selar o triunfo no primeiro duelo do Torneio 4 Nações, que só ficou garantido no último segundo.

Resultado Final: 27-26

Carlos Martingo mostrou-se satisfeito com o resultado e exibição da sua equipa: “Acho que fizemos um jogo bastante conseguido, entrámos na segunda parte com menos intensidade, tomámos piores decisões no ataque e isso permitiu alguns golos fáceis à Alemanha. Após o time-out voltámos a entrar no jogo, mas no global acho que fizemos uma excelente exibição em todos os aspetos do jogo e acho que é uma vitória justa da nossa parte. Podíamos ter garantido o triunfo um pouco mais cedo, mas de qualquer maneira o importante é a vitória sobre a Alemanha.”

Sobre o próximo desafio, diante da Espanha, o técnico luso espera que Portugal volte a estar bem e a ser competitivo: “Sabíamos desde início que qualquer um destes três jogos iria ser extremamente competitivo. Além disso, sabemos que a Espanha é, provavelmente, a melhor seleção do mundo nesta geração e está a jogar em casa, mas estamos preparados para sermos competitivos e realizarmos mais um bom jogo.”

Esta sexta-feira, a Seleção Nacional sub-20 volta a entrar em campo, desta vez para defrontar a seleção anfitriã – Espanha – pelas 15h00 (hora portuguesa). Todos os jogos do Torneio 4 Nações contarão com transmissão em direto no Canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano.

Torneio 4 Nações
Calendário (hora portuguesa):
04.01.2024 – 16h30 – Portugal x Alemanha, 27-26 (15-15)
04.01.2024 – 19h00 – Espanha x França, 33-21 (18-16)
05.01.2024 – 12h00 – Alemanha x França, YouTube RFEBM
05.01.2024 – 15h00 – Espanha x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 17h00 – França x Portugal, YouTube RFEBM
06.01.2024 – 19h30 – Espanha x Alemanha, YouTube RFEBM

Patrocinadores Institucionais