Encontro de Centros de Treino Nacionais juntou 64 atletas em Tavira

PUB

Enquadramento técnico realizado por Paulo Sá (Diretor Técnico Nacional), Nuno Santos e João Varejão (Selecionadores Nacionais sub-18 e sub-16) e cinco outros treinadores; Evento direcionado para atletas sub-16 Masculinos.

Os Centros de Treino Nacionais, que desde o início da época realizam treinos bi-mensais a Norte, Centro, Sul e Algarve/Baixo Alentejo, com atletas sub-16 Masculinos (nascidos entre 2008 e 2009), reuniram, este fim de semana, em Tavira, 64 jovens atletas desta geração, com o objetivo de realizar um momento de avaliação em situação competitiva destes atletas com potencial para as futuras Seleções Nacionais. O evento foi enquadrado no III Torneio de Andebol Cidade de Tavira – Hélder Leal, organizado pela Associação de Andebol do Algarve.

Cada grupo de trabalho realizou três jogos (TxT), em que o modelo competitivo apresentou algumas alterações na sua estrutura habitual, realizando-se, em cada jogo, três partes de 20 minutos, em que o resultado iniciava do zero em cada uma das partes. As indicações eram as seguintes: todas as equipas deveriam utilizar obrigatoriamente o sistema defensivo 5:1 na primeira parte, 6:0 na segunda, sendo livre na terceira parte e todos os atletas deveriam ser utilizados em tempos aproximadamente iguais em todos os jogos.

Havia ainda indicações para os árbitros, de forma a que a sua atuação pudesse condicionar o jogo com o intuito de potenciar comportamentos táticos específicos. Foram ainda realizadas medições antropométricas, testes físicos e análise da situação competitiva e de treino específica de cada atleta.

Na convocatória para o Torneio de Centros de Treino, não foram incluídos alguns atletas que já se encontram referenciados e inseridos nos trabalhos das Seleções Nacionais, abrindo assim espaço à inserção de novos elementos.

O enquadramento técnico foi realizado pelo Diretor Técnico Nacional, Paulo Sá, os Selecionadores Nacionais sub-18 e sub-16, Nuno Santos e João Varejão, e os treinadores Diogo Almeida, João Silva, Miguel Borges, Norberto Cordeiro e Marcelo Cunha (treinador de guarda-redes).

Paulo Sá avalia de forma positiva esta iniciativa: “Esta é uma segunda experiência com este modelo de Encontros, que permitiu um contacto próximo dos Selecionadores Nacionais com estes diferentes grupos de trabalho, potenciar competição de elevado nível e exigência, assim como aferição do nível dos atletas entre as diferentes regiões. A avaliação final é claramente positiva, contudo, iremos agora reunir também com os treinadores dos clubes de forma a melhorar alguns processos e conseguir potenciar ainda mais estes atletas”.

Patrocinadores Institucionais