Campeonato 1ª Divisão Feminina: Emoção garantida na ronda inaugural da Fase Final

PUB

Colégio de Gaia Toyota e ABC UMinho são protagonistas do primeiro Jogo da Semana da Fase Final da principal competição de andebol feminino; SL Benfica e ADA São Pedro do Sul adiam compromisso, devido à participação das Águias nos Quartos na EHF European Cup.

A Fase Final da principal prova de andebol feminino arranca este sábado com dois jogos relativos à 1.ª jornada do Grupo A, onde se definirá o título de Campeão Nacional, bem como a atribuição das quatro vagas europeias – o líder participará na EHF European League (segunda prova mais importante da EHF) e o restante top-4, terá lugar garantido na EHF European Cup em 2024/2025. Já o Grupo B, onde apenas os primeiros dois classificados permanecerão no Campeonato 1ª Divisão Feminina, terá início apenas a 23 de março.

Madeira SAD e CJ Almeida Garrett vão, oficialmente, protagonizar o arranque da Fase Final, em duelo agendado para as 17h00 deste sábado, dia 16 de março. Curiosamente, será a reedição da última jornada Fase Regular, onde as insulares sorriram por 35-25 e, agora, entram nesta fase à procura de manter o registo e consolidar o primeiro posto da tabela classificativa.

Colégio de Gaia Toyota – ABC UMinho

O Jogo da Semana decorre em Vila Nova de Gaia, com as comandadas de Paula Marisa Castro à procura de iniciarem a Fase Final da melhor forma, para fazer ‘esquecer’ os últimos resultados da Fase Regular e aproveitar o impulso conquistado com o triunfo nos Oitavos de Final da Taça de Portugal, no passado dia 9 de março, frente ao ARC Alpendorada Heavy OJP, por 35-19. As gaienses já não venciam desde o dia 6 de janeiro – receção ao SIR 1º de Maio ADA CJB – e esperam regressar às vitórias no Campeonato 1ª Divisão Feminina já este sábado, tal como afirma Bebiana Sabino, pivô das gaienses:

“Perspetivamos um jogo com uma dificuldade elevada, à semelhança dos dois jogos já disputados na primeira fase com o ABC. Mas, aproveitando o fator casa e conseguindo contrariar a eficácia do remate exterior do adversário, acreditamos que estamos em condições para iniciar [a Fase Final] com uma vitória.”

O ABC UMinho, orientado por Fernando Fernandes, também sorriu na Prova Rainha, ultrapassando o Académico FC Ribadouro nos Oitavos de Final, e fechou a Fase Regular do Campeonato com uma vitória – após quatro derrotas consecutivas – conseguindo garantir presença no Grupo A. No arranque da Fase Final, Ester Marques, central das minhotas, afirma que as bracarenses querem estrear-se com uma vitória, apesar de saberem da dificuldade que se avizinha:

“Na primeira fase os dois jogos com o Colégio de Gaia foram de equilíbrio total, mas não conseguimos ganhar nenhum deles – uma derrota por um e um empate. Queremos aproveitar o início da Fase Final para arrancarmos com uma vitória. Sabemos que o jogo vai ser de elevada dificuldade e trabalhamos para corrigir o que falhou nos dois jogos da primeira fase. Estamos com confiança que vamos conseguir a vitória, queremos entrar bem nesta nova fase, estamos focadas e a trabalhar para cumprir os nossos objetivos.”

O mais recente duelo entre os emblemas remonta a dia 17 de dezembro e terminou com uma divisão de pontos – empate a 25 golos. No primeiro confronto entre Colégio de Gaia Toyota e ABC UMinho da época – curiosamente na Jornada 1 da Fase Regular do Campeonato 1ª Divisão Feminina – foram as gaienses a sorrir, pela margem mínima (26-25) e, por isso, as expectativas estão em alta para o Jogo da Semana, que pode acompanhar em direto e exclusivo na andeboltv, ou no Pavilhão do Colégio de Gaia, este sábado pelas 18h00.

SL Benfica e ADA São Pedro do Sul têm encontro marcado à Jornada 1, no entanto devido à participação das Encarnadas na EHF European Cup, o duelo com as sampedrenses foi adiado para nova data.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 1ª Jornada
16.03.2024 – 17h00 – Madeira SAD x CJ Almeida Garrett, andeboltv
16.03.2024 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x ABC UMinho, andeboltv
*a definir – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul

Patrocinadores Institucionais