Campeonato Placard Andebol 1: Águias vencem na receção ao Vitória FC

PUB

SL Benfica soma três pontos frente à formação sadina no arranque da Jornada 21 e ascende temporariamente ao segundo lugar na tabela classificativa, com mais um jogo que FC Porto; Esta sexta-feira Sporting CP joga em Avanca.

A Jornada 21 do Campeonato Placard Andebol 1 arrancou na Capital, com o SL Benfica a receber o lanterna vermelha do Campeonato – Vitória FC – que recentemente perdeu o seu treinador principal, Luís Monteiro, conforme informação oficial do clube sadino. Foi Francisco Bacalhau quem assumiu o leme da equipa que deu boa conta de si no arranque do encontro. Apesar de Demis Grigoras ser o primeiro a marcar, Duarte Pereira não permitiu que o SL Benfica fugisse desde logo no marcador (2-2).

Ander Izquierdo abriu o ativo para um parcial de 3-0, concluído por Afonso Mendes que, à passagem do minuto sete, colocou as Águias com três golos de vantagem (5-2). Jota Gonzalez apostou num sistema defensivo profundo que ia causando algumas dificuldades à primeira linha do Vitória FC e, com isso, os Encarnados conseguiam concretizar em contra-ataque por diversas ocasiões. Apesar do sucesso defensivo dos homens da casa, também do outro lado havia quem assumisse protagonismo… o guardião Pedro Tonicher parou diversas investidas e ajudou os sadinos a reduzir a diferença no marcador (10-8).

Com 21 minutos decorridos Jota Gonzalez levou o primeiro cartão verde à mesa e o islandês Stiven Valencia bisou na sequência, garantindo a maior diferença até então, de quatro golos (12-8). A resposta sadina surgiu de imediato, através de Alexandre Pereira (2) e Nuno Roque, e o resultado regressou à margem mínima para, na reta final da primeira parte, os encarnados regressarem aos três golos à maior.

Intervalo: 14-11

Entrada a todo gás no segundo tempo por parte das Águias – parcial de 4-1 – refletiu-se numa vantagem de seis golos (18-12) dificultando as aspirações sadinas, ao minuto 34′. Apesar da boa entrada encarnada, o Vitória FC não baixou a guarda mas Nikola Zoric ia negando a redução no marcador. O reforço para a ponta direita, Christopher Hedberg, a realizar o terceiro jogo após lesão, assinou nova maior vantagem para os homens da casa, de sete golos (23-16) e o técnico espanhol, Jota Gonzalez, ia aproveitando para dar minutos aos atletas mais jovens.

Gustavo Sousa, fez o seu terceiro golo no principal escalão do andebol português à entrada dos últimos dez minutos, altura em que Miguel Mendes se estreou no Campeonato Placard Andebol 1, quatro dias depois de completar 16 anos. O central, irmão do ponta direita Afonso Mendes, foi chamado a converter um livre de 7 metros, mas foi o jovem internacional por Portugal, Gonçalo Morgado, quem levou a melhor. Francisco Bacalhau pediu um time-out à passagem do minuto 52′, mas a superioridade encarnada acabou por prevalecer até ao apito final.

Resultado Final: 31-22

A 21.ª jornada continua esta sexta-feira, com o líder, Sporting CP, a deslocar-se ao Norte do país para medir forças com a Artística de Avanca Bioria (11.º). Para o dia 9 de março, sábado, estão agendados três duelos, entre os quais o Jogo da Semana, que vai opor FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, atuais 9.º e 10.º colocados, respetivamente, que ainda ambicionam evitar entrar nas contas da manutenção, entenda-se, garantir o Grupo B, mas apenas um deles o poderá conseguir. A partir das 15h00 arranca o ‘sempre escaldante’ clássico entre ABC UMinho (4.º) e Águas Santas Milaneza (6.º), que terá transmissão em direto n’A Bola TV; e há ainda para ver o Vitória SC x CF Os Belenenses, que começa às 18h00 e terá influência no duelo de Vila Nova de Gaia.

O duelo entre FC Porto (2.º) e Marítimo Madeira Andebol SAD (5.º), referente à 21.ª jornada, ainda não tem data definida.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 21ª Jornada
07.03.2024 – 18h00 – SL Benfica x Vitória FC, 31-22 (14-11)
08.03.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Sporting CP, andeboltv
09.03.2024 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza, A Bola TV / andeboltv (diferido às 16h30)
09.03.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
09.03.2024 – 18h00 – Vitória SC x CF Os Belenenses, andeboltv
a definir – FC Porto x Marítimo Madeira Andebol SAD

Patrocinadores Institucionais