EHF European Cup: Águias saem da Eslováquia em desvantagem

PUB

SL Benfica perdeu este domingo no terreno do MSK IUVENTA Michalovce, em jogo a contar para a primeira mão das Meias Finais da terceira prova europeia; Jogo decisivo da eliminatória de acesso à grande Final está agendado para o dia 28 de abril, em Lisboa.

O SL Benfica foi até à Eslováquia sofrer uma derrota frente ao campeão local, o MSK IUVENTA Michalovce, na primeira mão das Meias Finais da EHF European Cup que, ainda assim, não desfaz o sonho encarnado de alcançar a grande Final de uma competição europeia, numa época que é já histórica no capítulo internacional. O resultado final foi de 30-28 frente a uma experiente equipa eslovaca que está nas Meias Finais desta competição pela segunda temporada consecutiva.

Numa Chemkostav Arena cheia, o MSK IUVENTA Michalovce abriu o ativo e cedo alcançou uma vantagem de dois golos (3-1) que dois conseguindo segurar durante uma longo período, até Adriana Lage, pivô e capitã do SL Benfica, voltar a colocar tudo ‘a zeros’ (7-7), aos 17 minutos. No entanto, alguns erros no ataque e uma eficácia lusa abaixo do esperado, permitiram ao conjunto eslovaco chegar a uns inéditos três golos à maior, a cinco minutos do intervalo (12-9), margem que prevaleceu após os primeiros 30 minutos na pequena cidade de Michalovce, situada a 30km da fronteira ucraniana.

Intervalo: 14-11

Já na segunda metade, o MSK IUVENTA Michalovce precisou de seis minutos para aumentar a diferença para quatro golos (17-13), o SL Benfica encurtou para dois (17-15), mas rapidamente voltou a ver o adversário distanciar-se e a gestão do resultado tornou-se ligeiramente mais tranquila para a equipa da casa, com as Águias ainda a sentirem dificuldades. Aos 45 minutos, depois de muita insistência, as comandada de João Alexandre Florêncio reduziram novamente a desvantagem para dois golos (22-20), pela mão de Nádia Rodrigues. A guarda-redes brasileira da equipa eslovaca, Naira Mendes de Almeida (11 defesas em 60 minutos – 34% de eficácia), revelou-se decisiva na missão de defender a vantagem que, até ao final, foi oscilando entre os dois e os três golos, sem que o SL Benfica tivesse uma janela de oportunidade para reverter o cenário.

Resultado Final: 30-28

A ucraniana Viktoriya Borshchenko foi a principal figura do SL Benfica, com sete golos marcados, os mesmos da compatriota Iryna Kompaniiets e da eslovaca Veronika Habánková, ambas do MSK IUVENTA Michalovce.

O jogo da segunda mão está agendado para o próximo domingo, dia 28 de abril, no Pavilhão n.º2 da Luz, em Lisboa.

EHF European Cup
Meias Finais – Calendário (hora portuguesa):
1ª Mão
20.04.2024 – 16h00 – MSK IUVENTA Michalovce x SL Benfica, 30-28 (14-11)
28.04.2024 – 15h00 – SL Benfica x MSK IUVENTA Michalovce, BTV

Patrocinadores Institucionais