IHF Women’s U20 Wch: Portugal inserido no Grupo G

PUB

Seleção Nacional sub-20 Feminina conheceu este sábado os adversários da Fase de Grupos do Mundial 2024: Montenegro, Guiné e Uzbequistão; Competição decorrerá entre os dias 19 e 30 de junho na Macedónia do Norte.

O sorteio do IHF Women’s Junior (U20) World Championship 2024 – que terá lugar na Macedónia do Norte de 19 a 30 de junho – decorreu este sábado e contou com transmissão em direto no YouTube oficial da IHF, e ditou que Montenegro, Guiné e Uzbequistão serão os adversários de Portugal na Fase de Grupos do Campeonato do Mundo.

As Lusas, que conquistaram o quarto lugar no W19 EHF Euro 2023, foram a sorteio no Pote 1, juntamente com Hungria, Dinamarca e Roménia – restante top-4 do último Campeonato da Europa – e, ainda, Suécia, Angola, França e Suíça.

2024 IHF Women’s Junior World Championship – Potes

Pote 1: Hungria, Dinamarca, Roménia, Portugal, Suécia, Angola, França, Suíça
Pote 2: República da Coreia, Montenegro, Holanda, Noruega, Macedónia do Norte, Alemanha, República Checa, Egipto
Pote 3: Guiné, Islândia, Espanha, República Popular da China, Argentina, Tunísia, Brasil, Japão
Pote 4: Chile, Taipé Chinês, República Islâmica do Irão, México, Estados Unidos da América, Argélia, Uzbequistão, vaga em aberto*

Um total de 15 seleções europeias vão participar no Campeonato do Mundo, juntamente com seis asiáticas, cinco africanas, três da Confederação da América do Sul e Central e, ainda, duas equipas da Confederação da América do Norte e Caraíbas. *Existe ainda uma vaga em aberto, uma vez que a Federação de Andebol do Continente da Oceânia não irá participar.

O sorteio, em conformidade com as regras e regulamentos da IHF, distribuiu numa primeira fase as equipas do pote 4, seguidas das seleções do pote 3 e das equipas do pote 1. A Macedónia do Norte – país anfitrião – tem a prerrogativa de escolher o seu grupo, sendo posteriormente sorteadas as outras equipas do pote 2.

2024 IHF Women’s Junior World Championship – Grupos

Grupo A – Roménia, Países Baixos, Brasil, República Islâmica do Irão
Grupo B – Suíça, Egito, Tunísia, Chile
Grupo C – Hungria, República da Coreia, Argentina, México
Grupo D – Dinamarca, Noruega, Japão, Taiwan
Grupo E – Suécia, Chéquia, China, Argélia
Grupo F – França, Alemanha, Espanha, vaga em aberto*
Grupo G – Portugal, Montenegro, Guiné, Uzbequistão
Grupo H – Angola, Macedónia do Norte, Islândia, Estados Unidos da América

José António Silva, Selecionador Nacional, reagiu ao sorteio, realçando as fortes possibilidades de alcançar o Main Round e fazer mais uma boa campanha no comando da geração que foi top-4 no último Campeonato da Europa:

“É uma reação ainda muito quente, visto que só agora tivemos acesso às equipas que vamos enfrentar na primeira fase. É inegável que me parece um sorteio que nos abre boas possibilidades de passar à segunda fase, ao Main Round. Sendo cabeças de série, sabíamos que pelo menos evitaríamos algumas das equipas mais cotadas e isso naturalmente verificou-se. Neste momento, e apesar de já termos algum conhecimento relativo a algumas das equipas, a principal dificuldade reside na recolha da informação relativamente aos nossos adversários. Vamos começar desde já a trabalhar nesse aspeto. Estou convencido que quando o Campeonato do Mundo se iniciar, já estaremos devidamente identificados com os pontos fortes e os pontos menos fortes de todos os adversários que nos calharam. No entanto, é importante referir que o mais significativo é o percurso que estas atletas têm de cumprir para chegar mais tarde à Seleção A. Esse é o objetivo fundamental do trabalho das seleções jovens. Interessa, portanto, que elas continuem a trabalhar bem nos seus clubes, de maneira a que consigam explorar todo o potencial que demonstram.”

O 2024 IHF Women’s Junior World Championship terá lugar na Macedónia do Norte, de 19 a 30 de junho.

Patrocinadores Institucionais