IHF World Championship 2025: Máxima prontidão para receção ao conjunto balcânico

PUB

Heróis do Mar têm pela frente a Bósnia e Herzegovina na primeira mão do Play-Off para o Campeonato do Mundo do próximo ano, esta quinta-feira, em Guimarães, pelas 19h30; Bilhetes à venda!

Portugal segue com a motivação em alta após mais um dia de trabalho na Cidade Berço naquela que será a última semana internacional de 2023/2024, em virtude do conjunto luso ter falhado o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os comandados de Paulo Pereira são cabeças de série neste Play-Off para o próximo Mundial, que vai apurar 11 seleções para esta competição, que terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, em janeiro de 2025.

Recorde-se que, nas participações recentes, a Seleção Nacional terminou na 13.ª posição, em 2023, e três postos acima, em 2021, no Egipto. A formação das Quinas almeja a terceira qualificação consecutiva para o IHF World Championhsip, no qual Portugal já participou por cinco ocasiões em toda a história.

Para alcançar este feito, os Heróis do Mar terão que levar de vencida a formação da Bósnia e Herzegovina no agregado dos dois jogos do Play-Off, sendo que o primeiro terá lugar em Guimarães, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranenses, esta quinta-feira, pelas 19h30 e, posteriormente, no domingo, na cidade de Tuzla, a terceira maior cidade daquele país dos Balcãs.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional de 59 anos, acredita ter uma formação mais forte do que o conjunto balcânico mas não o subestima: “Claro que assumimos o favoritismo. Se não nos conseguirmos apurar para o play-off, é um autêntico fracasso, embora o fracasso esteja sempre a caminho do êxito. Não se pode ganhar sempre. Não se vai perder sempre. Obviamente, somos favoritos. É importante eles sentirem que não nos podem ganhar. Às vezes, o resultado pode não ser exatamente o espelho do que acontece no jogo. Temos de os fazer sentir que somos melhores. A partir daí, se tudo acontecer normalmente, vamos vencer, esperando a maior margem possível”

Esta formação balcânica, recorde-se, não é apurada para um Campeonato do Mundo desde 2015, altura em que foi ao Qatar, vencendo o Grupo 5 de qualificação, onde estava Portugal e, posteriormente, venceu no Play-Off a famosa Islândia, pela margem mínima. Nesta participação, a Bósnia e Herzegovina apenas somou uma vitória, na estreia frente ao Irão, tendo sido afastada precocemente da prova.

Confronto direto

O histórico de confrontos entre Portugal e Bósnia e Herzegovina é fácil de descrever, com apenas três jogos oficiais a registar. Os dois primeiros duelos de sempre entre as as duas Seleções Nacionais foram referentes, tal como agora, à qualificação para o Campeonato do Mundo, no caso de 2015, mas antes do derradeiro Play-Off.

Portugal, Bósnia e Herzegovina, Letónia e Estónia disputaram o Grupo 5 da qualificação e à 3.ª jornada, a 3 de novembro de 2013, os bósnios venceram por 31-29, na sua capital, Sarajevo.

Mais tarde, na última jornada e já com as ambições desfeitas fruto de um percalço com a Letónia pelo meio, Portugal vingou o desfecho do primeiro jogo e venceu a Bósnia e Herzegovina a 12 de janeiro de 2014, em Mafra. A seleção bósnia haveria de passar em primeiro e avançar para o Play-Off, tendo vencido a Islândia, e apurado-se para o Mundial de 2015… pela primeira e última vez até aos dias de hoje.

A última vez que as duas Seleções Nacionais cruzaram caminhos foi precisamente seis anos depois, a 12 de janeiro de 2020, desta vez a contar para o Grupo D do Campeonato da Europa. Os Heróis do Mar venceram por 27-24, para garantirem o segundo lugar do grupo e avançarem para aquela que viria a ser uma caminhada histórica, que culminou com o 6.º lugar.

Hoje, tal como em 2013/2014, Portugal e Bósnia e Herzegovina voltam a disputar a presença num Campeonato do Mundo, mas agora diretamente no Play-Off, sem terem que passar por uma primeira etapa de qualificação. Pelo passado recente, o favoritismo pertence aos Lusos neste quarto duelo da história entre as duas seleções.

Ones to Watch

Os gémeos de Maglaj e um atirador ambidestro são as principais armas do conjunto dos Balcãs. Ao contrário de Portugal, a Bósnia e Herzegovina é uma seleção com uma média de idades elevada e é na qualidade de jogadores experientes que reside a ameaça maior.

Benjamin Burić, guarda-redes de 33 anos, atua no SG Flensburg-Handewitt (Alemanha). Um gigante de 1.96m que dispensa apresentações e que figura num dos melhores clubes alemães há seis épocas consecutivas, onde tem um estatuto bem vincado.

Senjamin Burić, pivô de 33 anos, atua no Skjern Håndbold (Dinamarca). Companheiro de equipa de Joaquim Nazaré, é o único do plantel a atuar na Escandinávia, tendo já passado por clubes de renome com o HBC Nantes, onde jogou lado a lado com o lateral Alexandre Cavalcanti. Sabe tirar o melhor partido dos seus 100kg e quase 2 metros.

Marko Panić, lateral de 33 anos, atua no Montpellier HB (França). Preferencialmente canhoto mas destro quando assim o justifica, um recurso ao alcance de poucos. Saiu dos bósnios do RK Borac em 2012/2013 e aterrou no Chambéry HB, onde esteve durante cinco épocas. Depois de passagens pouco felizes por Polónia e Bielorrússia, regressou a França para encontrar Gilberto Duarte no Montpellier HB, em 2021/2022, e por lá permanece.

Os organizadores do IHF Men’s World Championship 2025 (Croácia, Dinamarca e Noruega) já se encontram qualificados, assim como, França, Alemanha e Suécia (as três equipas melhor classificadas do EHF Euro 2024). As restantes 22 equipas disputam o Play-Off, de 8 a 12 de maio de 2024.

Bilhetes já disponíveis!

A BOL.pt disponibilizou a venda online dos bilhetes para o jogo Portugal x Bósnia e Herzegovina. Cada ingresso tem um custo de 12€ e já pode adquirir o seu AQUI ou através de venda presencial no dia de jogo a partir das 10h00 na bilheteira do Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.

Os pedidos de acreditação para o jogo da primeira mão, em Guimarães, deverão ser feitos AQUI.

IHF World Championship 2025 Play-Off
Calendário (hora portuguesa):
09.05.2024 – 19h30 – Portugal x Bósnia e Herzegovina, RTP 2
12.05.2024 – 16h00 – Bósnia e Herzegovina x Portugal, RTP 2

O Campeonato do Mundo de 2025 terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 e 2 de fevereiro do próximo ano.

Patrocinadores Institucionais