Seleção Nacional sub-20: Derrota com a Dinamarca na despedida da Maia

PUB

Portugal perdeu por 22-27 no último encontro do Torneio Internacional da Maia, em mais um momento de preparação para o Campeonato da Europa da geração, que terá lugar em julho deste ano, na Eslovénia.

Depois da derrota com a Espanha no jogo inaugural do Torneio Internacional da Maia, Portugal ‘assistiu da bancada’, esta sexta-feira, o embate entre os nuestros hermanos e a Dinamarca, que terminou com triunfo espanhol por 43-41. Este sábado, dia em cheio para os muitos treinadores presentes no Seminário (+info abaixo), foi a vez da Seleção Nacional sub-20 defrontar os nórdicos, na despedida da cidade da Maia.

7 inicial: Vasco Teixeira, João Magalhães, Ricardo Rocha, Filipe Monteiro, Francisco Coelho, Afonso Mendes e Ricardo Brandão

Depois de um ataque desperdiçado para cada lado, foram os dinamarqueses os primeiros a marcar – por duas ocasiões – mas, na sequência Filipe Monteiro reduziu (1-2). No entanto, a Seleção Nacional sub-20 ia apresentando algumas dificuldades em ultrapassar a defesa nórdica e o seu guarda-redes, Simon Lundorf, e a diferença chegou aos quatro golos (1-5) dentro dos primeiros oito minutos. Até que, após um roubo de bola na defesa, foi através de um contra-ataque que, desta vez, Filipe Monteiro voltou a ser protagonista (2-5).

Paulatinamente os Lusos foram melhorando, apoiados na sua coesão defensiva – e no contributo do guardião Vasco Teixeira – acabaram por impor um parcial de 3-0 e reduzir até à margem mínima, à passagem do minuto 15′. O bom momento português teve uma quebra e foi a vez dos dinamarqueses retribuírem com três golos consecutivos e recuperar a maior vantagem até então (5-9), levando Carlos Martingo a parar o encontro à passagem do minuto 17′.

Portugal voltou a reagir e reduziu até à margem mínima (10-11) e ‘obrigou’ a nova paragem técnica, desta vez, pedida pelo treinador dinamarquês. Apesar da paragem nórdica, foram os Lusos a aproveitar melhor e a igualdade acabou por surgir a 12 golos, pela mão do guarda-redes Vasco Teixeira. A Dinamarca respondeu com dois golos consecutivos e Filipe Monteiro fechou a primeira parte.

Intervalo: 13-14

Foi o central do ABC UMinho a marcar novamente no retomar do encontro e Xavier Barbosa assinou a primeira vantagem lusa (15-14). Apesar da boa entrada dos comandados de Carlos Martingo, a cambalhota no marcador acabou por surgir (17-18) mas, a jogar em 7×6, os dinamarqueses iam apresentando algumas dificuldades para ultrapassar a defesa portuguesa e houve tempo técnico nórdico à passagem do minuto 43′.

A Dinamarca reagiu e voltou aos três golos de vantagem (19-22) e foi a vez de Carlos Martingo levar o cartão verde à mesa. No entanto, foram os nórdicos a melhorar e a alcançar – pela primeira vez – os cinco golos de diferença (19-24) com a assinatura de Mads Lauridsen, a dez minutos do descanso. A distância entre as formações chegou aos sete (19-26) e Portugal não conseguiu evitar a derrota. Afonso Mendes fechou o encontro com a redução para cinco golos.

Resultado Final: 22-27

Carlos Martingo, Selecionador Nacional, agradeceu à Câmara Municipal da Maia a “organização de mais um excelente torneio com excelentes condições” e, apesar das duas derrotas, faz um balanço positivo no que toca à preparação da Seleção Nacional sub-20 para o Campeonato da Europa e destacou o regresso de Ricardo Rocha – titular nesta tarde de sábado – afastado do grupo por lesão durante um longo período:

“Os objetivos deste estágio foram cumpridos. É evidente que queríamos ter ganho os dois jogos, mas de qualquer maneira, o empenho e atitude dos atletas foi boa. Aproveitámos para reintegrar o Ricardo (Rocha) após praticamente dois anos de ausência. (…) Infelizmente, mais uma vez tivemos a ausência de alguns atletas quer por lesão, quer por doença. E face às contingências, penso que o nível que apresentámos hoje, durante um hiato maior de tempo do que na quinta feira, acho que jogámos a um excelente nível. Defrontámos duas das melhores seleções do mundo, se não mesmo as melhores seleções do mundo, e mostrámos que nos podemos bater com elas e isso é um ótimo indicador para o Campeonato da Europa que aí vem, e para o qual teremos ainda bastante tempo para preparar e para nos apresentarmos com toda certeza, a um nível bom.”

Marcaram presença na Cerimónia de Encerramento Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, Paulo Queirós, Chefe Divisão do Desporto da Câmara Municipal da Maia e Manuel Cruz, Presidente da Associação Atlética de Águas Santas.

Seminário para Treinadores de Andebol

O Seminário para Treinadores de Andebol, que decorreu em paralelo com o Torneio Internacional da Maia, contou com ‘casa cheia’ este sábado. Foram abordados temas como “O que pode melhorar na formação de Base do atleta para uma melhor integração no escalão seniores“; “O treino nos escalões sub-12 e Sub 10“; “Como organizar um Mega Festand“ e “Integração do atleta de formação na equipa sénior“. A moderação foi feita por Tiago Cunha – treinador do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR – e como preletores estiveram presentes dos quadros das Seleções Nacionais Carlos Martingo e Ricardo Candeias, os treinadores do Campeonato Placard Andebol 1 Marco Sousa (Águas Santas Milaneza) e Filipe Magalhães (ABC UMinho) e, ainda, Bárbara Baião, Treinadora de Formação na AA Águas Santas, Mário Santos e Óscar Freitas, Coordenadores de Formação do AC Fafe.

Carlos Martingo, técnico da Seleção protagonista do Torneio Internacional da Maia, destacou a forte adesão ao Seminário, que contrastou com a ausência de treinadores a assistir aos treinos da seleção: “Relativamente ao Seminário, foi extremamente agradável verificar a adesão de bastante gente a este tipo de momentos de partilha. Os nossos treinos, bem como o de todas as Seleções Nacionais são momentos abertos a todos, e é uma pena que os treinadores não aproveitem estas portas abertas a toda a comunidade do andebol.”

Torneio Internacional da Maia
Calendário (hora portuguesa):
09.05.2024 – 21h30 – Portugal x Espanha, 29-36 (14-21)
10.05.2024 – 19h30 – Espanha x Dinamarca, 43-41 (18-19)
11.05.2024 – 18h00 – Portugal x Dinamarca22-27 (13-14)

O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Celje (Eslovénia) entre 10 e 21 de julho de 2024 e a Seleção Nacional sub-20 vai ter como adversários as congéneres da Alemanha, da Sérvia e da Grécia, no Grupo B da Ronda Preliminar.

Patrocinadores Institucionais