Mais de 1000 crianças invadiram espaços culturais de norte a sul do país – passando pela ilha da Madeira – numa verdadeira simbiose entre o desporto e o nosso património cultural, na forma do evento “Andebol & Cultura”, promovido pela Federação de Andebol de Portugal com a preciosa colaboração das Associações Regionais. Direcionado aos mais novos, o evento tem como objetivo levar o Andebol para as ruas, praças e jardins do nosso país, junto a monumentos ou outros espaços culturais relevantes, dando a conhecer a nossa modalidade junto da população e, simultaneamente, atrair mais praticantes. A primeira edição do “Andebol & Cultura” aconteceu em 2019 e, após uma interrupção devido à pandemia, retomou em 2022 para a maior edição até agora registada, tendo contado com um aumento substancial de Cidades, Associações Regionais, Clubes e participantes associados à iniciativa.
Entre os dias 9 e 11 de junho, passando pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, foram cerca de 1.040 jovens a levar o Andebol às ruas e a conhecer algum do património cultural. No dia 9 de junho, a Praça do Povo, no Funchal, reuniu cerca de 160 jovens. No dia 10, a Praça da República em Braga, a Plataforma das Artes em Guimarães, o Castelo de Castelo Branco, o Mosteiro da Batalha e o Museu do Quartzo em Viseu contabilizaram aproximadamente 680 crianças e esta terça-feira, terão sido aproximadamente 200 jovens atletas a visitar o Castelo de Alter do Chão e o Jardim de Ponte de Sor, em Portalegre.
Fique a conhecer as datas e os locais que ainda vão receber o “Andebol & Cultura”:
Museu da Agricultura, Fermentões – CCR Fermentões
Castelo de Santa Maria da Feira – CD Feirense
Parque de Lazer do Castelinho, Vila Nova de Cerveira – CA Caminha
Palácio de Mateus, Vila Real – GD Bairro Latino
Mosteiro de Cárquere, Resende – CD Anreade
Multiusos de Lamego – AC Lamego
Sé, Guarda – Guarda UD IPG
Vulcão dos Capelinhos, Faial
A organização do evento está a cargo das Associações Regionais de Andebol de cada distrito, pelo que os interessados deverão contactar a respetiva Associação de Andebol para obter mais informações.