Andebol em Cadeira de Rodas: APD Porto revalida título de Campeão Nacional

Formação portuense volta a vencer a APD Leiria na grande final e volta a somar o título nesta vertente, em Alcobaça, juntando este troféu ao de Campeão Nacional de ACR4.

Alcobaça recebeu o Campeonato Nacional de ACR6 que viu a APD Porto erguer o troféu de Campeão Nacional, nesta tarde de sábado, em mais um duelo entre APD Leiria e APD Porto na grande final. Formação portuense voltou a conquistar o mesmo título que em 2023, numa final que teve os protagonistas habituais do Andebol em Cadeira de Rodas – APD Leiria e APD Porto – que mais uma vez mediram forças para a conquista de um troféu.

O conjunto portuense soma assim o Campeonato Nacional de ACR6 ao de ACR4, às duas Taças de Portugal e, ainda, à Supertaça em ACR6 tendo sido um ano quase perfeito para a APD Porto nesta vertente da modalidade.

Nesta edição do Campeonato Nacional de ACR6, que teve lugar em Alcobaça, foi a APD Leiria a primeira equipa a chegar à final, ao derrotar o conjunto da APD Figueira da Foz / Os Coxos, por 19-12, com um jogo bem controlado e que teve em Iderlindo Gomes o melhor marcador da partida.

De seguida, foi a vez da APD Porto – detentora do troféu em 2023 – alcançar a grande final ao vencer o CMRRC Rovisco Pais, num jogo com uma segunda parte de sentido único, onde Rodrigo Vieira e Adriano Mendes, ambos com quatro golos, foram os melhores marcadores.

Já no primeiro encontro de classificação entre Clube Naval Setubalense Caixiduarte e CPSB Messines foi o conjunto sadino a vencer, conquistando assim o quinto lugar do Campeonato Nacional de ACR6, numa partida em que a estrela foi Samba Djedjo, com 13 golos da equipa adversária.

No encontro de apuramento da medalha de bronze, que opôs APD Figueira da Foz / Os Coxos e CMRRC Rovisco Pais foi a formação da APD que conseguiu estar melhor no encontro, vencendo por 19-13 e tendo em Luís Silva o artilheiro do encontro, com 12 tentos certeiros.

Na grande final, foi a APD Porto que começou por marcar mas o conjunto leiriense conseguiu igualar, mas por pouco tempo, já que a formação do norte voltou a passar para o comando e chegou mesmo ao 5-1. Quando faltavam menos de 10 minutos para o descanso, o conjunto local ainda conseguiu reduzir a diferença (5-7) e, com o desenrolar do encontro baixou para a margem mínima mas os portuenses voltaram a ampliar para três (6-9). Na segunda metade, a APD Porto foi conseguindo manter a liderança e não deu oportunidade ao adversário para conseguir recuperar e acabou por vencer por 16-20, conquistando assim o título de Campeão Nacional de ACR6.

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes Joaquim Escada, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, João Costa, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, José Mendes, Assessor do Presidente da Câmara de Alcobaça, Isabel Fonseca, Presidente da Junta de Freguesia de Alcobaa e Vestiaria, Patrícia Dinis, Presidente da Associação de Andebol de Leiria, Rosário Simões, Presidente do Cister SA e Maria José Ruivo, Presidente da APD Leiria.

Campeonato Nacional de ACR6 – Fase Final
Calendário
Meias Finais
29.06.2024 – 10h30 – APD Leiria x APD Figueira da Foz / Os Coxos, 19-12 (11-6)
29.06.2024 – 12h00 – APD Porto x CMRRC Rovisco Pais, 16-4 (8-4)
5.º/6.º Lugar
29.06.2024 – 14h30 – Clube Naval Setubalense Caixiduarte x CPSB Messines, 18-10 (11-6)
3.º/4.º Lugar
29.06.2024 – 16h00 – APD Figueira da Foz / Os Coxos x CMRRC Rovisco Pais, 19-13 (7-4)
Final
29.06.2024 – 17h30 – APD Leiria x APD Porto, 16-20 (6-9)

Patrocinadores Institucionais