Chegou ao fim a terceira edição do Euro Hand 4 All, o primeiro e único torneio europeu de Andebol em Cadeira da Rodas realizado em França, mas desta vez com um desfecho diferente das outras duas: Portugal perdeu na Final diante da Espanha, no desempate por livres de 7 metros e sai de Lyon com a medalha de prata.
Ricardo Queirós foi eleito o Melhor Jogador Masculino do torneio.
Os Campeões do Mundo e da Europa entraram a vencer (1-0), a Espanha respondeu e deu a volta ao marcador (1-2) e à passagem dos cinco minutos foi a vez de Rodrigo Vieira iniciar e finalizar um parcial de 3-1 para voltar a colocar Portugal na dianteira (4-3) – o atleta de 24 anos estava em destaque nesta atura ao assinar três dos quatro golos lusos.
Aos 9′ a seleção país vizinho pediu time-out depois de Portugal ter aumentado a contagem para 6-3 e paragem fez bem à Espanha, que conseguiu reduzir para o mínimo (6-5), três minutos depois, numa fase em que o jogo se tinha tornado mais combativo e intenso.
O guarda-redes português, Daniel Pereira, mostrava-se a um nível e ajudou Portugal a voltar ao patamar dos três golos, antes de nova investida da Espanha, que levou o mínimo para o intervalo.
Intervalo: 9-8
A etapa complementar arrancou com o golo do empate (9-9) e após sete minutos Portugal voltou a crescer para chegar ao 14-11, o que motivou um pedido de time-out do treinador espanhol.
Com muita determinação, os espanhóis colocaram Portugal em sentido após concretizarem um parcial de 0-3 para voltar a anular a diferença (14-14) e trazer uma indecisão extrema à grande de Final.
Entre aproximações e fugas no marcador, as duas equipas encaixaram-se até ao fim e foi preciso recorrer ao desempate por livres de 7 metros, que ficou marcado por vários remates defensivos por ambos os guarda-redes e, no fim, foi a Espanha a agradecer à sorte para festejar a primeira conquista do troféu Lyon.
Resultado Final: 21-22 (19-19 no fim do tempo regulamentar)
Para alcançar a Final, a Seleção Nacional derrotou a congénere dos Países Baixos por 16-9, num jogo controlado do início ao fim e que ao intervalo já traduzia o domínio luso, com 9-3 no marcador.
Danilo Ferreira assume a responsabilidade de Portugal não ter conseguido erguer novamente o troféu, mas desvaloriza o peso da derrota que já não acontecia num jogo oficial na vertente de 6×6 há seis anos: “O balanço do torneio para o desenvolvimento do Andebol em Cadeira de Rodas penso que é positivo. As condições que as pessoas do staff do torneio nos permitem ter são de altíssimo nível. Quanto à Final, nós tivemos o jogo controlado, jogámos bem, tivemos algumas falhas técnicas e, no momento mais decisivo, falhámos um ou outro remate que permitu à Espanha aproximar-se. Mas isto é fruto do tempo que tivemos de treino, da maneira que vamos preparando a Seleção Nacional, nunca são as condições ideais, mas Portugal pode e deve estar orgulhoso destes atletas da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas que não perdiam um jogo desde o torneio na Croácia em 2018 (ACR6). Acho que nada possa apontar a estes atletas e, como é lógico, a derrota na Final deste torneio, que é apenas isso, é completamente do Selecionador Nacional, que sou eu.”
Em tempos de transição e transformação da Seleção Nacional, o líder da equipa Campeã do Mundo e da Europa mostra-se satisfeito com a evolução dos atletas: “Dizer também que foi positivo a nossa participação, porque houve atletas que, por norma, são menos utilizados, e aqui tiveram a possibilidade de jogar muito tempo num contexto internacional, que é completamente diferente dos nossos campeonatos nacionais. A ansiedade, a pressão de representar o nosso país é completamente diferente e só assim eles vão crescer e vão aproximar-se do nível que nós queremos ter, que passa por estarmos sempre presentes nos momentos de decisão em tudo que entramos.”
Euro Hand4All 2024 – Lyon
Calendário (hora portuguesa):
Fase de Grupos
20.06.2024 – 19h30 – França x Portugal, 7-16 (5-9)
21.06.2024 – 13h00 – Portugal x Noruega, 11-4 (8-3)
Meias Finais
22.06.2024 – 08h30 – Portugal x Países Baixos, 16-9 (9-3)
Final
22.06.2024 – 15h30 – Portugal x Espanha, 21-22* (19-19; 9-8) *após desempate por livres de 7 metros
Para além da competitividade, o Euro Hand 4 All visa um objetivo muito maior: que o Andebol em Cadeira de Rodas seja incluído como desporto coletivo nos Jogos Paralímpicos. Uma ambição que vai ao encontro da linha de trabalho da Federação de Andebol de Portugal ao longo dos últimos anos.