Encontro Nacional de Minis e Bambis: Amanheceu o segundo dia em Figueira de Castelo Rodrigo

Mais de 1.000 atletas voltaram a entrar em campo, esta sexta-feira, para mais um dia da maior celebração do andebol nas gerações mais novas na vila raiana da Beira Alta.

Neste segundo dia de competição o foco está em Figueira de Castelo Rodrigo, vila da beira da região das beiras, sobejamente conhecida pelo seu património histórico, que organiza, em conjunto com Almeida, Mêda e Pinhel, a edição de 2024 do Encontro Nacional de Minis e Bambis. Esta vila recebeu no seu Pavilhão dos Desportos – que já acolheu inúmeras edições do Torneio Scandibérico – mais um dia desta competição das gerações mais novas com a presença de 15 equipas, provenientes de 10 clubes, incluindo um clube local que participa pela primeira vez num Torneio de índole nacional.

Em Figueira de Castelo Rodrigo os jogos começaram logo pela manhã, com as equipas distribuídas pelo Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, com as equipas a terem tempo de lazer para visitarem as Piscinas Municipais para combater as altas temperaturas que se faziam sentir no interior do país.

Alfeu Nascimento, vice-Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, mostrou-se muito satisfeito pelo acolhimento do seu município e pela participação de uma equipa da região neste evento: “Para nós é uma satisfação muito grande que este Encontro Nacional de Minis e Bambis esteja nestes quatro concelhos que são de baixa densidade mas com alta intensidade, o que significa que tenham esta participação e consigam, cada vez mais, dar ao andebol a projeção e dinâmica que ele necessita e nessa medida estamos absolutamente empenhados e dedicados para que este sucesso seja transversal aos quatro concelhos. Uma palavra de agradecimento à Federação de Andebol de Portugal que vai confiando e sentindo que estes quatro concelhos estão empenhados no sucesso do andebol. Estas 150 crianças instaladas no nosso território deixam-nos muito orgulhosos mas especialmente a nossa equipa – Figueira de Castelo Rodrigo – que está a participar pela primeira vez neste evento de dimensão nacional, o que nos deixa muito orgulhosos e esperançosos pelo futuro.”

O Encontro Nacional de Minis e Bambis com a participação de mais de 1.000 crianças acontece em quatro localidades em simultâneo – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda – num evento de grande dimensão nacional, que conta com a presença de vários membros da Federação de Andebol de Portugal e, ainda, de elementos da Federação Europeia de Andebol.

Seminário Encontro Nacional de Minis e Bambis “Conteúdo de Treino para jovens atletas: Andebol e Diversão”

A Federação Europeia de Andebol (EHF), a Federação de Andebol de Portugal, o Município de Pinhel e a Associação de Andebol da Guarda uniram-se para promover um Seminário de Andebol destinado a todos os treinadores presentes ou não no Encontro Nacional de Minis e Bambis, Dirigentes ou Pais com o tema “Conteúdo de Treino para jovens atletas: Andebol e Diversão”.

O momento de partilha de conhecimento teve lugar no Auditório do Agrupamento de Escolas de Pinhel e contou com a presença de Carlos Prieto – Lecturer da EHF e antigo jogador profissional, bronze nos Jogos Olímpicos de 2008.

O atleta olímpico espanhol e preletor da Federação Europeia de Andebol realçou os fatores mais importantes nas crianças desta idade e nas motivações que as deixem fãs da modalidade: “É muito importante para as crianças divertirem-se e é o que elas procuram ao jogarem qualquer desporto, por isso, este deve ser o foco e, obviamente, sentirem que fazem parte de uma comunidade diferente. Eu penso que estes dois elementos são muito importantes. Gosto de ver o nível dos miúdos, a sua evolução, a abordagem dos treinadores e o impacto que têm nas crianças, é uma experiência extraordinária e estou a gostar de observar isto em Portugal. Acho também que a partilha é fundamental, de momentos e de experiências nestas idades, que embora não estejam diretamente ligadas ao andebol, mas que estão ligadas ao desporto no geral:”

Nos restantes locais – Almeida, Mêda e Pinhel – os jogos decorreram em sete recintos desportivos: Pavilhão Gimnodesportivo de Vilar Formoso, Pavilhão da Escola de Vilar Formoso, Pavilhão do Complexo Desportivo da Mêda, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Mêda, Pavilhão Multiusos de Pinhel, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Pavilhão da Escola Básica do 2.º Ciclo de Pinhel.

Grande Festa do Andebol em Pinhel

Cidade Falcão recebeu mais de 1.000 crianças na receção das equipas para um grande momento de celebração do andebol que juntou os participantes de todos os locais circundantes, numa festa com insufláveis, com ecrã gigante para se assistir ao jogo da Seleção Nacional A, no Campeonato da Europa de 2024, contra França.

No total, o Encontro Nacional de Minis e Bambis conta com mais de 1.000 jovens atletas distribuídos por 12 equipas de Bambis e 60 equipas de Minis e decorre de 4 a 7 de julho, nos quatro Municípios.

Patrocinadores Institucionais