Encontro Nacional de Minis e Bambis: Mêda acolheu mais um dia de competição

Terceiro dia começa em grande na sede do Município da Beira Alta com muito andebol e atividades pararelas em quatro localidades para mais de 1.000 crianças que se encontram no interior do país.

Mais um dia na região beirã em que trazemos até si tudo o que acontece na Mêda – cidade conhecida pelo seu Castelo de Marialva – que dos quatro locais organizadores [Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel] é a mais a norte de todos, mas nem por isso a menos central em termos de andebol.

Nesta cidade concentraram-se 14 equipas distribuídas por 10 clubes, para a edição de 2024 do Encontro Nacional de Minis e Bambis e, como é apanágio, apresenta também um clube que participa pela primeira vez num Torneio Nacional, como é o caso da Escola Municipal de Andebol Mêda. Este é um Município que faz parte do quarteto da região que organiza por inúmeras ocasiões provas da Federação de Andebol de Portugal, nomeadamente, Torneios das Seleções Nacionais e que acolheu este Encontro Nacional de Minis e Bambis, que passou pela Guarda, em 2019.

Em Mêda, os jogos voltaram a começar cedo, entre o Pavilhão do Complexo Desportivo da Mêda e o Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Mêda e a meio da tarde houve espaço para uma pausa que contou com muita diversão nas Piscinas Municipais, onde os atletas usufruiram de tempo de lazer e brincadeira, de grande importância nestas idades.

César Figueiredo, vice-Presidente da Câmara Municipal de Mêda, mostrou a sua satisfação ao acolher este evento: “Este evento é maior do que o andebol porque permite às pessoas visitarem o nosso território e dar a conhecer aquilo que têm de bom. É claro que para estes miúdos é importante a prática do desporto e, nomeadamente, do andebol porque faz parte da sua educação. Para a autarquia é uma oportunidade ao trazer estas crianças ao território porque não vêm só elas, mas sim os pais e familiares que porventura nunca visitaram o nosso território e é uma forma de o visitarem. E, por isso, uma palavra de agradecimento à Federação de Andebol de Portugal que permitiu através deste evento trazer pessoas de outras regiões ao interior e que é importante dar a conhecer.”

Nos restantes locais – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel – os jogos decorreram em sete recintos desportivos: Pavilhão Gimnodesportivo de Vilar Formoso, Pavilhão da Escola de Vilar Formoso, Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo , Pavilhão Multiusos de Pinhel, Pavilhão do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Pavilhão da Escola Básica do 2.º Ciclo de Pinhel.

O Encontro Nacional de Minis e Bambis acontece de 4 a 7 de julho e conta com a participação de mais de 1.000 crianças em quatro localidades em simultâneo – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda – num evento de grande dimensão nacional, que conta com a presença de vários membros da Federação de Andebol de Portugal e, ainda, de elementos da Federação Europeia de Andebol.

Patrocinadores Institucionais