Paris 2024: “A nossa demonstração nos Jogos Olímpicos será um grande impulso para o reconhecimento da modalidade”

Cristiana Morgado é uma das três figuras do Andebol de Praia português a marcar presença no IHF Beach Handball Showcase dos Jogos Olímpicos e não tem dúvidas de que esta modalidade tão apaixonante vai atingir patamares maiores no futuro.

É carinhosamente conhecida no mundo do Andebol por ‘Kiki’ e, aos 29 anos, vai cumprir o sonho de estar presente nos Jogos Olímpicos, mais concretamente no IHF Beach Handball Showcase, de 27 a 29 de julho, juntamente com Ana Ursu e Diogo Ferreira.

Em conversa com a Federação de Andebol de Portugal, a internacional portuguesa garante que é uma jogadora mais completa graças à conciliação do Andebol tradicional e do Andebol de Praia. Quanto à participação única nas areias olímpicas de Paris 2024, para além de ser uma demonstração do crescimento cada vez maior desta vertente da modalidade, é também uma rampa de lançamento para um futuro ainda mais risonho.

A atleta natural de Vila Nova de Gaia representa as cores dos franceses do HB Clermont Auvergne Métropole 63, na vertente indoor, desde 2018/2019 e o multi-titulado GRD Leça, em Andebol de Praia, há quase 10 anos. Na temporada 2020/2021 integrou a Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia, da qual é hoje uma das figuras mais relevantes.

“A ‘Kiki’ do Andebol de Praia é uma jogadora criativa, alegre, competitiva e exigente consigo própria. Adoro o desafio de jogar na areia, a energia em torno desta modalidade e a liberdade que o Andebol de Praia me oferece! Para mim, é muito mais do que um desporto: trouxe-me muitas amizades e experiências únicas nacionais e internacionais.”

Andebol ao máximo, ano após ano

“Desde os meus 8 anos que o Andebol de Praia faz parte da minha vida. O meu primeiro clube de indoor já participava em alguns torneios de praia nessa altura e, desde então, esta modalidade tem sido uma constante nas minhas férias de verão. Foi sempre uma forma de continuar a praticar Andebol durante os meses de paragem do indoor, mantendo-me ativa e em contacto com o desporto que mais gosto. Quando somos crianças nunca estamos cansados e o facto de parar totalmente no verão, para mim, não fazia sentido e, até ao dias de hoje, continua a não fazer.”

Dois amores

Com uma carreira que se estende há mais de 20 anos, foram muitas as experiências nas duas vertentes do Andebol, entre clubes e Seleções Nacionais para Cristiana Morgado. Cada uma delas oferece coisas diferentes, que se complementam e formam uma comunhão perfeita, considera.

“Participar nas duas vertentes do Andebol oferece, na minha opinião, muitas vantagens. No andebol indoor, ganhei resistência e muitas noções de trabalho de equipa, que são essenciais no campo. O Andebol de Praia ajuda a desenvolver a agilidade, criatividade, rapidez de decisão e a capacidade de adaptação. A combinação dos dois tornou-me numa jogadora mais versátil. Penso tembém que o facto de jogar Andebol de Praia no verão ajuda-me a manter a forma para a época seguinte.”

“Adoro ambos os estilos de Andebol, mas por razões diferentes. O Andebol indoor é mais estruturado e tático, exigindo uma grande resistência física, mental e muita superação. O Andebol de Praia, por outro lado, é mais dinâmico, permitindo jogadas espetaculares e dá mais liberdade à jogadora, algo que sempre me cativou neste desporto. No Andebol de Praia, em todos os torneios e competições, participam muitas outras equipas, e esta parte social, de convívio, mas também de aprendizagem torna-a numa modalidade muito especial. Mesmo sendo cada vez mais estruturada e exigente, não deixa de ser um espetáculo e isso cativa-me bastante.”

Cristiana Morgado faz parte de um grupo de atletas que tem vindo a fazer história por Portugal, particularmente no Andebol de Praia. Em 2024, no mais recente Campeonato do Mundo, a Seleção Nacional A Feminina alcançou um honroso 6.º lugar nas areias da Pingtan Island, República Popular da China, competição na qual a Seleção Nacional A Masculina garantiu a medalha de bronze e a respetiva entrada direta no pódio de melhores seleções a nível global. Em apenas duas participações em Mundiais (2022 e 2024), as duas equipas lusas ficaram sempre no top-10.

No que toca a Campeonatos da Europa, 2019 foi o ano de estreia para Portugal mas foi em 2021 que as equipas lusas começaram a ser vistas com outros olhos, após terem terminado na 5.ª posição em ambas as vertentes, numa prova que decorreu em Varna, na Bulgária. Dois anos mais tarde, as duas classificações foram melhoradas e as Seleções Nacionais despediram-se das areias da Nazaré com a conquista do 4.º lugar.

O Andebol de Praia na melhor montra

O IHF Beach Handball Showcase resulta de um esforço de colaboração entre a IHF, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 (COJOP2024), a Federação Francesa de Andebol (FFHB) e o Comité Olímpico Internacional (COI) e faz parte de uma série de celebrações em Créteil, na região de Val-de-Marne, em França. A ala de 29 anos vai vestir as cores da Equipa 2, denominada “Hydra”, que será comandada pelo húngaro Tamas Neukum e pelo alemão Alex Novakovic, a mesma dupla de treinadores que vai estar à frente da Equipa Draco, onde vai figurar Diogo Ferreira.

“Participar numa demonstração de Andebol de Praia nos Jogos Olímpicos de Paris é uma experiência incrível. Espero aprender com os melhores do mundo, ganhar experiência internacional e acima de tudo ajudar a promover esta modalidade e que esta experiência faça com que mais pessoas se envolvam neste desporto. Quero mostrar ao mundo a beleza desta vertente do Andebol que tem vindo sempre a crescer em número de atletas e originado um aumento significativo de eventos internacionais. Penso que a nossa demonstração nos Jogos Olímpicos será um grande impulso para o reconhecimento da modalidade e um passo grande para que, um dia, seja um desporto olímpico. Vejo um grande futuro para o Andebol de Praia!”

A Federação Internacional de Andebol (IHF) deu a conhecer o calendário do IHF Beach Handball Showcase no passado dia 16 de julho, em Paris, evento que tem como intenção destacar e celebrar o Andebol de Praia e toda a sua cultura, numa altura em que todas as atenções vão estar na capital francesa, anfitriã dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, este verão.

Três equipas All-Star masculinas e três femininas, bem como as Seleções Nacionais masculina e feminina da França, irão disputar jogos de Andebol de Praia durante três dias, de 27 a 29 de julho de 2024, na sede da FFHB, a “Maison du Handball”, situada em Créteil, a apenas 20 km do Estádio Olímpico.

Todos os jogos serão transmitidos em direto no canal de competições do YouTube da IHF.

Patrocinadores Institucionais