EHF European League: Sonho insular posto à prova em território nórdico

Marítimo Madeira Andebol SAD vai até à Suécia defrontar o vice-campeão local, Ystads IF HF, a contar para a primeira mão da Ronda de Qualificação; Duelo agendado para este sábado, às 15h00 (hora portuguesa).

Para alcançar a Fase de Grupos de uma competição internacional pela primeira vez na história, o Marítimo Madeira Andebol SAD terá que ultrapassar o Ystads IF HF, numa eliminatória de 120 minutos que vai começar fora de portas. O 5.º lugar do Campeonato Placard Andebol 1 alcançado na temporada passada, valeu aos Insulares a última vaga europeia e o respetivo lugar na Ronda de Qualificação da EHF European League. O sorteio ditou que o adversário seria o vice-campeão da Suécia e o primeiro confronto de sempre entre estes dois clubes vai acontecer este sábado (15h00), na casa dos suecos, já o jogo decisivo está marcado para o próximo dia 6 de setembro (19h00) no Funchal.

Habituado a participar nas competições europeias e a lutar pelo título interno, o Ystads IF HF foi campeão nacional por três vezes, todas elas separadas entre si por décadas: a primeira em 1975/1976, a segunda em 1991/1992 e, trinta ano depois, a mais recente, em 2021/2022.

A defender as cores do emblema da pequena cidade de Ystads estão alguns nomes que não passam despercebidos. Desde o central Julius Andersson, até aos veteranos Anton Mansson e Kim Andersson, sem esquecer o lateral e especialista na defesa Philip Stenmalm. Todos eles têm mais de 30 anos e acrescentam uma experiência tremenda a esta equipa nórdica, encabeçada pelo consagrado e multi-titulado ponta-direita Niclas Ekberg, um nome incontornável da história do Andebol mundial que em 2024/2025 regressou a casa depois de “uma vida” dedicada ao colosso germânico, THW Kiel.

Paulo Fidalgo tem bem identificados os principais protagonistas do contingente sueco que o Marítimo Madeira Andebol SAD vai defrontar: “O Ystads IF HF é o vice-campeão da Suécia. A época passada, venceu a taça da Suécia e há duas épocas, foi Campeão Nacional. Estamos a falar de uma equipa que nas suas fileiras, apresenta nomes como Kim Andersson, já com 40 anos mas com muito Andebol, ou Nicolas Ekberg, e até o treinador de guarda-redes, por exemplo, que é o mesmo da seleção da Alemanha. Tem uma cultura desportiva extremamente evoluída, tem um pavilhão moderno, a Ystad Arena, que será uma das melhores do campeonato sueco e tem uma moldura humana especial. É um clube que representa muito daquilo que é o estilo sueco do andebol. O plantel é um misto de jogadores muito experientes, na casa dos 30 anos, e depois contrapõe com jogadores jovens suecos, com muita qualidade, como os guarda-redes ou o segungo lateral-esquerdo [Liam Hultberg] que foi agora Campeão da Europa sub-18. Estamos muito bem identificados com aquilo que é o Ystads IF HF.”

Os objetivos estão bem definidos e os sonhos têm vida. O líder do conjunto português tem noção da dificuldades da eliminatória, aliado ao facto de nunca ter havido um duelo no passado, mas tem esperança e confiança nos atletas: “Queremos lutar pela imagem do Andebol português e do Andebol da Madeira, e concretamente, do CS Marítimo. Sabemos da dificuldade, não éramos cabeças de série neste sorteio, e já sabíamos que íamos encontrar um adversário forte. Nunca nos defrontámos anteriormente e, por isso, é difícil para mim antecipar qualquer contexto, existem aspetos no nosso jogo que eu acho que podem encaixar bem nesta equipa sueca e criar-lhes dificuldade, como também penso que há coisas que se identificam no estilo de jogo do Ystads IF HF, que poderão ser difíceis de resolver para nós. Acredito que a primeira mão vai definir um pouco mais o contexto deste confronto. Tentaremos, dentro as nossas armas, aplicar o nosso melhor Andebol para alimentar esta eliminatória, para que seja o mais equilibrada possível e para podermos nestes 120 minutos, manter o sonho que podemos alcançar a Fase de Grupos.”

O jogo da primeira mão da Ronda de Qualificação entre Ystads IF HF e Marítimo Madeira Andebol SAD está agendado para este sábado, dia 31 de agosto, com início marcado para as 15h00 (hora portuguesa). No mesmo dia, mas às 17h00, será a vez do ABC de Braga receber o ABANCA Ademar León, a contar para a mesma fase da segunda maior prova europeia.

EHF European League 2024/2025
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
31.08.2024 – 15h00 – Ystads IF HF x Marítimo Madeira Andebol SAD
31.08.2024 – 17h00 – ABC de Braga x ABANCA Ademar León
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2024 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Ystads IF HF
08.09.2024 – 19h00 – ABANCA Ademar León x ABC de Braga

Patrocinadores Institucionais