Faleceu José Manuel Constantino

Presidente do Comité Olímpico de Portugal deixou-nos no dia de despedida de Paris 2024 – edição em que Portugal conquistou quatro medalhas.

11 de agosto de 2024 marca o desaparecimento de José Manuel Constantino – Presidente do Comité Olímpico de Portugal – nascido a 21 de maio de 1950, aos 74 anos, no último dia da 33ª edição dos Jogos Olímpicos, onde Portugal conseguiu o melhor registo de sempre.

José Manuel Constantino presidia o Comité Olímpico de Portugal desde março de 2013 e havia sido Presidente do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). Os valores olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – são uma aposta do Comité Olímpico Internacional e tiveram a sua personificação no agora antigo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, que nos deixou este domingo.

Em Comunicado Oficial, a instituição elencou a capacidade de liderança que era uma característica de José Manuel Constantino: “O nosso Presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização.”

À família, amigos e colegas, a Federação de Andebol de Portugal expressa as mais sentidas e profundas condolências, através de palavras do seu Presidente, Miguel Laranjeiro:

“Acabo de saber do falecimento do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. José Manuel Constantino. Portugal e o desporto nacional ficam definitivamente mais pobres. Nos últimos oito anos tive a oportunidade de partilhar com ele muitas conversas e ideias. Fiquei sempre mais rico no final de cada encontro. Era um profundo conhecedor e pensador do desporto a nível nacional e internacional. Defendeu a diversidade desportiva e o olimpismo como poucos. Estava do lado certo. Esteve presente na abertura e nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Paris. Quis a ironia do destino que partisse no último dia dos melhores Jogos de sempre para Portugal. Uma parte deste sucesso deve-se a ele. Quero apresentar, em meu nome pessoal e no da Federação de Andebol de Portugal, à família, amigos e ao COP, os meus profundos pêsames por esta perda. Estará sempre na nossa memória.”

Patrocinadores Institucionais