Seleção Nacional sub-18: Portugal de excelência na despedida do Scandibérico

Triunfo expressivo diante da Noruega (38-24) encerra participação lusa no Torneio Scandibérico, em Lindesberg, Suécia, na antecâmara do M18 EHF Euro 2024, que vai decorrer na capital do Montenegro, de 7 a 18 de agosto.

Depois de duas derrotas, uma moralizadora vitória era a melhor forma da Seleção Nacional sub-18 Masculina se despedir da cidade de Lindesberg e foi isso que aconteceu. Com uma prestação competente a todos os níveis, os comandados de Nuno Santos levaram a melhor sobre a Noruega, por uns expressivos 14 golos de diferença, no derradeiro duelo do Torneio Scandibérico.

A comitiva lusa vai viajar este domingo para Podgorica, capital do Montenegro, para iniciar a tão aguardada ‘Missão Europeu’, com estreia marcada para o dia 7 de agosto, contra a Roménia (16h00).

7 inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, José Nunes e Gonçalo Gomes.

Os primeiros seis minutos do último jogo de Portugal em solo sueco foram intenso e marcados pelas primeiras defesas dos dois guarda-redes, Bernardo Sousa e Vetle Revheim Gleditsch, e por um parcial de 3-1 para Portugal, iniciado por Rafael Vasconcelos, que abriu a contagem em Lindesberg. A Seleção Nacional mostrava bons indicadores defensivos e iniciou a missão de defender a curta vantagem, com a paciência no ataque e a eficácia nos remates exteriores a sem a chave. 

Aos 11 minutos, o marcador ditava 7-6 e, nessa altura, Portugal entrou na melhor fase desde o início do jogo, materializando os níveis de confiança e rendimento num parcial de 4-0, para atingir novos máximos (11-6) e ‘obrigar’ o selecionador da Noruega a pedir o primeiro time-out, com 16 minutos decorridos. 

Mas a paragem de jogo não quebrou o ímpeto dos portugueses, que continuaram a aumentar o parcial, desta vez para 7-0 (14-6), com a ajuda do guardião Bernardo Sousa. À entrada para os 18 minutos, só uma sequência de exclusões travou o crescimento luso e a Noruega voltou a marcar (14-7) ao fim de 10 minutos em branco.

O jogo voltou a tornar-se mais equilibrado mas a vantagem que Portugal tinha conseguir construir dava segurança aos comandados de Nuno Santos, com Bernardo Sousa a assumir ainda mais protagonismo entre os postes. Até ao intervalo, a Noruega perdeu força novamente e Portugal partiu a alta velocidade para novos máximos, tendo alcançado 11 golos à maior (20-9) aos 28 minutos.

Intervalo: 22-11

No arranque da segunda metade, a Noruega marcou o primeiro golo e a resposta de Portugal foi exímia: um parcial de 4-0 para levar a vantagem até patamares inéditos (26-12), aos 36’, com uma exclusão para a equipa lusa pelo meio.

Para a Noruega era urgente responder e encontrar forma de travar a moral dos portugueses, mas o melhor que os nórdicos conseguiram foi assinar dois golos consecutivos sem resposta (26-14), algo que nunca tinham conseguido desde o início da partida e que ajuda a reforçar a prestação de excelência de Portugal. Face ao sucedido, os lusos responderam com um parcial de 4-1 (30-15) e aos 42 minutos apareceu um já esperado time-out norueguês.

No reatar do jogo após a paragem, Portugal fez uma gestão tranquila e a Noruega conseguiu por mais duas vezes marcar dois golos seguidos, reduzindo a desvantagem para 14 golos (35-21), aos 53 minutos, com o guardião Oskar Hallerud Lindell em bom plano.

Aos 56’, quando a Noruega assinou o 35-22 – primeiro parcial de 0-3 dos nórdicos – Nuno Santos pediu time-out. Da última paragem saíram dois golos para cada lado com o guarda-redes Francisco Silva, lançado na reta final, em destaque. O triunfo de Portugal no jogo de despedida do Torneio Scandibérico ficou fechado em 38-24.

Rafael Vasconcelos foi eleito o MVP do encontro pela organização do evento.

Resultado Final: 38-24

Nuno Santos, líder da Seleção Nacional sub-18, fez um balanço da participação lusa no Scandibérico, salientando as melhorias significativas no último jogo e a importância de terminar a vencer na antecâmara do Europeu:

“Este tipo de torneios são sempre importantes para nós podermos crescer. Nos dois primeiros jogos conseguimos fazer as primeiras partes aceitáveis, a quatro minutos do fim do jogo com a Espanha estávamos empatados e depois entregámos uma série de bolas, temos alguma noção do porquê que isso aconteceu, o nosso problema é sempre ofensivo, mas aqui também foi um pouco ofensivo. No jogo de ontem [contra a Suécia] aconteceu exatamente a mesma coisa. Ao intervalo estávamos empatados, estivemos sempre por cima na primeira parte e depois descambou. É difícil encontrar uma explicação detalhada. Hoje, contra a Noruega, fomos mais consistentes a defender, e essa é uma das explicações para o que aconteceu nos dois jogos anteriores, para além do número de contra-ataques sofridos e de falhas técnicas. Contra a Noruega jogámos efetivamente muito bem, estávamos a vencer 22-11 ao intervalo e isso já era esclarecedor na forma como estávamos a jogar. Tivemos presença em todas as fases, conseguimos correr, como os nossos problemas também é correr e, portanto, terminámos da melhor maneira possível, claro que é importante terminar a ganhar. O torneio foi muito positivo porque tivemos oportunidade de competir contra as melhores equipas. Estamos às portas do Europeu, os nossos objetivos mantêm-se, obviamente, que é chegar ao Main Roud.”

Scandibérico
Calendário
01.08.2024 – 16h00 – Espanha x Portugal, 39-26 (19-13)
02.08.2024 – 18h15 – Suécia x Portugal, 39-31 (18-18)
03.08.2024 – 09h00 – Portugal x Noruega, 38-24 (22-11)

M18 EHF Euro 2024
Calendário
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, EHF TV
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, EHF TV
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, EHF TV

O M18 EHF Euro 2024 vai decorrer de 7 a 18 de agosto, em Podgorica, e à semelhança do que aconteceu na competição sub-20, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas. Portugal vai disputar o Grupo E, juntamente com Áustria, Espanha e Roménia.

Patrocinadores Institucionais