EHF Champions League: Leões de luxo na elite da Europa

Comandados de Ricardo Costa gritaram vitória frente ao Veszprém HC numa casa repleta de adeptos e mantêm registo imaculado na Liga dos Campeões.

Foi em Lisboa que o Sporting CP entrou em campo para disputar a terceira jornada da EHF Champions League e onde conquistou uma histórica vitória frente ao todo-poderoso Veszprém HC e continua no comando do Grupo A com o máximo de pontos possíveis.

© Sporting CP

7 Inicial: Andre Kristensen, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Natán Suarez, Edy Silva, Francisco Costa e Mamadou Gassama

O Pavilhão João Rocha engalanou-se para receber o todo poderoso húngaro Veszprém HC, na terceira ronda, da Liga dos Campeões – num encontro entre duas equipas que não tinham perdido pontos até então – pelo que se iniciou com grande expectativa. Nedim Remili inaugurou o marcador mas Francisco Costa respondeu de seguida – o encontro seguiu com igualdades sucessivas – até que Martim Costa colocou os leões no comando e, com a ajuda de Andre Kristensen, conseguiu chegar aos dois golos à maior (4-2).

Os comandados de Ricardo Costa conseguiram seguir na toada ofensiva e chegaram aos três de diferença (6-3) pela mão de Orri Þorkelsson. O Veszprém HC levou a cabo uma troca na baliza um pouco antes dos 10 minutos (trocando Rodrigo Corrales por Mike Jensen) e com alguns ajustes a formação húngara conseguiu passar para a margem mínima (9-8).

O Sporting manteve-se calculista no ataque e Martim Costa passa o emblema português para quatro golos (13-9) levando Xavi Pascual a parar o encontro aos quinze minutos. Natán Suarez volta a subir a contagem para cinco, levando o placar a 15-10 e, apesar de uma ligeira retoma do conjunto magiar, o Sporting CP voltou a ter ascendente e subiu a diferença.

Na reta final do primeiro tempo o equilíbrio passou a ser mais notório mas os húngaros não conseguiram desfazer a vantagem criada até então e os portugueses recolheram as balneários com uma diferença dilatada.

Intervalo: 23-17

Na entrada para a segunda metade, os leões não baixaram a guarda e em cinco minutos chegou aos 27-19 pela mão de Jan Gurri dando água pelas barbas a Xavi Pascual que acabou por parar o encontro quando a diferença chegou a 10 golos. Os leões conseguiram manter a liderança independentemente dos esforços do adversário e Salvador Salvador voltou a cilindrar na passagem para a meia-dúzia (36-24).

A menos de 13 minutos do final o desfecho favorável parecia uma certeza para o conjunto português que catapultado pelos adeptos do início ao fim mantinha o ímpeto e fazia crescer o sonho dos leões. O Sporting CP terminou com uma vantagem dilatada e o sonho foi tornado uma realidade.

Resultado Final: 39-30
Top Player: Martim Costa – 7 golos (54% de eficácia)

EHF Champions League 2024/2025
Grupo A
1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, 34-29 (17-14)
2ª Jornada
19.09.2024 – 17h45 – Fredericia Håndbold Klub x Sporting CP19-37 (8-17)
3ª Jornada
25.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Veszprém HC, 39-30 (23-17)

Patrocinadores Institucionais