7 Inicial: Andrè Kristensen, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Natán Suárez, Francisco Costa, Mamadou Gassama e Edy Silva
Uma entrada à Leão! Num jogo onde o 7 inicial sofreu apenas uma alteração – Andrè Kristensen entrou para o lugar de Mohamen Ali, ausente das opções esta tarde. Os Irmãos Costa abriram o ativo numa reta inicial praticamente perfeita da equipa portuguesa. Dois golos de Francisco e um de Martim colocaram os Leões com três golos de vantagem (0-3) ainda antes do terceiro minuto de encontro e, já com a diferença em quatro (2-6), o técnico islandês Gudmundur Gudmundsson viu-se obrigado a parar o encontro, com o seu primeiro time-out, à passagem do minuto 10′.
As dificuldades em ultrapassar a defesa leonina continuavam e quem mais se destacava no plano ofensivo do Fredericia Håndbold Klub era Reinier Taboada (ex-Avanca Bioria Bondalti), com dois dos primeiros três golos nórdicos. O lateral cubano fez o 3-7, mas a distância entre os emblemas escalou até às sete bolas (3-10), com a assinatura de uma das caras novas do Sporting CP: o argentino Pedro Martínez.
Foi da ponta esquerda que Martin Bisgaard devolveu os golos aos dinamarqueses, sensivelmente a meio do primeiro tempo (4-10), mas a vantagem do Sporting CP chegou aos oito golos (4-12) pela mão de Mamadou Gassama, muito por culpa do sucesso defensivo dos Leões – frente ao 7×6 dinamarquês – e da prestação de André Kristensen entre os postes (8 defesas refletidas em 50% de eficácia nos primeiros trinta minutos).
Houve espaço para novo tempo técnico do Fredericia Håndbold Klub, à passagem do minuto 20′, mas a superioridade leonina permaneceu e a turma de Ricardo Costa atingiu a – impressionante – marca dos 12 golos (5-17), pela mão de João Gomes, a cerca de cinco minutos do intervalo. O treinador português usou o seu primeiro time-out no minuto final da primeira parte, mas os últimos instantes sorriram aos dinamarqueses que assinaram três golos contra zero.
Intervalo: 8-17
O Sporting CP voltou a ampliar na entrada para o segundo tempo (8-19), mas os dinamarqueses reagiram e tentaram reduzir a desvantagem, mas não foram além dos nove golos de distância. Aos 40′ minutos, Francisco Costa fez o 11-22 e, sensivelmente a meio do primeiro tempo, o lateral direito internacional português assinou nova maior diferença (13-26).
Ricardo Costa lançou Santiago Póvoas – guarda-redes de apenas 16 anos, filho do antigo internacional Miguel Póvoas – para tentar defender um livre de 7 metros, mas Arnór Viðarsson levou a melhor. No entanto, o jovem guardião foi aposta para os dez minutos finais e entrou com uma difícil missão, manter o nível de Andrè Kristensen que se despediu dos 40×20 com 14 defesas, traduzidas nuns impressionantes 50% de eficácia.
Os Leões continuaram a ‘rugir’ na Jyske Bank Arena, em Odense, e passaram a marca dos 15 golos de diferença pela mão de Orri Þorkelsson (15-30), na conversão de um livre de 7 metros. O Sporting CP segue com quatro pontos em quatro possíveis e é uma das três equipas com o registo 100% vitorioso no Grupo A da EHF Champions League, juntamente com Dinamo Bucuresti e Veszprém HC.
Resultado Final: 19-37
Top Player: Andrè Kristensen – 14 defesas (50% eficácia)
O terceiro duelo do Sporting CP na EHF Champions League é frente ao Veszprém HC e está agendado para a próxima quarta-feira, às 19h45, no Pavilhão João Rocha e contará com transmissão em direto na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Grupo A
1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, 34-29 (17-14)
2ª Jornada
19.09.2024 – 17h45 – Fredericia Håndbold Klub x Sporting CP, 19-37 (8-17)