Portugueses voltam a sorrir na sua primeira participação no Campeonato do Mundo na vertente de ACR4, desta vez com uma vitória sobre o país dos faraós, que em muito dificultaram a vida aos Lusos que tiveram que ir ao terceiro set. Há novo jogo esta tarde contra o conjunto chileno, pelas 15h00 (hora portuguesa), e poderá seguir tudo através do YouTube da IHF.
4 inicial: Pedro Marques, Ricardo Queirós, João Jerónimo e Maria Albertina Relvas
Os comandados de Danilo Ferreira até começaram com bola e apesar de uma falha de passe, Ricardo Queirós recuperou a posse e acabou por marcar mas Mohamed Ahmed foi feliz e igualou (1-1). O Egito acabou por passar para o comando do encontro mas por pouco tempo, já que Portugal voltou a empatar. Os egípcios conseguiram passar para dois golos à maior (3-5) levando a uma paragem de Danilo Ferreira, sensivelmente a meio do primeiro set. Portugal demorou dois minutos a reagir, mas Ricardo Queirós executou uma pirueta na perfeição e igualou o jogo (5-5). Aos nove minutos o Egito continuava no comando (6-8) ,e apesar do golo de Maria Albertina Relvas, os portugueses acabaram por perder nos primeiros dez minutos.
Set 1: 7-8
Na entrada para a segunda metade, Ricardo Queirós acabou por marcar dando a liderança ao seu conjunto e Pedro Marques agigantou-se na baliza, defendendo todos os remates possíveis do adversário. As redes de ambos os lados não mexeram até à passagem dos sete minutos, quando Portugal ampliou. O Egito conseguiu reduzir, mas os Lusos responderam na mesma moeda, e, o suspeito do costume – Ricardo Queirós -, conseguiu aumentar a diferença da marca de castigo máximo levando a decisão para um terceiro set, este último de apenas cinco minutos.
Set 2: 5-2
No tira-teimas foi Portugal a começar por marcar com duas piruetas sem resposta, levando o marcador a 4-0, o que deu uma margem confortável aos comandados de Danilo Ferreira que venceram o encontro apesar da aproximação do Egito, que só permitiu cantar vitória no apito final.
Set 3: 5-4
Resultado Final: 2-1
Top Scorer: Ricardo Queirós – 9 golos
Danilo Ferreira mostrou-se bastante satisfeito, apesar do nervosismo que se fez sentir no primeiro set com o resultado conquistado pela sua equipa:
“Nós sabíamos que o Egito ia-nos fazer uma pressão alta, o que nos ia criar grandes dificuldades na saída com bola da nossa área. Tentámos criar alguns movimentos para desmontar isso nos primeiros cinco/sete minutos entrámos com um nervosismo excessivo no jogo, fizemos algumas falhas técnicas. Ao longo do tempo fomos estabilizando a parte emocional e fomos corrigindo e os atletas foram exemplares neste domínio da sua capacidade de gerir o facto do jogo não estar a correr tão bem. Falhámos muitos remates no primeiro set, bolas que não podemos falhar neste nível. No segundo set nós corrigimos, conseguimos ser mais eficazes – quer no ataque, quer na defesa – e, o mais importante, conseguimos vencer. Obrigámos a um certo desequilíbrio, começámos o segundo tempo muito mais fortes e mais focados, conseguimos criar ali uma diferença no marcador, que o tornou mais fácil de gerir. O Egito é uma grande equipa, joga no seu país, é vice-Campeão do Mundo nesta vertente, é um super candidato ao título, por isso estamos agradados com a vitória.”
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, 0-2 (5-8;6-8)
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, 2-1 (7-8; 5-2; 5-4)
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, Youtube