A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas está fora da luta pelo título após perder nos Quartos de Final, esta sexta-feira, num jogo que só ficou decidido após desempate através de shoot-outs e a vitória acabou por cair para a França. Segue-se a luta pelo top-5, melhor classificação possível para Portugal. O próximo desafio será ainda esta sexta-feira, frente ao Japão, com início marcado para as 17h00 (hora portuguesa).
Toda a competição para acompanhar no canal de YouTube da IHF.
4 inicial: Pedro Marques, Ricardo Queirós, João Jerónimo e Maria Albertina Relvas
Apesar do cruzamento para os Quartos de Final após a Fase de Grupos favorecer, teoricamente, os melhores classificados, Danilo Ferreira alertou em antevisão para a qualidade dos atletas gauleses… e isso verificou-se dentro dos 40×20.
No primeiro tempo, a França entrou com um parcial de três golos contra zero mas o capitão João Jerónimo abriu as portas para a reação portuguesa que se traduziu na reviravolta (4-3). À passagem do minuto 6′, a vantagem permanecia lusa – com Rodrigo Vieira a assinar o 6-5 – mas as dificuldades em travar a equipa francesa eram claras e Danilo Ferreira usou o primeiro time-out, com um 8-8 no placar.
Com menos de um minuto por jogar, as redes não voltaram a abanar e a decisão do vencedor do set apenas foi carimbada para lá dos dez minutos com o golo d’ouro de Ricardo Queirós.
Set 1: 9-8
A segunda parte foi assustadora para Portugal, depois do 2-3 assinado por João Jerónimo só deu França. Seguiu-se um parcial de 0-9 que nem um time-out luso, nem as alterações defensivas conseguiram travar. Portugal tentava reagir mas o ascendente gaulês manteve-se e, com tudo empatado, seguiu-se o terceiro set.
Set 2: 3-12
No set decisivo foram os franceses a marcar primeiro (0-2) mas Ricardo Queirós consumou a reviravolta com um golo que valeu por dois (4-3). A França empatou antes do término dos cinco minutos e a decisão seguiu para shoot-outs. No derradeiro desempate, a seleção francesa foi mais feliz e cantou vitória frente a Portugal.
Set 3: 8-11
Resultado Final: 1-2
Top Scorer: Ricardo Queirós – 7 golos
Após o apito final, faltavam algumas palavras a Danilo Ferreira que nunca deixou de mostrar orgulho na entrega dos seus jogadores:
“Cometemos demasiados erros num jogo que é a eliminar. Existe um responsável, que sou eu próprio. Aos jogadores, passar-lhes a mensagem de que tentaram… lutaram, mas não saiu. Portanto, agora é levantar a cabeça e seguirmos para a frente. (…) A França equilibrou o jogo, acreditou que era possível e hoje teve talvez um dia quase perfeito nos remates e… em tudo o que fazia tinha êxito”
O Selecionador Nacional já virou a página e quer garantir a melhor classificação possível, começando por vencer o Japão ainda esta sexta-feira:
“Vamos preparar as coisas para o jogo, é pouco tempo de preparação. Vamos dar uma ou outra nota. O Japão é uma equipa que joga muito rápido, têm boas soluções a nível de transição. Vamos ter uma experiência diferente, frente a um andebol que nunca jogámos até hoje – é a primeira vez que vamos defrontar o Japão. E vamos lutar pelo melhor lugar possível agora, já que aquilo que tínhamos proposto já não é possível atingir. É lutar para honrar o nosso país até ao fim.”
Na manhã do terceiro dia de competição Flávio Carvalho e Nelson dos Santos, árbitros portugueses, orientaram o jogo dos Quartos de Final entre Índia e Brasil, que terminou com triunfo dos brasileiros.
Toda a competição para acompanhar no canal de YouTube da IHF.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário (hora portuguesa)
Group B
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, 0-2 (5-8;6-8)
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, 2-1 (7-8; 5-2; 5-4)
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, 2-0 (8-5; 9-6)
Quarter Final
20.09.2024 – 10h30 – Portugal x França, 2-1 (9-8; 3-12; 8-11)
Placement Match 5-8
20.09.2024 – 17h00 – Portugal x Japão, YouTube