No decorrer do terceiro dia de trabalho em Leiria, cresce uma natural ansiedade pelo início da competição. O II Torneio Internacional da Batalha vai arrancar já esta quinta-feira, com a Seleção Nacional NXT Generation a defrontar o Brasil, pelas 20h30, logo após o Jogo de Apresentação do evento, que opõe a Seleção Nacional A Feminina à congénere da República Democrática do Congo, que esteve por estes dias a estagiar no nosso país e vai concluir os trabalhos com este duelo de cariz particular, que tem início marcado para as 18h30.
No segundo dia de competição, será a vez da equipa orientada por José António Silva se estrear de forma oficial – e especial – no torneio, às 18h30, contra a NXT Generation, que terá a treinadora e fisiologia Sofia Osório ao leme da equipa. Turquia e Brasil protagonizam o segundo jogo do dia, a partir das 20h30. O duelo entre os dois países irmãos é o prato forte do terceiro dia de prova (sábado, 28 de setembro), logo após o jogo entre NXT Generation x Turquia, na mesma janela horária. O dia 29 de setembro, marca o fim do II Torneio Internacional da Batalha, com um embate entre Portugal e Turquia, agendado para as 16h00. Devido a questões logísticas este jogo não contará com transmissão em direto na andeboltv.
Como já havia sido noticiado, Joana Oliveira e Naíde Gonçalves juntaram-se agrupo para substituir as lesionadas Carmen Figueiredo (CBM Elche) e Mihaela Minciuna (SL Benfica). Desta forma, as duas atletas que atuam no SIR 1º de Maio CJB e ABC de Braga, respetivamente, vão competir na NXT Generation e as escolhas para integrarem a Seleção Nacional A Feminina foram Maria Duarte (Madeira SAD) e Mariana Costa (SL Benfica).
José António Silva explica que há pontos em comum entre os oponentes que vão cruzar caminhos com as duas Seleções Nacionais: “Escolhemos estes adversários para que possamos treinar e jogar nas condições em que mais dificuldade experimentamos, habitualmente. No planeamento dos três estágios entendemos que este era o ideal para jogarmos com equipas que têm um Andebol mais físico, com contactos muito fortes, para que possamos avaliar e experimentar os nossos recursos, particularmente do ponto de vista da resposta individual das atletas. Nesse sentido os jogos com a RD Congo, com a Turquia e com o Brasil enquadram-se perfeitamente nestes objetivos. Para além disso pretendíamos experimentar diversos tipos de Andebol que nos serão proporcionados pelas características diferentes que as três equipas apresentam.”
Tal como Portugal, a Turquia também festejou a qualificação para o Women’s EHF Euro 2024, que vai decorrer no final do próximo mês de novembro, como um dos melhores terceiros, atrás de Sérvia e Montenegro. No entanto, a seleção daquele país do leste da Europa mostrou júbilo, já que esta será a primeira vez na história que irá marcar presença numa grande competição internacional. No Grupo A, a Turquia vai encontrar Suécia, Hungria e Macedónia do Norte.
Quanto ao Brasil, a história da seleção canarinha na modalidade nos últimos é repleta de sucesso. Desde 1995 que o Brasil disputa Mundiais de forma consecutiva, tendo mesmo sido Campeã do Mundo em 2013, na Sérvia, para grande surpresa, como a primeira seleção sul-americana a conquistar tal feito. Ana Bolzan, ponta-esquerda do SL Benfica, é uma das presenças assíduas nas convocadas do Brasil, que desde 2000, compete em Jogos Olímpicos, num total de sete participações seguidas, com os Quartos de Final como melhor resultado, tal como aconteceu recentemente em Paris 2024.
“A Turquia apresenta um jogo muito rápido e com características próximas de adversários que vamos disputar defrontar nos próximos tempo. O Brasil, a equipa com mais experiência e mais conceituada do torneio, que, para além do poderio físico, tem uma qualidade técnico-tática, quer do ponto de vista individual quer do ponto de vista coletivo, compatível com um país habituado a participar em fases finais deMundiais e Jogos Olímpicos.” – acrescenta o Selecionador Nacional.
O balanço dos primeiros três dias de trabalho antes da competição é positivo, como refere José António Silva: “Até este momento, o estágio tem decorrido da forma como está previsto e estamos muito satisfeitos com um empenhamento e com a qualidade que as atletas têm apresentado. Temos um lote alargado de atletas que já está identificado com a dinâmica de grupo e com o modelo de jogo e isso nota-se em cada sessão de treino. Conforme já foi referido também, aproveitamos este estágio para observar atletas que há algum tempo não eram convocadas, para percebermos a sua evolução e qual o contributo que podem vir a dar no futuro.”
O líder luso salientou ainda um dado interessante que ajuda a reforçar o investimento que está a ser feito no futuro destas jovens atletas e das nossas Seleções Nacionais: “Vamos apresentar duas equipas, uma que conta com jogadoras mais experientes e outra com atletas mais jovens. e, fundamentalmente, provenientes da Seleção Nacional sub-20, com uma média de idades de 26 e 20 anos, respetivamente. Este dado, quando conjugado com a avaliação que fazemos da qualidade e da prestação individual destas atletas, leva-nos a acreditar que no futuro podemos alcançar níveis de prestação superiores.”
A partir desta quarta-feira, dia 25 de setembro, os bilhetes estão disponíveis para compra no Posto de Turismo da Batalha, entre as 14h00 e as 18h00, com um máximo de dois bilhetes por pessoa.
O processo de pedido de acreditação já se encontra aberto e pode ser efetuado AQUI.
Torneio Internacional da Batalha
Calendário
26.09.2024 – 18h30 – Portugal x RD Congo, andeboltv
26.09.2024 – 20h30 – NXT Generation x Brasil, andeboltv
27.09.2024 – 18h30 – Portugal x NXT Generation, andeboltv
27.09.2024 – 20h30 – Turquia x Brasil, andeboltv
28.09.2024 – 15h00 – NXT Generation x Turquia, andeboltv
28.09.2024 – 17h30 – Portugal x Brasil, andeboltv
29.09.2024 – 16h00 – Portugal x Turquia