Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: CJ Almeida Garrett reforça liderança

Formação oriunda de Vila Nova de Gaia triunfou no Minho frente ao ABC de Braga e continua no comando; Madeira SAD e CA Leça celebram Outubro Rosa no Funchal.

A sexta jornada arrancou no Funchal com a receção do Madeira SAD ao CA Leça, num encontro que se revelou de sentido único, com a formação comandada por Sandra Martins a impôr o seu jogo desde cedo. As duas equipas partilharam uma foto de família em virtude do Outubro Rosa, mês de prevenção do cancro da mama, numa demonstração fair-play entre as duas equipas e de alerta para este mês tão importante.

Mais tarde, o CDE Gil Eanes recebeu o Alavarium Love Tiles, num encontro mais equlibrado mas em que a formação de Sofia Osório acabou por vencer, por quatro golos de vantagem.

ABC de Braga OBO – CJ Almeida Garrett

O jogo começou morno, em Braga, apesar do primeiro golo ter surgido ainda dentro do primeiro minuto por Ester Marques e a igualdade logo de seguida pela mão de Leonor Gonçalves, seguiram-se largos minutos sem golos e com muitas falhas técnicas. Seis minutos depois, as comandadas de Fernando Fernandes voltam ao comando mas por pouco tempo já que as gaienses voltaram a empatar.

Os dois golos à maior voltam a surgir por Ester Marques e apesar de várias tentativas de aproximação, o empate não surgiu, mas sim os três tentos de vantagem para a equipa da casa (8-5) à passagem dos 16 minutos. Quatro golos à maior davam direito a um pedido de time-out por parte de Luís Santos para tentar reverter a situação, o que acabou por acontecer (10-8).

Nesta altura, os papéis inverteram-se e foi Fernando Fernandes a parar o encontro mas quem saiu melhor da paragem foi o CJ Almeida Garrett que chegou ao empate pela mão de Júlia Figueira, que fixou o resultado a 11 golos para cada lado. Apesar de nova igualdade (12-12) o conjunto gaienses acabou por sair na liderança para o descanso.

Intervalo: 12-13

A entrada para a segunda metade, deu-se com muita vontade do conjunto minhoto que conseguiu alternar o marcador mas, num volte-face, a formação gaiense acabou por regressar ao comando e chegou mesmo aos dois golos à maior (16-18) obrigando Fernando Fernandes a parar o encontro.

O ABC de Braga OBO com um parcial de três golos regressou ao comando (19-18) mas Ângela Pessoa voltou a igualar. O encontro seguiu com empates sucessivos no marcador sem que nenhuma das equipas se conseguisse distanciar. Após novo cartão verde levado à mesa por Fernando Fernandes, as minhotas falham no ataque e Ângela Pessoa acaba por concretizar, dando uma vantagem de 23-24, a menos de quatro minutos para o final.

Os dois golos à maior acabaram por surgir para o CJ Almeida Garrett, que levou o marcador a 23-25 e, apesar das diversas oportunidades, as bracarenses não conseguiram reverter o rumo do encontro e averbaram uma derrota.

Resultado Final: 24-25

A Ronda 6 termina em novembro, com a receção do SIR 1º de Maio ao SL Benfica e tem ainda uma passagem pelo dia 20 de outubro, quando o ADA São Pedro do Sul enfrenta o Colégio de Gaia Toyota. Os dois encontros foram adiados devido à participação das duas equipas nas competições europeias.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 6ª Jornada
12.10.2024 – 17h00 – Madeira SAD x CA Leça, 37-21 (15-8)
12.10.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Alavarium Love Tiles, 25-21 (13-10)
12.10.2024 – 21h00 – ABC de Braga OBO x CJ Almeida Garrett, 24-25 (12-13)
20.10.2024 – 19h30 – ADA São Pedro do Sul x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
06.11.2024 – 20h30 – SIR 1º de Maio x SL Benfica, andeboltv

Patrocinadores Institucionais