A entrada em falso do FC Porto na EHF European League, no jogo de estreia frente ao MT Melsungen, é passado e no horizonte está já a segunda jornada do Grupo F, que será jogada bem longe de casa. Esta terça-feira, os Dragões vão até à cidade de Hafnarfjördur, perto de Reiquiavique, capital da Islândia, para defrontar o Valur, equipa que também entrou a perder na segunda competição europeia, na visita ao terreno do HC Vardar 1961. A transmissão do duelo entre lusos e nórdicos ficará a cargo do Porto Canal, a partir das 19h15 (hora portuguesa).
Um gigante adormecido. O Valur é um dos clubes mais bem sucedidos na Islândia e nenhuma equipa ganhou mais vezes o Campeonato Islandês (24) e a Taça da Islândia (12). Aquele que em tempos foi a maior potência daquele país nórdico, com títulos e presenças sucessivas nas competições europeias, principalmente na EHF Champions League, é hoje um projeto em restruturação depois de ter perdido força de forma drástica na última década, tendo apenas voltado às provas internacionais em 2022/2023, depois de uma ausência de 15 anos. O maior feito da equipa foi, sem dúvida, ter atingido a final da Liga dos Campeões em 1980 (no antigo formato) e, desde então, nenhuma equipa islandesa tinha alcançado o jogo decisivo de uma competição europeia, até à temporada passada, em que o… Valur voltou a fazer história, ao vencer a EHF European Cup. Desta forma, tornou-se a primeira equipa islandesa a conquistar um troféu europeu, tanto na vertente masculina, como na feminina. Um feito histórico e importantíssimo para o desporto daquele país nórdico, mais ainda por ter sido o primeiro “ouro” conquistado por um clube islandês no Andebol, no basquetebol e no futebol.
No plano interno, o FC Porto vem de um triunfo contra o CF Os Belenenses, que reforçou o registo 100% vitorioso no Campeonato Placard Andebol 1, após oito jogos, enquanto que o Valur ocupa o 7.º lugar da Olís Deild Karla, a principal liga islandesa, com três vitórias, um empate e duas derrotas, depois de um início de campanha negativo.
Em antevisão àquele que será o primeiro jogo oficial do FC Porto, não só contra o Valur, mas contra uma equipa islandesa, o capitão portista e internacional português Daymaro Salina diz que será uma deslocação complicada por todos os fatores extra-jogo, mas só a vitória interessa: “A expectativa passa por ganhar, como sempre. Não o conseguimos fazer na primeira jornada com muita pena nossa, mas vamos à Islândia com uma grande esperança de oferecer aos nossos adeptos a primeira vitória na fase de grupos. (…) É difícil habituar a estas viagens. Ir para Lisboa já é desconfortável, quanto mais fazermos esta viagem longa, mas isso não justifica nada. É esta a nossa vida, vivemos para jogar andebol e, por isso, vamos lá para superar qualquer dificuldade e vencer.” – referiu o pivô de 37 anos, salientando ainda os valores que caracterizam o Valur: “São agressivos na defesa, que é avançada, jogadores rápidos no um contra um e jogam sempre a correr. Estamos a preparar-nos bem para todos os problemas que possamos encontrar.”
Daymaro Salina garante que a derrota na estreia contra um adversário de alto calibre não define nada: “Não é segredo de que, teoricamente, o Melsungen é a equipa mais forte que temos no grupo. Achávamos que íamos ganhar aqui em casa, não conseguimos, mas não é por uma derrota que está tudo perdido nem com uma vitória que tudo está ganho. Esperamos que, neste jogo, o final seja feliz para nós.”
O duelo da segunda jornada do Grupo F entre Valur e FC Porto está agendado para as 19h15 (hora portuguesa) desta terça-feira, na arena Ithrottamidstod Kaplakrika, em Hafnarfjördur (Islândia). No mesmo dia, a partir das 19h45, o SL Benfica recebe os franceses do Limoges HB, no regresso das noites europeias ao Pavilhão n.º 2 da Luz.
EHF European League – Grupo F
1.ª Jornada
08.10.2025 – 19h45 – FC Porto x MT Melsungen, 24-29 (10-16)
2.ª Jornada
15.10.2024 – 19h15 – Valur x FC Porto, Porto Canal