Pela primeira vez desde 2018, o FC Porto vai estrear-se numa competição europeia, depois de cinco temporadas consecutivas a representar Portugal na prestigiada EHF Champions League. Os Dragões estão inseridos no Grupo F da EHF European League, numa competição onde terão a companhia do SL Benfica, e vão iniciar a caminhada esta terça-feira, no Dragão Arena, contra uma equipa que também vai dar os primeiros passos neste palco, o MT Melsungen, onde atua o internacional português Alexandra Cavalcanti e por onde já passou o ex-portista André Gomes. A última vez que o FC Porto participou na segunda competição mais importante de clubes da Europa, aconteceu em 2018/2019, na então denominada EHF Cup, onde garantiu uma histórica medalha de bronze.
Desde o surgimento desta nova EHF European League, o Andebol alemão tem vindo a ser protagonista e, na presente edição, o MT Melsungen é uma das quatro equipas germânicas presentes, a par de VfL Gummersbach, THW Kiel e do campeão em título, SG Flensburg-Handewitt. Em quatro edições, o único vencedor que não compete na Bundesliga foi o SL Benfica, em 2020/2021.
Para chegar pela primeira vez à Fase de Grupos da EHF European League, o emblema oriundo da pequena cidade de Melsungen teve que ultrapassar a Ronda de Qualificação, depois do 5.º lugar obtido na Bundesliga, e foi feliz na eliminatória contra o Elverum Håndball. Em 2020/2021 esteve perto da Fase de Grupos mas caiu aos pés dos dinamarqueses o Bjerringbro-Silkeborg na Ronda de Qualificação.
Já o FC Porto teve entrada direta na Fase de Grupos e vai ter ainda como adversários o HC Vardar 1961 e o Valur. Enquanto que a experiência internacional é uma dos pontos a favor dos Azuis e Brancos, particularmente na EHF Champions League, o MT Melsungen conta apenas com três presenças em Fases de Grupos da antiga EHF Cup (2014/2015, 2016/2017 e 2019/2020).
Em antevisão, o central e capitão dos Heróis do Mar, Rui Silva, garante que o pleno de vitórias no Campeonato Placard Andebol 1 dá mais ânimo à estreia europeia, mas não esconde um natural sentimento de ansiedade: “Estamos ansiosos, o que é normal, embora seja uma competição que não disputávamos há algum tempo. Temos uma ambição muito grande e imensa vontade de demonstrar o nosso valor na Europa. (…) Gostamos de trabalhar sobre vitórias, o compromisso é diário, pensamos jogo a jogo e queremos dar continuidade à moral que esta boa fase nos traz. Queremos fazer um bom jogo e esperamos consegui-lo.”
O atleta de 31 anos antevê um duelo complicado e exigente do ponto de vista físico, mas afirma que jogar em casa “representa muito “ e pode ser decisivo para as aspirações portistas: “Estarmos próximos dos nossos adeptos e sentirmos o apoio deles dá-nos ainda mais força e espero que apareçam e nos apoiem porque precisamos muito dos nossos adeptos. (…) Estamos à espera da evolução natural, as duas equipas já estão noutro patamar e espero um jogo complicado, difícil, contra uma equipa muito forte fisicamente que está a fazer uma boa época num campeonato muito competitivo. Temos o nosso valor e estamos aqui para o demonstrar.”
O duelo de estreia entre FC Porto e MT Melsungen está agendado para as 19h45 desta terça-feira, no Dragão Arena, e contará com transmissão em direto no Porto Canal. No mesmo dia, a partir das 17h45 (hora portuguesa), o SL Benfica vai até à Suíça defrontar o Kadetten Schaffhausen a contar para a ronda inaugural.
EHF European League – Grupo F
1.ª Jornada
08.10.2025 – 19h45 – FC Porto x MT Melsungen, Porto Canal