Foi uma estreia de sonho para a formação de Jota González que começou o seu percurso na europa, esta terça-feira, e venceu os suíços num encontro com duas partes distintas. Na primeira metade, os encarnados foram avassaladores e controladores do encontro, já na segunda metade, permitiram a aproximação do adversário mas Bélone Moreira acabou por resolver ao cair do pano.
7 Inicial: Kristóf Palasics, Miguel Sanchez-Migallon, Ander Izquierdo, Egon Hanusz, Bélone Moreira, Christopher Hedberg e Alexis Borges
O SL Benfica iniciou a sua caminhada europeia em terrenos suíços e foi o conjunto português a inaugurar o marcador numa jogada orquestrada por Egon Hanusz e assim manteve a toada chegando a um parcial de 1-5, o que forçou o técnico Hrvoje Horvat a para o encontro. No retorno, o poste travou as aspirações do Schaffhausen numa ocasião momentânea já que os três golos sem resposta foram uma realidade (4-6).
Demis Grigoras selou uma nova vantagem de quatro golos, mas Lucas Meister acabou por fazer baixar a diferença (6-8), de pouca duração já que as Águias voltaram a comandar de forma esclarecedora, colocando o marcador a 9-13, à passagem dos 20 minutos. Durante cinco minutos o marcador mexeu apenas por duas ocasiões mas sem implicações na marcha do marcador, com os portugueses a seguirem de pedra e cal na liderança.
Intervalo: 12-15
Foram precisos alguns minutos para que o marcador mexesse na segunda metade e a formação suíça entrou determinada em reverter os papeis, chegando à margem mínima por Torben Matzken (15-16). O encontro seguiu em parada e resposta sem que nenhuma das equipas se conseguisse adiantar no marcador.
Alexis Borges conseguiu subir a vantagem para dois golos por mais do que uma ocasião mas o empate acabou por ser mesmo uma realidade, pela mão de Torben Matzken, colocando o marcador a 20. Apesar de nova igualdade, Hrvoje Horvat pediu uma nova paragem e com um contra-ataque 22-22 no placar.
O encontro seguiu em toada de igualdade com várias exclusões para cada lado na reta final mas Bélone Moreira acabou por ter sangue frio para resolver o encontro e dar aos portugueses a primeira vitória na Europa, na presente época.
Resultado Final: 25-26
Top Player: Bélone Moreira – 8 golos (67% de eficácia) e 3 assistências
EHF European League – Grupo C
1.ª Jornada
08.10.2025 – 17h45 – Kadetten Schaffhausen x SL Benfica, 25-26 (12-15)