A Ronda 8, do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, começou no Funchal, com a receção do Madeira SAD ao Colégio de Gaia Toyota, uma partida em que as gaienses sentiram bastantes dificuldades apesar de uma entrada equilibrada, a equipa de Sandra Fernandes conseguiu disparar no marcador e agarrou a vitória caseira. SL Benfica triunfou na deslocação a Leça da Palmeira e CJ Almeida Garrett agarrou a vitória contra as marinhenses e mantém-se no primeiro lugar da tabela assim como o ADA São Pedro do Sul que triunfou na receção ao Alavarium Love Tiles.
CDE Gil Eanes – ABC de Braga OBO Bettermann
Em Lagos, a entrada da formação de Fernando Fernandes foi avassaladora e com um parcial de três golos sem resposta obrigaram Sofia Osório a levar o cartão verde à mesa, precocemente na partida. As bracarenses ainda chegaram ao 4-0, pela mão de Naíde Gonçalves na conversão de um livre de 7 metros, antes do golo inaugural por Matilde Correia.
O marcador manteve-se estático em 1-5 por largos minutos mas as lacobrigenses acabaram por reduzir para dois golos de diferença (3-5) mostrando uma maior assertividade no ataque. Seguiram-se, mais uma vez, largos minutos sem golos até que as minhotas voltaram a cilindrar a baliza das adversárias e à passagem dos 10 minutos, venciam por quatro golos (3-7).
Pouco depois do minuto 13, Nathalia Baliana consegue aproximar o resultado a 6-7, num momento mais complexo para a turma de Fernando Fernandes, que acabou por levar à paragem no tempo de jogo por parte do treinador. Apesar dos esforços, Filipa Manuel estabeleceu o empate a sete bolas e Gabriella Godoy levou o CDE Gil Eanes à liderança. Após novo empate, a oito, seguiram-se largos minutos sem golos, que deram lugar a igualdades sucessivas, com alternâncias no marcador mas, na reta final, Soraia Lopes acabou por dar dois golos à maior à formação da casa que ainda aumentou antes de recolher aos balneários.
Intervalo: 15-12
A segunda metade deu lugar a bastantes falhas técnicas e em oito minutos apenas aconteceram quatro golos – dois para cada lado – mas aos 40 minutos, a formação oriunda de Lagos tinha conquistado cinco golos à maior (20-15) e levou a um pedido de desconto de tempo por Fernando Fernandes.
O CDE Gil Eanes ainda voltou a ampliar a contagem e manteve o ímpeto, chegando aos seis golos à maior por duas ocasiões (22-16 e 27-21), a última das quais voltou a forçar o técnico bracarense a parar o jogo, à passagem dos 53 minutos, na esperança de conseguir recuperar na reta final do jogo.
Resultado Final: 30-26
À mesma hora que o Jogo da Semana, o CA Leça entrou em campo para receber o SL Benfica, num encontro que terminou com vitória da formação encarnada, que foi dominadora durante todo o encontro. Na Marinha Grande, o SIR 1º de Maio enfrentou o CJ Almeida Garrett, numa partida bastante equilibrada, com as equipas a recolherem aos balneários em igualdade. Na segunda metade, a formação de Luis Santos conseguiu contrariar as investidas do adversário e somou uma vitória que as mantém no primeiro lugar da tabela classificativa. No final da tarde, ADA São Pedro do Sul e Alavarium Love Tiles entraram em campo para um encontro com duas partes distintas, uma primeira bastante equilibrada e a segunda com domínio das sampedrenses que acabaram por somar uma vitória.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 8ª Jornada
02.11.2024 – 11h45 – Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota, 31-23 (17-11)
02.11.2024 – 16h00 – CA Leça x SL Benfica, 19-37 (8-17)
02.11.2024 – 16h00 – CDE Gil Eanes x ABC de Braga OBO Bettermann, 30-26 (15-12)
02.11.2024 – 16h00 – SIR 1º de Maio x CJ Almeida Garrett, 23-25 (13-13)
02.11.2024 – 19h00 – ADA São Pedro do Sul x Alavarium Love Tiles, 30-22 (11-11)