O terceiro e último embate da Seleção Nacional sub-17 Masculina no IV Torneio Internacional de Tarazona teve o mesmo desfecho que os outros dois encontros, numa partida que até parecia equilibrada na fase inicial mas que acabou com o comando indiscutível da formação da Eslovénia que conquistou uma vitória.
7 Inicial: Martim Ganhão, Mario Garcia, Dario Ursu, Pedro Neves, Gonçalo Oliveira, Vicente Almeida, Rodrigo Machado
Foram várias as alterações que João Varejão levou a cabo para este último encontro disputado no Torneio Internacional de Tarazona frente à Eslovénia. Pedro Neves inaugurou o marcador e apesar da resposta do conjunto balcânico, o mesmo atleta colocou Portugal na frente com dois golos de vantagem (3-1) precocemente na partida.
A equipa lusa ainda chegou ao 4-1 mas a resposta acabou por chegar com um parcial de três golos sem resposta do adversário, que levou o marcador a uma igualdade a quatro golos. Seguiram-se igualdades sucessivas no marcador até aos 8 golos mas a Eslovénia acabou por passar para a frente com dois golos de vantagem.
Os portugueses apesar de tentarem a aproximação viram os três golos à maior acabar por surgir (9-12) levando João Varejão a parar o encontro, no entanto, até ao final a vantagem pertenceu ao conjunto dos balcãs que recolheu aos balneários a vencer pela margem mínima.
Intervalo: 15-16
Na entrada para a segunda metade, a Eslovénia disparou para três golos à maior (16-19) e foi mantendo a vantagem durante alguns minutos até que Portugal viu o adversário dilatar para quatro após duas falhas defensivas (18-22). Sensivelmente à passagem dos 45 minutos, a liderança mantinha-se do lado esloveno, com o marcador a assinalar 21-25 mas, segundos mais tarde, os cinco golos à maior acabaram por surgir, colocando o placar com cinco golos de vantagem.
João Varejão acabou por levar o cartão verde à mesa, para que Portugal pudesse retificar o rumo do encontro, mas quem saiu melhor foi mesmo o adversário que conseguiu dilatar a vantagem e chegar aos seis golos à maior (22-28). Na entrada para os últimos 10 minutos, a Eslovénia voltou a carregar no ataque e continuou a colocar bastantes dificuldades aos lusos.
A equipa dos balcãs manteve-se na liderança, por números esclarecedores, e conquistou uma vitória neste último dia do IV Torneio Internacional de Tarazona.
Resultado Final: 27-38
João Varejão, Selecionador Nacional, analisou este último encontro do Torneio frente à Eslovénia: “Neste último jogo, iniciámos com defesa 6:0 contra uma equipa que tinha vencido a Alemanha e que manteve o jogo sempre equilibrado com Espanha [dois adversários que nos tinham colocado imensas dificuldades, fundamentalmente pela exigência física e intensidade nos duelos de 1×1]. Durante 40 minutos conseguimos ser intensos na defesa contra atletas mais pesados e tática e fisicamente evoluídos. Com o desenrolar do tempo tentámos gerir o esforço destes três jogos intensos e não conseguimos acompanhar o ritmo, nem a intensidade da Eslovénia. Ainda optámos por uma defesa mais profunda na segunda metade da 2ª parte, mas as dificuldades não diminuíram e as falhas técnicas aumentaram.”
Sobre a participação desta geração neste Torneio, o técnico de 47 anos realçou as dificuldades ainda sentidas neste escalão frente a outras equipas: “Em género de balanço, não temos dúvidas que os 16 atletas se empenharam nos treinos realizados, não obstante este comportamento de seriedade e comprometimento, temos de melhorar claramente a nossa capacidade física e continuar a alargar a base de recrutamento nos clubes, Seleções Regionais e Centros de Treino. Conseguimos em todos os jogos bons momentos na defesa e no ataque mas não conseguimos manter em continuidade durante todo o jogo. Estes torneios permitem-nos constatar como estão as melhores equipas neste escalão etário e, deste modo, definir prioridades de trabalho para o futuro. Crescemos e fomos melhorando com o decorrer dos três jogos, mas ainda estamos longe do nível que vimos dos adversários. Vamos ter uma época com mais estágios e competições que necessitamos para ajudar no crescimento destes jovens com o apoio dos clubes.”
Torneio Internacional de Tarazona 2024
Calendário (hora portuguesa):
07.11.2024 – 17h00 – Eslovénia x Alemanha, 38-36 (19-17)
07.11.2024 – 19h15 – Espanha x Portugal, 34-24 (21-15)
08.11.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal, 30-22 (13-13)
08.11.2024 – 19h15 – Espanha x Eslovénia, 27-22 (14-10)
09.11.2024 – 16h30 – Portugal x Eslovénia, 27-38 (15-16)
09.11.2024 – 19h00 – Espanha x Alemanha, 31-28 (14-13)